COMO REVISAR PARA O ENEM 2022

Claramente, a vida do vestibulando não está fácil! As inscrições do ENEM já acabaram e, se você veio parar aqui nesse blog, talvez tenha ficado um pouco desesperado depois que percebeu que faltam apenas 5 meses para a prova. Mas, calma! Como já dizia Chapolin Colorado: não priemos cânico! No final, tudo vai dar certo e eu estou aqui para te ajudar! Preparado?

 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Primeiro, preciso que você entenda que 5 meses dá pra fazer MUITA coisa! E também que, mesmo que tivéssemos o ano inteiro disponível, sem nenhum imprevisto, seria praticamente impossível que você estudasse TODOS os conteúdos da matriz do ENEM com excelência. Em resumo, tenha calma e paciência, pois não seria saudável se desesperar agora com tanto tempo pela frente. 

 

 

Por outro lado, não podemos ignorar que esse tempo tem que ser bem aproveitado para que você consiga estudar o suficiente e chegar seguro na prova sem estar esgotado. Pra montar esse planejamento, seguiremos uma série de passos:

 

1º PASSO: LISTAR OS CONTEÚDOS DO 1º SEMESTRE

  • Nesse passo, você vai registrar todos os conteúdos que você já estudou no 1º semestre e elencar quais têm peso e recorrência altos. (Em relação ao peso, vai variar de acordo com o curso e a universidade que você escolher. E a recorrência pode ser checada no nosso Guia do Vestibulando).

 

2º PASSO: ELENCAR OS CONTEÚDOS DO 2º SEMESTRE

  • Para o 2º semestre vamos focar 100% nos conteúdos de PESO ALTO OU MÉDIO e de RECORRÊNCIA ALTA OU MÉDIA; tanto os assuntos que você já estudou no 1º semestre quanto os que você não estudou ainda. 
  • Mas ATENÇÃO se esse assunto já foi visto no 1º semestre você irá apenas encaixá-lo nos seus ciclos de revisão.

 

 

3º PASSO: APLICAR OS MÉTODOS DE ESTUDOS

  • Esse é o melhor conselho que eu posso dar pra você: NÃO ESTUDE TUDO DA MESMA FORMA! Pense que você precisa encontrar meios de tornar sua rotina de estudos produtiva e, talvez, estudar tudo da mesma forma não funcione pra você. Além de ser cansativo, estudar tudo com o mesmo método (resumo, mapa mental…) pode atrapalhar na fixação da teoria.

 

 

4º PASSO: COLOCAR A MÃO NA MASSA

  • Essa é a hora de aplicar a teoria na prática e se jogar nas questões! Fique atento ao seu rendimento, analisando seus erros e acertos! O ideal é que você estude, revise e resolva as questões com frequência até alcançar um rendimento acima de 70%.

 

 

5º PASSO: LOOP DA APROVAÇÃO

  • E o último passo é quebrar a curva do esquecimento! Você precisa criar uma rotina de revisão constante para que você não esqueça os assuntos mais importantes até o dia da prova. Então é hora de entrar no loop da aprovação: revisar, resolver questões, revisar, resolver questões, revisar, resolver questões…

 

 

POR QUE É TÃO IMPORTANTE REVISAR O CONTEÚDO?

Reativar a memória

A curva de esquecimento pode ser muito prejudicial. Revisar os conteúdos periodicamente possibilita a quebra dessa curva. É a hora de se jogar nas revisões e de praticar com questões. Essas são ótimas opções para refrescar a memória.

 

Assimilar informações

Para entender diferentes assuntos vale a pena recorrer a métodos de estudos variados. Utilizar materiais e recursos variados também ajudam a potencializar a compreensão.

 

 

Aumentar a retenção

Estudos comprovaram que as revisões periódicas aumentam a retenção dos conteúdos significativamente. O pulo do gato é: fazer uma revisão logo após estudar o assunto. Assim, junto com as outras revisões, a retenção sobe de 75% para 100%.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Então, benzinho, dessa vez ficamos por aqui! Espero que você consiga usar esses métodos para ter uma ótima jornada de vestibulando!

Vamos jogar duro juntos? Aguardo você, hein?! Até a próxima! <3

Compartilhe esse post