Você já tentou estudar para o Enem e sua mente ficou zanzando entre pensamentos e acabou que você não se concentrou nos estudos, né?! Calma, eu também já passei por isso e é realmente muito frustrante.

 

Mas pode ficar tranquilo, esse não é um problema com você, a falta de concentração é bem comum entre os nossos melhores alunos e é responsável pela sua qualidade nos estudos.

 

Confira abaixo as nove incríveis dicas para melhorar a sua concentração de uma vez por todas.     

 

garoto estudando papel

 

 

1. O maior mito da concentração é tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo

 

homem livro salgadinho

 

Um dos problemas mais comuns que observo nos estudantes é o vício de estudar e assistir televisão ao mesmo tempo ou navegar na internet e ainda enviar mensagens pelo celular. Estes estudantes acreditam que são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o que hoje em dia é denominado de multitarefa.

 

Só que o multitarefa é um mito. O cérebro sempre procurará processar apenas uma informação de cada vez, mesmo que você use dois canais sensoriais diferentes ele fará as duas atividades de maneira ineficiente.

 

 

2. Faça o teste: medite dez minutos antes de estudar

 

mulher meditando rua

 

Meditar poucos minutos por dia vai trazer benefícios para a sua preparação como nenhum outro recurso. A meditação é uma técnica, uma forma de disciplinar e treinar sua mente. Nada mais que isso. Assim como corremos ou nadamos para ter melhor preparo físico, podemos meditar para ter melhor preparo mental.

 

 

3. Crie um ritual antes de estudar

 

A meditação está contida dentro desse ritual rotineiro que irá te colocar no ritmo do estudo. Além da meditação, tome um banho, escute uma música, faça um exercício…

 

Enfim, são muitas as opções, mas escolha uma atividade que te relaxe e esvazie sua mente para que você comece a estudar com a cabeça tranquila e vazia.

 

 

4. Técnica de Pomodoro

 

Já ouviu falar da Técnica Pomodoro? Ela foi inventada em 1980 por Francesco Cirillo e é um método de gerenciamento do tempo. A ideia é simples: usar um timer para marcar pequenos períodos de produtividade.

 

Você pode usar um daqueles timers de cozinha, qualquer relógio ou mesmo o seu celular. O método recomenda 25 minutos de concentração, mas você pode chegar lá aos poucos.

 

 

5. Alimentação e concentração

 

pernas andando ovo

 

Já falamos por aqui da relação da alimentação com a concentração. Já que a nutrição adequada fornece ao cérebro nutrientes importantes e necessários para estabilidade do humor, regulação bioquímica e desenvolvimento de um cérebro saudável.

 

Alimentar-se corretamente com proteínas, vegetais e frutas ajuda a manter seu humor e energias regulados para que sua atenção nos estudos seja plena.

 

 

6. Limpeza x concentração

 

Uma das medidas necessárias para ter um estudo focado e concentrado é manter o seu ambiente de estudos limpo. Mas não é só a mesa que deve estar “clean”. Toda vez que vou fazer uma atividade que exige concentração apurada preciso me sentir refrescada.

 

Tomar banho não é só um ato útil para a saúde, é também uma forma de se renovar, de ficar alerta e de evitar incômodos como o suor. Essa limpeza também se refere aos barulhos que podem atrapalhar sua aprovação no Enem.

 

Não espere seus estudos começarem para pedir a alguém que converse mais baixo ou que diminua o volume do som. Seja preventivo: isso ajuda até mesmo a evitar discussões desnecessárias.

 

 

7. E como organizar a mesa de estudos 

 

É importantíssimo saber organizar sua mesa de estudo, pois ela pode fazer com que você perca tempo e motivação na sua preparação.

 

É como se uma mesa desorganizada fizesse você “desobedecer” a sua própria vontade e necessidade de estudar e não deixasse você 100% atento ao objeto de estudo, dessa forma perdendo tempo estudando sem aprender e interrompendo os ciclos de aprendizado.

 

 

8. Respeite seu relógio biológico

 

Preste atenção ao seu corpo. Se você funciona melhor à noite, não tente acordar cedo para estudar, pois o seu rendimento será baixo.

 

Isso também serve para a situação contrária, se você sente sono cedo, durma cedo e não tente ficar acordado à base de energéticos e cafeína, pois a sua mente não funcionará suficientemente bem para gravar as informações.

 

 

9. Só ouça músicas de idiomas que você não fala

 

bart fones musica

 

Quando você ouve uma coisa, não consegue ler nem escrever outra. Por isso, só ouça músicas que você não entende a letra, assim o som se fundirá ao ambiente e não te transmitirá informações diferentes daquelas que você está tentando gravar.

 

Se você entende a letra da música, ela funciona como um agente desconcentrador e se você não entende, como um concentrador. A música clássica pode aumentar o nível de concentração, melhorando a percepção e o volume de informações guardadas.

 

 

O que vocês estão achando das nossas postagens? Querem ler sobre algum assunto específico? Deixem nos comentários.

 

Beijos,

Flávia

Comentários