Controle seu emocional para o ENEM em apenas 2 passos

Oi, gente ❤ tudo bem com vocês?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Eu sei que talvez o primeiro grande desafio profissional que muitos de vocês estão tendo seja o Enem. E que para alcançar bons resultados, você deve apresentar conhecimento nos conteúdos e controle sobre sua ansiedade.

 

Neste blog falamos um pouco mais sobre ansiedade. E saiba que mesmo com novembro se aproximando, ainda é possível desenvolver algumas técnicas para auxiliar no equilíbrio emocional.

 

 

A ansiedade faz você, mesmo estando capacitado em termos de conhecimento, escorregar na prova e comprometer seu resultado final, pois ela deixar você tão nervoso a ponto de não conseguir marcar o gabarito da prova.

 

Os sintomas são sensações físicas como: taquicardia, suor excessivo e tremores.

 

  • Domine seus sentimentos

 

Antes de tudo você precisa dominar as causas e consequências dos seus sentimentos. E assim, ao identificá-los, é possível ter autocontrole para perceber o quando eles estão o prejudicando e atingir um bom desempenho.

 

 

Você sabia que todas as emoções que você experimenta, são criadas por você mesmo em sua mente, de acordo com o seu mindset (sistema de crenças, regras e valores pessoais)? Ou seja, não são as situações de sua vida que fazem com que você perca o controle das suas emoções.

 

O que pode fazer com que você perca o controle emocional é a sua interpretação diante daquilo que você chama de realidade. Somos nós que damos significado as nossas experiências.

 

Confie no seu esforço durante o ano todo. Caso a sensação de que não fez tudo o que poderia ter feito tome conta, tente focar nas matérias que você tem mais afinidade como uma saída para um bom resultado.

 

  • Exercite a sua respiração

 

Invista em exercícios para respiração. A meditação também pode te ajudar muito nesse processo. Eles podem ser grandes aliados na hora que a ansiedade tomar conta.

 

garota respirando calmamente

 

Inspirar profundamente e depois soltar todo o ar devagar te ajuda receber mais oxigênio, o que faz seu cérebro trabalhar melhor.

 

Use a musculatura do diafragma, ou seja, movimentando o abdômen e não o tórax. Treinar esse tipo de respiração é importante e ajuda a regular o organismo e o sistema nervoso.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Mas não adianta ficar expandindo e contraindo o abdômen enquanto respira, e sim respirar lenta e profundamente e observar o próprio movimento.

 

Outra técnica para fazer no dia a dia para acalmar, é respirar por uma narina de cada vez. Você inspira por uma e expira por outra, usando o dedo indicador para tampar. Depois, a narina que soltou o ar deve ser usada para puxá-lo, alternando a ordem em cada momento.

 

A dica acalma, pois a você acabará focando toda a sua concentração no método e sua aplicação.

 

justin-feliz-preparado

 

Agora que você já conferiu como controlar seu emocional para o ENEM em apenas 2 passos, é hora de praticar para chegar preparado no dia do exame. Boa sorte! E conte com a gente para o que precisar ❤

Beijos,

Flávia

Compartilhe esse post