Olá, vestibulando (a)! No blog de hoje, vamos bater um papo muito importante sobre as lições que podemos aprender com um dos maiores atletas da atualidade, o nadador Michael Phelps. Além disso, vamos lhe mostrar possibilidades de como aplicar todo esse conhecimento na sua preparação para o ENEM e demais vestibulares. Se interessou? Então vamos lá!

Assim como a preparação de um atleta olímpico, a preparação para os vestibulares requer estratégia e dedicação. Então, nada melhor do que aprender com o Michael Phelps os passos que o fizeram trilhar uma trajetória de sucesso. Aqui listamos alguns deles:

 

1.Faça um pouco todos os dias, mesmo se a motivação não chegar:

Existem dias em que realizar nossas atividades parece quase impossível, pois, por situações diversas, nos sentimos incapazes ou mesmo desmotivados. No entanto, a disciplina é fundamental para possamos cumprir nossos objetivos.

 “Quem acorda todos os dias supermotivado para ir trabalhar? Eu também tive momentos em que não queria sair da cama, mas esses eram os dias mais importantes porque eu consegui aumentar a minha performance em 30%, em comparação com o que teria feito se não tivesse ido treinar. Treinamos 365 dias. A maioria das pessoas não faz isso. São essas coisas que nos fazem ter sucesso”.

Ou seja, nem sempre você se sentirá motivado a estudar uma matéria que você tem dificuldade ou responder uma lista de exercícios. No entanto, é muito importante que você reconheça a importância de cada tarefa para a sua aprovação.

 

2.Busque ajuda profissional:

Todos os atletas de alta performance, incluindo o Michael Phelps, contam com apoio de treinadores e profissionais que o auxiliaram na busca pelo seu desenvolvimento máximo. Portanto, é fundamental que você conte com pessoas que já estiveram onde você está e que possam te ajudar durante a sua preparação, indicando a você os melhores caminhos. Com a gente, além das incríveis aulas e materiais, preparados com muito carinho para você, você também recebe suporte através do Desenvolvimento Emocional, do Tira-Dúvidas e da maravilhosa equipe de corretores de redação, além de vários simulados ao longo do ano.

Além disso, é sempre importante falar sobre a importância do cuidado com a saúde mental! Sabemos que esse período de preparação é cercado por dúvidas e, muitas vezes, situações que parecem muito difíceis de resolver. Portanto, o cuidado com a saúde mental é fundamental para que você seja capaz de lidar com as circunstâncias ao longo do caminho.

 

3.Treinar te torna cada vez melhor:

Nos esportes e nos estudos, o treinamento é fundamental, pois permite que você identifique seus erros e acertos, e, dessa forma, possa aprimorar seus pontos fracos. “As coisas não sairão perfeitas. O segredo é como você irá se adaptar a estas coisas e aprender com os seus erros. ”

Ao se deparar com um erro, encare-o como uma oportunidade de aprendizado. Busque entender o que te fez errar e estude formas de não cometer novamente o mesmo erro.

Nesse ponto, fazer simulados e provas antigas é essencial para a sua preparação, pois, ao realizar simulados, você poderá identificar quais assuntos requerem maior atenção e maior tempo de estudo, além de lidar antecipadamente com situações que poderão surgir no dia da prova. Dessa forma, você chegará no dia da sua prova muito mais preparado.

 

4.Defina suas metas e o melhor caminho para alcançá-las:

“Eu acho que tudo é possível contanto que você coloque a sua mente, o seu trabalho e o seu tempo nisso. Eu acredito que a sua mente realmente controla tudo. ”

Criar metas é uma excelente forma de manter-se no caminho certo rumo a sua aprovação. Além de mostrar quais passos deverão ser tomados em cada etapa da sua preparação, as metas permitem que você visualize o seu objetivo em longo prazo. Por exemplo, se você deseja correr uma maratona, primeiro você deve começar pequenas corridas e buscar melhorar o condicionamento físico para que, assim, possa adquirir condições de alcançar o objetivo maior. Portanto, grandes objetivos demandam planejamento.

“Para mim, metas são muito importantes. Eu as escrevia em um pedaço de papel e olhava para elas todos os dias. Era isso que me motivava todos os dias a sair da cama. Até hoje ainda escrevo minhas metas, mesmo que eu não precise tanto delas”

Mas, é importante destacar que o caminho para o sucesso é feito de pequenos passos somados e não de uma grande escalada. É fundamental traçar metas realistas e que estejam dentro do que você é capaz de fazer diariamente. Caso contrário, você gerará uma sobrecarga de tarefas e frustração por não conseguir fazer tudo que definiu. Pense na sua preparação como uma escada, onde você só chegará ao topo se alcançar um degrau de cada vez.

 

5.Esteja preparado para problemas no meio do caminho:

Alguns percalços estarão presentes durante a sua preparação e é muito importante saber lidar com eles e buscar a melhor forma de contorna-los. Se naquele dia que você se programou para assistir as aulas ocorre um problema com a sua internet, é preciso reajustar a sua programação para, quem sabe, resolver provas impressas ou revisar com resumos que você já fez. Na vida real, sempre iremos nos deparar com situações desafiadoras.

Em sua participação nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008, Michael Phelps enfrentou um problema que poderia lhe custar sua participação nesse evento – seus óculos de natação não impediam a entrada de água em seus olhos. No entanto, em entrevista, ele diz “Isso (problema com os óculos) só piorou durante a prova, mas tudo bem, eu queria bater o recorde. Minha intenção era terminar com 1m51s ou com um tempo melhor ainda, mas, diante das circunstâncias, eu acho que não fui tão mal”. Portanto, é muito importante respirar fundo e buscar formas de lidar com os problemas que surgem no nosso caminho.

 

6.Acredite em você:

“Se você diz ‘não posso’, você restringe aquilo que você pode ou poderia fazer”. Acreditar que é possível é o primeiro passo para ir em busca dos seus objetivos de vida, inclusive a sua aprovação. Portanto, cerque-se de pensamentos positivos e de pessoas que te incentivem a ir em busca dos seus sonhos.

E para finalizar, mais uma frase do Michael Phelps para você: “Você não pode colocar limite em nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chega. ”

Gostou do que leu? Há muito mais conteúdo legais como este que fizemos com muito amor e carinho para você. Para mais, fique por dentro de tudo o que rola nas nossas redes sociais! Ah, quase me esquecia de contar que você tem 7 dias grátis para experimentar a nossa plataforma. Se você gostar tanto dela a ponto de querer permanecer com a gente, damos a você 10% off utilizando o cupom VIMDOBLOG. Clique no botão abaixo, bb!

cupom-desconto-20-porcento

 

Comentários