Foca no Conteúdo - Organizando as Matérias para não perder o ritmo!

Uma tarefa que todos os estudantes do Enem e vestibulares precisam enfrentar é saber de que maneira organizar o conteúdo de cada matéria, para assim, não correr o risco de perder o ritmo dos estudos.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

PLANEJAR É TUDO!

O planejamento é algo mega importante durante a preparação para qualquer exame. Como já falamos no texto “Guia do vestibulando: Dicas simples para chegar à tão sonhada aprovação”, disponível em nosso blog, cada aluno tem um ritmo de estudo, dificuldades, facilidades e objetivos que serão determinantes na hora de escolher qual é o melhor horário para estudar. Esqueça o “piloto automático”, quando existe um plano a ser seguido, não há necessidade de trabalhar de jeito incerto. Lembre-se que tudo isso deve ser definido tendo a organização como pilar básico da tarefa.

CADERNO LIVRO CALENDARIO PLANEJAMENTO VESTIBULAR

À primeira vista, o planejamento pode parecer algo desnecessário para quem se prepara pra uma prova importante. Mas, com tantas matérias e assuntos para compreender, logo mais você vai entender que existe uma grande necessidade de organização. Você deve estar se perguntando: “ Mas como eu vou organizar tudo isso? ”. Calma, bebê! Está lembrado do que falamos? Somos o cursinho mais organizado do Brasil, não vamos te deixar sem uma solução pra o problema em questão. O plano de estudos é sempre o primeiro passo para alinhar toda a sua rotina de preparação.

NO RITMO DAS MATÉRIAS!

Agora, vamos começar a falar das matérias. Sempre vão existir disciplinas que você tem mais afinidade que outras. É natural que por esse motivo, sempre bata um mega desânimo na hora de se dedicar as matérias que você julga mais complicadas, afinal, elas podem acabar se tornando menos interessantes mesmo. Mas aí é onde mora um dos grandes segredos de uma boa prova: dê a devida atenção a todas as matérias. Isso não quer dizer que você vai ter que entregar o mesmo tempo de dedicação à cada uma das disciplinas. É legal aperfeiçoar-se naquela que você já gosta e aprender as outras que você não curtia muito, assim, você fica seguro em todas.

BOB ESPONJA MATERIAS ENEM ESTUDO

Estudar do jeito certo requer mesmo muita organização, mas não é só isso, você também precisa pensar estrategicamente. Sim, provavelmente você vai descobrir isso no decorrer do tempo de estudo. Não é correto estudar uma disciplina completa, do início ao fim, para depois mudar de matéria. É possível que você esqueça a maior parte do que aprendeu, então nem pense em ir por esse caminho, acredite, ele vai te fazer perder mais tempo. Por outro lado, é necessário observar com cuidado a quantidade de assuntos que vai pegar, já que iniciar com um número muito grande de matérias também traz complicações. O ideal é ter equilíbrio.

Não existe uma fórmula mágica para se dar bem numa prova sem estudar. Aliás, as chances de se dar bem em qualquer exame sem dedicação são mínimas, né?! A notícia boa é que você tem grandes chances de alcançar seus objetivos com as nossas dicas de organização das matérias.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post