Química, ela não precisa ser a sua maior inimiga no ENEM

A preparação para o ENEM requer muita dedicação. É essencial saber qual é o melhor horário para estudar, ter um plano de estudo, traçar objetivos e avaliar qual é o seu nível de entendimento sobre as disciplinas. Que tal começar por química?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Química é uma matéria que vive tirando o sono de alguns estudantes, não é pra menos, afinal ela realmente é uma disciplina complexa. Mas não podemos esquecer a sua importância, já que estamos falando de uma matéria que está presente em nosso dia a dia e está em tudo o que nos cerca. E nem adianta vir pra cá com aquela famosa desculpinha: “Mas eu não vou usar isso pra NADA”, pois vai sim. Você só precisa de dedicação e foco para perceber que Química é vida, literalmente. HAHAHAHA!

QUIMICA VIDA BRILHO EXPLOSAO

Algo que certamente fará você entender melhor essa disciplina é relacionar tudo que estuda com o ambiente e com o cotidiano. Sabemos que a química está em tudo o que nos cerca, isso é um fato. Ela está na água que ferve para fazer o café que nos dá energia para estudar, no azul do céu para onde olhamos quando precisamos dar uma pausa na rotina, e em tantas coisas do nosso dia a dia. Então aproveite que ela está em todos os lugares e passe a fazer uma relação dessa matéria com o cotidiano. Isso não é difícil, você vai ver.  Tenha paciência e apenas comece a fazer.

QUIMICA EXPERIENCIA FOGO EXPLOSAO

Um passo interessante para estudar química é organizar a sua rotina e o seu tempo. Já sentiu que ficou horas estudando, mas não absorveu nada? Pois é, você certamente está fazendo isso da maneira errada. Para mudar isso, planeje de verdade. Tenha noção de que não se trata da quantidade, mas sim da qualidade do seu desempenho. Caso você esteja muito atrasado nos estudos e não sabe por onde começar a estudar, tenha em mente que não é interessante entender tudo de uma vez só. Concentre-se em determinado conteúdo, explore ele ao máximo e realmente entenda, vá retomando o cronograma aos poucos. É melhor aprender bastante sobre um assunto, do que entender quase nada de vários. Foque em excelência.

É importante saber o que está estudando. Um erro grosseiro de muitos vestibulandos é estudar sem saber qual assunto é aquele. Na hora de fazer a imersão pelos exercícios, é muito importante conseguir identificar o conteúdo trabalhado (termoquímica, química orgânica, eletroquímica, estequiometria, soluções, ácidos, bases e outros). Aprender dessa forma facilitará a organização e a compreensão, pois assim, você vai conseguirá ir além do volume de leitura de conteúdo e passará a ter compreensão sobre o que foi proposto e perguntado.

AO VIVO QUIMICA EXPERIENCIA TV

Talvez agora você já entenda por onde começar a estudar química, afinal você leu esse texto até aqui. Mas ainda temos algo mais para falar! Assista as videoaulas e comece pelos exercícios mais fáceis. Iniciar os estudos pelas questões mais difíceis pode se tornar uma grande desmotivação. Já estudou um assunto e não conseguiu sair nem da primeira questão? Ou da segunda? Talvez elas não fossem para você naquele momento. Por isso que em nossa plataforma temos exercícios por níveis de dificuldade, assim você vai responde as questões, ganha confiança e avança por etapas. Ah, além disso, aproveite ao máximo a nossa resolução comentada após cada questão.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Agora vai lá e aproveite para aplicar todas essas dicas enquanto estuda química!
PS: Se você quiser ainda mais dicas sobre química, é só olhar aqui!

Compartilhe esse post