Se para alguns a semana de provas é apenas mais uma como outra qualquer, para outros ela pode ser uma verdadeira fonte de preocupação. Tudo parece conspirar para dificultar os estudos: a galera surge com mil programas, a matéria acumula e o empenho que você tinha no início do ano começa a dar lugar à procrastinação.

Com isso, tirar uma nota baixa parece um futuro iminente, não é mesmo? Porém, é possível, sim, evitar essa bola de neve, aumentar a produtividade, garantir um resultado matador nas provas e, de quebra, se preparar também para o Enem. Quer saber como? Então confira nossas dicas!

Elabore um cronograma de estudo para a semana de provas

Para começar, é essencial que você saiba se organizar. Sem isso, é impossível dar conta de todas as matérias e garantir boas notas na escola. Por esse motivo, monte um cronograma com todos os dias da semana e os horários nos quais você está livre, isto é, sem aulas ou compromissos.

Feito isso, é hora de reservar duas horas diárias para dedicar aos estudos. Nem mais, nem menos. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, não é a quantidade de tempo que vai ser determinante para o seu aprendizado, mas sim a qualidade dele.

Logo, passar horas e horas lendo e resolvendo exercícios pode deixá-lo exausto e fatigado mentalmente. Em contrapartida, menos de uma hora também não será o suficiente, pois você não conseguirá se aprofundar o necessário em cada disciplina.

Por fim, divida as matérias em ciclos de estudo. Ou seja, garanta que nenhuma delas seja deixada de lado porque você tem mais afinidade com determinado assunto e, justamente por isso, acaba dedicando mais o seu tempo a ele.

Para exemplificar com funcionará esse cronograma, imagine que faltam 32 dias para a tão aguardada semana de provas, que você vai ao colégio pela manhã e, ao todo, possui oito matérias.

Logo, o seu horário de estudo será, todo dia, das 15 h às 17 h.  Com isso, você pode fazer oito ciclos de três dias de imersão em cada disciplina e, ao final, um ciclo dedicado apenas à revisão de todo o conteúdo. Viu como é moleza?

Monte um grupo de estudo com os amigos

Há quem não abra mão de estudar sozinho e que sinta que, dessa forma, aprende com mais praticidade e autonomia. Porém, você já tentou estudar em grupo? Quando se reúne uma determinada quantidade de pessoas — geralmente amigos — com o mesmo objetivo, cria-se um espaço de ajuda mútua.

Isso porque beltrano pode ser ótimo em resoluções de fórmulas químicas, que é justamente o ponto fraco de fulano. Por sua vez, o fulano manda ver em inglês e manja tudo de grammar e vocabulary, que é onde você dá aquela escorregada.

Desta forma, cada um contribui com o que sabe e se torna uma fonte de conhecimento com quem é possível aprender com mais liberdade. Contudo, é importante deixar os celulares de lado, manter o foco nas matérias e evitar conversas paralelas para que o objetivo de todos ali presentes seja alcançado!

Faça resumos de cada matéria

Outra dica simples e que vai ajudá-lo a se preparar para a semana de provas é adotar a técnica de fazer resumos. “Mas quem garante que isso vai realmente funcionar?” — se você tem essa dúvida, é bastante simples descobrir a resposta:

Pense nos momentos em que você senta diante da mesa para estudar o capítulo que o professor indicou na aula passada. Você lê uma vez e, quando vai passar a página, sente que as ideias estão confusas e não entendeu nada? Dá aquele branco e é preciso reler tudo de novo?

Se sua resposta foi sim para uma dessas duas questões, então o resumo pode ser exatamente o que você precisa para aumentar a produtividade, para parar de perder tempo e dar aquele gás nos estudos. O motivo disso é que resumir a matéria lhe permite:

  • organizar os dados e as informações visualmente;

  • destacar os pontos-chaves do texto;

  • idealizar possíveis questões que podem cair nas provas; e

  • trabalhar a sua compreensão sobre o que acaba de ser lido.

Estude pela internet

Quem disse que a internet é apenas para atualizar o seu status no Facebook, ler sobre a última tendência na conta daquela itgirl ou conferir o que está nos TT’s? Nada disso! Ela pode, sim, ser sua grande aliada na hora de estudar, basta você querer.

Há muitos canais legais no Youtube, por exemplo, que trazem videos superbacanas repletos de dicas e macetes sobre redação e os temas que são abordados na sua sala de aula. Ou seja, dá para se aprofundar e revisar as matérias enquanto se entretém.

Também há portais focados em videoaulas e aulas ao vivo com conteúdos exclusivos para você turbinar os seus estudos e garantir a aprovação no Enem. Além disso, há blogs que reúnem dicas de organização para aumentar a concentração e a produtividade e, de quebra, ainda contam com os principais assuntos para qualquer aluno se preparar para o vestibular e ficar fera em qualquer disciplina.

Tire suas dúvidas com o professor

Por fim, nada de deixar passar a oportunidade de tirar aquela dúvida — que está tirando o seu sono — com o professor, hein? Lembre-se de que o papel dele é justamente orientar, explicar e sanar qualquer questão que você tenha sobre o conteúdo.

Portanto, ao estudar, pegue um caderno ou bloco de notas e anote todos os pontos nos quais houve alguma dificuldade de entender a matéria. Você pode estabelecer tópicos, indicar os capítulos ou escrever as perguntas que tem, fica ao seu critério. Porém, é fundamental não deixar nada de fora!

Isso porque com esse material em mãos, é possível acabar com as dúvidas que se tem e, de quebra, ainda ajudar os colegas. Afinal, vai que o professor resolve fazer uma revisão para toda a sala com base nos seus questionamentos e anotações, não é mesmo?

E aí, gostou das nossas sugestões de como se preparar para a semana de provas? Então já sabe: não deixe de segui-las para garantir não apenas boas notas, mas, principalmente, absorver o conteúdo do que é estudado. E se você quiser outras dicas para mandar ver no colégio, não deixe de nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!

Ah, e não deixe de garantir 20% de desconto em qualquer um dos nossos planos da plataforma com o cupom VIMDOBLOG. Clique agora no botão abaixo!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários