Olá, queride! Tudo certinho com você?! Agora, vamos entender: O que é uma solução? Que tipo de solução? A solução dos seus problemas de Química! Imaginou? Vamos lá!
Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.
Então, bb, trata-se de uma mistura de substâncias que, quando se encontram, passam por um fenômeno chamado de dissolução, em que a substância que dissolve é denominada de solvente, e a substância dissolvida é o soluto.
Há, basicamente, dois tipos de solventes: os de natureza polar, a exemplo da água, que recebe o título de solvente universal, e os de natureza apolar, como o hidrocarboneto hexano (até aqui, tá tudo ok?).
As soluções são muito comuns no nosso cotidiano; observemos alguns exemplos:
Sabe aquele produto que a gente usa para deixar as roupas branquinhas? Olha ele aí:
Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.
Água sanitária
Ela tem, como principal componente, o composto NaClO, hipoclorito de sódio, que atua como desinfetante e alvejante por oxidar os componentes celulares dos microrganismos e pigmentos dos tecidos. O NaClO em água sofre hidrólise e mantém o equilíbrio seguinte em que o HClO formado possui um poder elevado poder oxidante.
Já precisou tomar soro no hospital? É ruim, né?
Soro fisiológico
Essa é uma solução de água com cloreto de sódio (NaCl) que apresenta a concentração igual a 0.9% (m/v), o que representa 0,9 g de NaCl para cada 100mL de solução. Essa solução é utilizada como veículo de medicamentos na administração deles por via venosa, justamente por ser isotônico às hemácias, não causando nelas osmose, daí vem o adjetivo de fisiológico.
Sabe outra solução? Aquele líquido que a gente usa para temperar salada!
Vinagre
Essa é uma solução aquosa de um ácido orgânico conhecido como ácido etanoico, ou ácido acético. Trata-se de um ácido carboxílico de 2 carbonos de fórmula CH3 – COOH.
Esse ácido é muito utilizado para a limpeza de alimentos que serão comidos crus por alterar o pH do meio, matando, assim, os microrganismos presentes.
Ele é também usado para retirar o odor de peixes das mãos quando estamos manipulando esse tipo de alimento.
Esse fenômeno acontece porque o peixe, quando morre, libera um composto orgânico chamado de metilamina de fórmula NH2 – CH3, que é o causador do odor deixado nas mãos.
Esse composto é uma base orgânica que mantém o equilíbrio químico seguinte que será deslocado pela acidez do vinagre no sentido da ionização da amina e, assim, da sua solubilização em água.
Solução de bateria
É uma solução aquosa de ácido sulfúrico que é um dos componentes do dispositivo bateria de automotivos que são constituídos de chumbo e óxido de chumbo. É um ácido mineral (inorgânico) forte, de grau de ionização de 62% a 25°C, é corrosivo e muito utilizado nas indústrias, e por isso o seu consumo indica o grau de industrialização de um país.
Ligas metálicas
Essas são soluções sólidas em que o principal componente é um metal, a exemplo do ouro 18 quilates, que é uma mistura de 75% de ouro e 25% de prata e ou cobre. Essa solução é considerada a melhor mistura para fabricação de joias ornamentais.
Ar atmosférico
É uma mistura dos gases nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e de outros gases, e vale ressaltar que toda mistura de gases é sempre uma solução. No ar atmosférico, o nitrogênio encontra-se com um teor aproximado de 78%, e por isso é considerado o solvente dessa mistura.
O oxigênio, principal gás para nós, humanos, encontra-se em uma proporção próxima de 21%, e é produzido pelos seres fotossintetizantes e consumido pelos seres que fazem respiração celular, em que esse gás atua como um oxidante do carboidrato glicose na produção de ATP.
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.
E aí?! Entendeu o que é solução? Então, recarregue as baterias, respire bem e tire, em Química, uma nota 18 quilates. Para isso, acompanhe nossas próximos blogs.