desenho cartoon animação homem nervoso

 

 

Quando seu amigo chega até você e diz: “Tenho algo para te contar, mas depois eu falo!”. Como você se sente? Ansioso?

 

Respire! Você não está sozinho nessa. Ninguém vai apagar da sua mente o que você estudou. E se der branco cada vez que você se sentir assim, pare e pense que a sua parte, que é estudar, você faz.

 

A ansiedade pré-vestibular pode te atrapalhar muito, principalmente por desestabilizar o humor, podendo comprometer o desempenho nos estudos e no dia da prova.  

 

Algumas dicas durante o período de estudos:

 

  • Faça uma autoanálise

 

Tire um tempo para refletir, entender e aceitar que você está realmente ansioso. E isso te atrapalha bastante. A sua luta deve se concentrar em encontrar meios de diminuir as preocupações o máximo que puder.

 

Não existe razão para ser dominado por alguma incerteza já que você está estudando e se esforçando.

 

Esse exercício de autoanálise irá te ajudar a visualizar o que você fez até aqui, a reconhecer seus esforços e traçar estratégias realistas.

 

  • Mantenha o planejamento

 

O ideal é que você sempre tenha um plano a seguir e não estude de maneira desordenada (usando nosso plano de estudos isso será fácil fácil ;). 

A organização vai te ajudar a utilizar o tempo de um jeito mais produtivo.

 

  • Trabalhe suas fraquezas

 

Depois de um longo tempo de reflexão, procure consertar certos pontos que você acha que deve melhorar, como o aprendizado de determinados conteúdos, as estratégias para a hora da prova ou seus níveis de concentração.

 

O objetivo é aperfeiçoar habilidades que realmente precisam ser trabalhadas.

 

magia filme vintage poder

 

  • Seja sociável: converse com os migs e familiares

 

Este período de foco total nos estudos pode exigir concentração, mas isso não significa que você deve romper suas relações sociais.

 

Manter o contato com os migs e familiares é muito importante e eles podem te ajudar muito a se distrair, além de oferecer conforto e compreensão.

 

 

Simpsons Disney Fox serie

 

  • Procure métodos alternativos de aprender

 

Existem outras formas de estudos como jogando alguns games, assistindo filmes, documentários, estudando com amigos e acompanhando nossas postagens no Instagram 😉 

 

 

  • Mantenha hábitos saudáveis

 

É fundamental manter os hábitos saudáveis em qualquer época do ano para que você chegue bem no dia da prova e consiga dar o melhor de si.

 

Não negligencie os cuidados com a própria saúde e esteja constantemente se exercitando e se alimentando de maneira balanceada (alimentação será assunto para o próximo blogpost).

 

Ainda é importante dormir as oito horas recomendadas por noite. Tudo isso te ajudará a chegar na hora do Enem com mais energia e disposição.

 

 

  • Distraia-se

 

Saia para caminhar, ouvir música no último volume, tomar um sorvete com os amigos ou assistir à sua série preferida, por exemplo.

 

O importante é que você encontre alguma atividade que te distraia e não te deixe pensar no vestibular todo segundo.

 

 

  • Reconheça seu esforço

 

Você sabe o quanto vem se esforçando e do quanto vem abrindo mão de tantas coisas para passar o dia estudando.

 

Por isso, saiba reconhecer o seu trabalho e que fez o melhor que podia. Acredite em todo o seu potencial 😉

 

Não deixe que a ansiedade te impeça de alcançar os seus sonhos! Lembre-se sempre: se as coisas estiverem pesadas demais, procure o nosso setor pedagógico. O vestibular é um momento importante na sua vida, mas não pode ser a causa para os seus problemas de saúde.

 

Comentários