Você tem uma dúvida gigante nas questões sobre resistores e Lei de Ohm? Tenho certeza que depois desse blog você estará pronto para gabaritar o Enem.
Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.
Tudo começou quando Georg Simon Ohm, com seus experimentos, concluiu que todos os materiais sujeitos a uma diferença de potencial apresentam uma resistência de valor constante à passagem da corrente elétrica.
Desenvolvendo ainda mais seus trabalhos, chegou a enunciar duas leis de extrema importância para o entendimento e aplicações da eletricidade.
Além de definir o conceito de resistência elétrica, Georg Ohm demostrou que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.
Resistores
Dispositivo elétrico cuja principal função é transformar energia elétrica em energia térmica, através do efeito Joule, como em secadores de cabelo, chuveiros elétricos, ferro de passar roupa e nas antigas lâmpadas incandescentes.
Tais dispositivos também tem a função de limitar a intensidade de corrente elétrica em circuitos eletrônicos, a fim de proteger partes sensíveis a correntes em excesso.
ENTENDENDO O CÓDIGO DE CORES
RESISTÊNCIA ELÉTRICA (R)
É a propriedade elétrica usada pelos resistores responsável pela medida de dificuldade que os portadores de cargas encontram ao atravessarem um determinado circuito.
Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.
Os resistores poder ser simbolizados de diversas maneiras em um circuito elétrico.
PRIMEIRA LEI DE OHM
Mantendo a temperatura constante, a razão entre a ddp aplicada e a respectiva intensidade de corrente é uma constante característica do resistor, a resistência elétrica.
Graficamente podemos representar a corrente e a ddp, onde a reta inclinação da reta (tangente) indica o valor da resistência.
POTÊNCIA ELÉTRICA DISSIPADA EM UM RESISTOR
Sendo o Resistor um dispositivo usado em equipamentos que funcionam promovendo aquecimento e consequentemente transformando energia elétrica em calor, podemos associar a esse elemento uma determinada potência.
Quando a ddp é constante, a potência elétrica dissipada em um resistor é inversamente proporcional à sua resistência elétrica.
Quando a corrente é constante, a potência elétrica dissipada em um resistor é diretamente proporcional à sua resistência elétrica.
A RESISTIVIDADE DOS MATERIAIS – SEGUNDA LEI DE OHM
A resistência elétrica de um resistor depende de sua geometria, da temperatura de operação e principalmente do material que o constitui.
A resistividade é o fator que se relaciona com o tipo de material de que é feito o resistor e é fator determinando para a escolha mais adequada
Ohm em seus experimentos conseguiu desenvolver a relação matemática que permite determinar a resistência de um resistor a partir do material e de sua geometria. Essa relação é conhecida como Segunda Lei de Ohm
O material tem maior resistividade quando a temperatura aumenta e tem menor resistividade quando a temperatura diminui. Por esta razão, a resistividade dos diferentes materiais mede-se sempre à mesma temperatura, normalmente a 20º C.
Enquanto a resistividade indica a dificuldade que uma substância oferece à passagem da corrente elétrica, a condutividade é a sua propriedade inversa.
Reostatos
São resistores de resistência variável e assim ajustam-se de acordo com a intensidade da corrente desejada no circuito.
Os reostatos são muito úteis quando se pretende regular o aquecimento ou a luminosidade (a potência em geral)
Diodo
São dispositivos semicondutor cuja principal função é controlar o fluxo de corrente elétrica, permitindo que a corrente flua em uma única direção. Podemos simplificadamente comparar os diodos com as válvulas que permitem que fluidos sejam direcionado ao longo de uma tubulação.
A segunda parte sobre Resistores e as Leis de Ohm será completamente com exercícios para vocês.
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.
Beijos, Flávia