Como estudar física? Nós te contamos aqui!

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO, 02 JANEIRO 2018

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Estudar física da maneira certa é fundamental para chegar nas provas e não sentir dificuldade. E para conseguir isso, a gente selecionou algumas dicas e orientações muito valiosas que vão te transformar no segundo Einstein, ou quem sabe ser o novo nome da física, deixando Einstein de escanteio. Já pensou? Se acha que é exagero, tenha certeza que é, mas né, a gente nunca sabe, vai que…rsrs.

Deixando o papo furado de lado, neste post vamos falar sobre algumas artimanhas que vai deixar você na boa para estudar física de maneira muito eficiente, aumentando sua produtividade e deixando você preparado para o dia da prova. Então segue a gente!

 

1. FÓRMULAS: ENTENDER É MELHOR DO QUE DECORAR

Sabemos que é normal a galera dar a vida para gravar aquele monte de fórmulas complexas, mas para com isso e entenda que essa não é a maneira mais eficiente de tê-las bem frescas na sua cabecinha. A “decoreba” pode simplesmente não funcionar em alguns momentos, especialmente quando bate a neura e ansiedade vai a mil.

Como já dizia vovó com sua singela sabedoria: Se decoreba fosse bom, ninguém decorava.

Sabida do jeito que é, já aprendeu que o melhor a se fazer é entender a fórmula, sabendo qual seu conceito exato, ou seja, em que momento ela pode ser usada e o que ela pode ajudar a solucionar.

Viu só. Vovó sabe dos paranauê 😉

Próximo ponto:

 

2. RESUMO É VIDA

A gente aposta contigo que Einstein só foi Einstein por que ele fazia o resumo de todos os conceitos. Dúvida? Pergunta pra ele! E sabe por quê? Porque a física é cheia de conceitos legais, hehehe, zueira. Mas estes conceitos são fundamentais para você entender tudo que está acontecendo, e a melhor maneira de ter o domínio dessas teorias é fazendo pequenos resumos sobre cada um desses assuntos.

Sem dizer que ter tudo resumido, bem guardadinho, é ótimo para você revisar o assunto. Bateu a dúvida? É só recorrer aos resumos!

Dinâmica, ondas, óptica geométrica, cinemática, eletricidade, magnetismo é o terror do seu dia a dia? Com os resumos isso não te pertence mais! Pegue toda essa turma e escreva um pouquinho de cada, o suficiente para você entender bem cada um. Depois, é só dar uma lida e pronto: Inicia-se o projeto do novo Einstein na Terra!

Mas relaxa que o processo é longo, agora você é apenas um Einstein girino. Continue o próximo para evoluir. ahahah

 

3. REFAÇA, REFAÇA E REFAÇA

Bem óbvio, né? De nada valem essas teorias se você não colocar a mão na massa! Chegou a hora de praticar esse monte de teorias e conceitos, que parecem doidos, mas na real nem são, na verdade doidos são os que a criaram, e você não tem nenhuma culpa disso, pode acreditar ;), e a melhor maneira de aprendê-las é refazendo as questões de física das provas antigas, lendo e relendo os conteúdos, refazendo as questões de simulados atuais, refazendo… refazendo… já disse refazendo?

Acha que estou brincando? Mas isso é recomendável pois assim você pratica com exercícios que têm os mesmos moldes daqueles que encontrará no dia da prova, seja no estilo do enunciado ou no nível de dificuldade. Com isso, no dia tão temido, você, a física e as questões estarão bem próximos, quase irmãos, ao ponto de se tornarem um só, ocupando o mesmo espaço sem violar nenhuma lei de Newton, pois no fundo, no fundo … é apenas você.

 

4. COMO ASSIM VOCÊ NÃO TEM UM PLANO DE ESTUDO?

A gente vive falando sobre como é importante ser organizado e de que forma um plano de estudo pode simplesmente salvar sua vida. Então bora colocar este plano em prática.

E pensando nisso, também temos esse outro blog para você conhecer um plano super exclusivo e que você só saberá mais se acessar este link: Com os planos de estudos individualizados você terá! É por uma boa causa, a gente sabe que os planos são maravilhosos, feitos para atender todas as suas necessidades, sejam elas relacionadas aos seus horários ou as suas dificuldades com determinadas disciplinas.

Essa modalidade de estudos é online, bastante flexível, leve e ainda por cima define metas para que o aluno consiga cumprir com os objetivos. Com tudo isso, você vai arrasar nas físicas.

E fique sabendo: se você faz parte do time seleto da maioria dos estudantes que também tem problemas com qualquer outra disciplina, tipo biologia ou matemática, os planos individualizados também estão prontos para te dar aquele help!

Então fique de olho nele, o girino Einstein está começando a criar perninhas, hahah, então bora alimentar ele com a próxima dica:

 

5. MANTENHA O FOCO E DEDIQUE-SE AO QUE IMPORTA

Foco e estudante às vezes parece que não combinam, mas na verdade, só dá certo se combinarem. E caso você realmente tenha grandes problemas com o foco, recomendo você dar uma lida aqui, vai por mim!

Além disto, a física, como qualquer outra disciplina, também tem seus assuntos mais cobrados nas provas do Enem e isto inclui uma listinha bem famosa, e é nela que você precisa manter o foco total, afinal elas são a base da prova, e se você vacilar nelas, lascou-se.

Então corre para pegar uma caneta e papel, e anote quais temas você precisa se focar:

  • Mecânica e cinemática;
  • Hidrostática;
  • Eletricidade e energia;
  • Dinâmica;
  • Leis de Newton;
  • ImpulsoI
  • ForIa resultante.

Dedique-se ao máximo a esses temas e será bem provável que você tenha uma base bastante sólida de conhecimento no dia do Enem.

Aí é só chegar lá e pá… girino Einstein já com calda.

 

6. TIRA A MÃO DA TESTA E TESTE SEUS CONHECIMENTOS

Ok, eu sei que este subtítulo foi meio uó, mas o que vale é a intenção. E não vem dizer que de boas intenções o andar de baixo tá cheio, porque ninguém voltou de lá pra saber, ou tá sabendo de alguma coisa que a gente não sabe? Então para de se dispersar e foca na ideia que é xeque.

Teste seus conhecimentos, sempre buscando novos conteúdos, cada vez mais complexos. É importante que, constantemente, você se aventure em exercícios mais difíceis, pois esse contato te ajudará a estimular sua capacidade de raciocínio e com ela você conseguirá resolver mais rápidos os problemas.

Quanto mais contato você tiver com temas complicados, mais apto estará a solucionar questões mais fáceis. Assim você evoluirá dentro da disciplina de física, gradativamente, até chegar ao máximo do seu conhecimento. Como um pokémon que evolui a cada batalha, é isso, pense como um pokémon, seja um pokémon, um pokémon físico, aí sim! 😀

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

7. DESTRUA SUA CALCULADORA

A calculadora é uma das maiores criações da tecnologia, nós a amamos e vamos defendê-la, mas assim, um pequeno detalhe é que, não pode usar no Enem #chateado

Por isso, meu bem, você precisa praticar sem ela! Caso tenha uma: destrua ou apenas guarde na gaveta se for uma pessoa equilibrada haha. Mas é que estimular as contas de cabeça logo no período de estudos é a melhor maneira para desenvolver essa habilidade. Alguns cálculos são mais complexos, a gente sabe, mas, sem exagerar, você pode ir deixando a calculadora de lado aos pouquinhos. 😉

Lembre-se de que isso é para o seu próprio bem e que você ficará acomodado se continuar usando esse acessório. Iti malia, que conselho mais fofixo foi este, né?… Mas é isso, você precisa se testar ao máximo em condições muito próximas às que terá no dia do exame. E lá não tem calculadora, queridx!

Então fechado? 😉

 

8. VARIE AS FORMAS DE RESOLUÇÃO

A física é tão doida, mas tão doida, que como já se deve imaginar, o mesmo exercício pode ser resolvido de diferentes maneiras. COMOOO ASSIMMMMM? – você deve estar perguntando. Mas é real, e isso pode tornar o seu estudo ainda mais emocionante e produtivo.

Então para exercitar a sua capacidade de chegar aos resultados por muitos caminhos, que tal tentar resolver essas questões de jeitos variados, usando diferentes métodos? Desafie-se, e se tiver alguma amiga de estudo, desafiem-se a cada um resolver por um caminho diferente, o ganho será enorme e a emoção, nem se fala. Que os jogos comecem, hahaha.

Encare isso como um treino! No dia do Enem, você precisa ter recursos suficientes para se dar bem nas questões, então se você praticar isso durante os estudos, consequentemente vai mandar bem no grande dia!

 

9. OBSERVE OS EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

Acredite: parece chato, mas não é. Ver os exercícios resolvidos é quase tão divertido como fazê-los. É porque assim você consegue ver diferentes modos de solucionar a questão, chegando até mesmo em pensar por outros caminhos possíveis. A observação dos exercícios faz uma diferença espetacular.

Fique de olho no trajeto que foi feito até o resultado e perceba a mágica! E sei que parece que o conteúdo não acaba, mas calminha, calminha, não criemos pânico! O último é bem rápido. 😉

 

10. COMPARE AS RESOLUÇÕES

Busque fazer uma questão de diferente forma, depois disso, compare as resoluções e de que forma os caminhos foram diferentes e como chegaram no mesmo resultado, sem dúvida é uma dinâmica e tanto, que vai dar aquela ampliada na mente que você precisa.

Para se ter uma ideia, aqui você praticamente faz carinho em dois coelhos com uma mão só! Sim, foi uma forma fofa de falar, porque não queria matar dois coelhos com uma cajadada. Mas deixando os coelhos de lado, e aproveitando que falamos de exercícios, você também pode esperar para ver a resolução oficial de um exercício só depois de fazer por conta própria. Aí, é só você comparar a maneira como você fez com a que está sendo mostrada na explicação, compreendeu?

Com essas dicas você vai se tornar quase um Einstein! Talvez menos, mas vai ser o suficiente para mandar muito bem no Enem. Coloque uma dose extra de motivação e dedicação, siga em frente e arrasa na aprovação meu amor!

Estamos aqui na torcida por você!

 

E agora que você já sabe como estudar física para o Enem, siga-nos nas redes sociais e esteja sempre por dentro de tudo aquilo que é importante para os vestibulandos! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Ah, e caso esteja pensando que fim deu o girino Einstein, relaxa, ele virou um sapo e tá na lagoa lavando os pés hehhehe.

BJOOOSSSSS

 

Resuminho do amor

  • É melhor aprender a lógica que as fórmulas funcionam do que simplesmente decorar. Assim você aprende de fato e evita aquele branco na hora do vamo ver!
  • Fazer resumos assim que acabar de estudar certo assunto é um ótimo recurso para fixar o assunto. Além de ter guardado vários materiais produzidos por você para dar uma olhada quando bater a dúvida, também de ajudar nas revisões antes das provas.
  • Refaça apostilas, exercícios do passado. Isso vai te ajudar a fixar o assunto e ficar mais craque em cada um deles.
  • Fazer um plano de estudos ajuda e muuuito. Dessa maneira, você organiza e visualiza melhor os assuntos que precisa estudar ou dar uma revisada e tudo mais.
  • Otimize seu tempo de estudo dando uma atenção maior aos assuntos de física que mais caem no Enem e outros vestibulares.
  • Não tenha medo de se aventurar em assuntos mais difíceis. Pratique-os e você vai ficando cada vez melhor na matéria.
  • Pratique sem calculadora. Afinal de contas, na hora H você não vai tê-la por perto.
  • Pesquise e coloque em prática outros métodos de resolver uma mesma questão. Assim você amplia muito mais seu conhecimento.
  • Observe suas questões já solucionadas. Quem sabe você não encontra uma nova maneira de resolvê-las?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post