Olá, amorinhos! A gente bem sabe que escolher a profissão certa dá um trabalhão danado, principalmente nessa época de tanta ansiedade como é no pré-Enem.

 

Inclusive leia esse blog sobre ansiedade, pois sempre precisamos falar sobre ela.

 

Escolher a profissão é encarado como um dos primeiros desafios da nossa vida adulta. É uma grande responsabilidade definir aquilo que parece ser pra sempre um curso para seguir carreira ao longo dos anos.

 

visões de haven nervosa

 

E quando chega a esse ponto temos dois caminhos: decidir por um curso que oferece alta remuneração e possui boas oportunidades no mercado de trabalho ou seguir o caminho que tem aptidão, aquele que faz seu coração vibrar, mas não faz parte do ranking dos mais promissores?

 

Abaixo listamos 4 passos para você escolher a profissão que irá te realizar profissionalmente:

 

1- Analise-se

 

homenm levantando a mão

 

Em que você é bom? O que você gosta de fazer? Conheça bem as suas habilidades e gostos. A meditação pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento, como você pode ler nesse blog.  

 

Ao se analisar, você deve levar em conta a sua personalidade. Depois procure por cursos que permitam que você desenvolva as suas potencialidades.

 

Pesquise e reúna o máximo de informações possíveis sobre eles, como por exemplo: as disciplinas da matriz curricular, salário, oportunidades em concursos públicos, caso queira atuar nesse segmento, quais especializações podem ser feitas depois da graduação e quais empresas e instituições disponibilizam vagas para essa área.

 

2- Informe-se

 

gatinho tirando oculos

 

 

Uma dica que pode ser um divisor de águas é conhecer profissionais que já são formados na área para entender tudo sobre a profissão. E, claro, tirar dúvidas com eles.

 

Caso você não conheça nenhum, procure nas redes sociais grupos que reúnem esses profissionais (existem muitos grupos no Facebook), assim você pode acompanhar as postagens e ficar por dentro do universo que deseja entrar.

 

O mesmo vale para a faculdade, encontrar estudantes que já estão no curso e saber deles o que estão achando da experiência. Assim já é possível também iniciar um networking.

 

3- Ouça as opiniões daqueles que te amam

 

familia abraçando amor

 

Trocar ideia com seus pais também pode ser uma boa alternativa, pois eles costumam influenciar você na escolha de determinado curso, principalmente nos casos em que a profissão é exercida por um deles, mas, lembre-se, que essa decisão diz respeito somente a você.

 

Diante disso, apresente suas pesquisas, defenda seus pontos de vista, mas também procure conhecer as opiniões. Ninguém melhor do que pai e mãe para conhecer você e auxiliá-lo neste período.

 

4- Fique atento às mudanças no mercado de trabalho

 

As mudanças no mercado de trabalho são comuns atualmente e estão acontecendo na velocidade da luz. Isso acontece no mercado atual graças às novas tendências e tecnologias inseridas nas nossas vidas.

 

Existem muitas profissões novas e interessantes por aí, talvez você se ache em alguma delas.

 

você decide profissão

 

Lembre-se de não fazer desse momento mais um martírio na sua vida pré-Enem. Essa é só mais uma etapa da sua vida, que não merece ser transformada em sofrimento, por isso, dê tempo ao tempo, analise todos os ângulos e tome a decisão somente quando se sentir pronto para isso. 

 

E se depois de decidir, você descobrir que ainda não estava pronto, não há problemas. Toda experiência resulta em conhecimento e, se necessário, sempre é hora para recomeçar ❤

 

Beijos,

Flávia

Comentários