Soluções Químicas: Principais pontos para o Enem

Olá, queride! Tudo certinho com você?! Agora, vamos entender: O que é uma solução? Que tipo de solução? A solução dos seus problemas de Química! Imaginou? Vamos lá!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

not-solucao-tenho

 

Então, bb, trata-se de uma mistura de substâncias que, quando se encontram, passam por um fenômeno chamado de dissolução, em que a substância que dissolve é denominada de solvente, e a substância dissolvida é o soluto.

 

Há, basicamente, dois tipos de solventes: os de natureza polar, a exemplo da água, que recebe o título de solvente universal, e os de natureza apolar, como o hidrocarboneto hexano (até aqui, tá tudo ok?).

 

ok-ok-ok-ok

 

As soluções são muito comuns no nosso cotidiano; observemos alguns exemplos:

Sabe aquele produto que a gente usa para deixar as roupas branquinhas? Olha ele aí:

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Água sanitária

Ela tem, como principal componente, o composto NaClO, hipoclorito de sódio, que atua como desinfetante e alvejante por oxidar os componentes celulares dos microrganismos e pigmentos dos tecidos. O NaClO em água sofre hidrólise e mantém o equilíbrio seguinte em que o HClO formado possui um poder elevado poder oxidante.

 

formula-1-clo

 

limpo-e-fresco

 

Já precisou tomar soro no hospital? É ruim, né?

 

hospital-ruim-internado

 

Soro fisiológico

Essa é uma solução de água com cloreto de sódio (NaCl) que apresenta a concentração igual a 0.9% (m/v), o que representa 0,9 g de NaCl para cada 100mL de solução. Essa solução é utilizada como veículo de medicamentos na administração deles por via venosa, justamente por ser isotônico às hemácias, não causando nelas osmose, daí vem o adjetivo de fisiológico.

Sabe outra solução? Aquele líquido que a gente usa para temperar salada!

 

Vinagre

 

salada-gato-vinagre

 

Essa é uma solução aquosa de um ácido orgânico conhecido como ácido etanoico, ou ácido acético. Trata-se de um ácido carboxílico de 2 carbonos de fórmula CH3 – COOH.

Esse ácido é muito utilizado para a limpeza de alimentos que serão comidos crus por alterar o pH do meio, matando, assim, os microrganismos presentes.

Ele é também usado para retirar o odor de peixes das mãos quando estamos manipulando esse tipo de alimento.

Esse fenômeno acontece porque o peixe, quando morre, libera um composto orgânico chamado de metilamina de fórmula NH2 – CH3, que é o causador do odor deixado nas mãos.

Esse composto é uma base orgânica que mantém o equilíbrio químico seguinte que será deslocado pela acidez do vinagre no sentido da ionização da amina e, assim, da sua solubilização em água.

 

formula-2-nh2

 

Solução de bateria

É uma solução aquosa de ácido sulfúrico que é um dos componentes do dispositivo bateria de automotivos que são constituídos de chumbo e óxido de chumbo. É um ácido mineral (inorgânico) forte, de grau de ionização de 62% a 25°C, é corrosivo e muito utilizado nas indústrias, e por isso o seu consumo indica o grau de industrialização de um país.

 

Ligas metálicas

Essas são soluções sólidas em que o principal componente é um metal, a exemplo do ouro 18 quilates, que é uma mistura de 75% de ouro e 25% de prata e ou cobre. Essa solução é considerada a melhor mistura para fabricação de joias ornamentais.

 

meu-precioso-orgulho

 

Ar atmosférico

É uma mistura dos gases nitrogênio (N2), oxigênio (O2) e de outros gases, e vale ressaltar que toda mistura de gases é sempre uma solução. No ar atmosférico, o nitrogênio encontra-se com um teor aproximado de 78%, e por isso é considerado o solvente dessa mistura.

O oxigênio, principal gás para nós, humanos, encontra-se em uma proporção próxima de 21%, e é produzido pelos seres fotossintetizantes e consumido pelos seres que fazem respiração celular, em que esse gás atua como um oxidante do carboidrato glicose na produção de ATP.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

E aí?! Entendeu o que é solução? Então, recarregue as baterias, respire bem e tire, em Química, uma nota 18 quilates. Para isso, acompanhe nossas próximos blogs.

 

bye-bye-bye

Compartilhe esse post