A falta de concentração é um problema muito comum para a galerinha mais jovem e isso acaba refletindo em várias atividades, principalmente nos estudos.

Logo na hora em que você mais precisa o seu cérebro te deixa na mão, não é? Você precisa raciocinar para aplicar aquela fórmula maluca no cálculo e o que está realmente pensando  é: “por que o céu é azul?”.

E as notificações no WhatsApp? O grupo da galera está bombando, o que acaba te tirando a atenção e aí já era!

Para te ajudar com esse problema, umas dicas de concentração são fundamentais. O post de hoje vai te dar 9 maneiras de melhorar isso — afinal, a vida não é só molezinha! Acompanhe:

1. Faça pausas: é importante arejar a mente

Forçar a sua cabeça em momentos de cansaço ou por um tempão não é legal. Todo mundo tem o seu próprio limite e é bom que você saiba disso. Por isso, uma das principais dicas de concentração é que você estabeleça um período para estudar direto, sem vacilar.

Se você acha que 1 hora sem pausas é tranquilo, ótimo! Depois disso, faça um intervalo de 20 minutos e, em seguida, volte para mais 1 hora de estudos. De preferência, saia e vá até o portão de casa ou a porta do prédio, para espairecer.

2. Mude de ambiente: estude em locais diferentes

Essa dica de concentração serve pra que você busque sempre o lugar mais silencioso e calmo da sua casa.

Evite ficar em um cômodo em que tenha distrações como a TV, a sua mãe falando alto ao telefone, o seu cachorro latindo ou o seu pai vendo filme de ação com o volume no máximo.

Se precisar, mude de ambiente sempre! Isso também vai fazer com que o estudo seja menos monótono e repetitivo, além de te ajudar a descobrir onde você tem um desempenho melhor.

3. Escreva o conteúdo: uma boa forma de memorização

Sabe quando você passa horas lendo e tentando decorar, mas parece que a sua cabeça é de vento e nada fica lá dentro? Pois é, talvez somente ler não seja o melhor método.

Faça o seguinte: escreva o conteúdo ao mesmo tempo em que estiver lendo. Isso ajuda muito na fixação daquilo que você está tentando gravar.

Pode até parecer coisa antiga escrever em vez de digitar, mas existem algumas pesquisas que comprovam a eficácia dessa pratica.

4. Revise no mesmo dia: é bom ter a cabeça fresca

Aprendeu a matéria na aula durante a manhã? Então, revise no mesmo dia em casa! Pode ser chato e cansativo? Sim, até pode, mas isso vai te ajudar a matar dois coelhos em uma cajadada só.

Você não vai acumular as matérias e vai ficar com o conteúdo todo fresco na sua cabeça. Ou seja, quando for revisar, não vai ter problemas em compreender nada e vai fixar tudo! E aí? Legal né?!

5. Deixe o celular longe: crucial nas dicas de concentração

É difícil, mas você vai ter que largar o seu amado celular. Calma, vai passar, não precisa chorar! Ele é lindo e você o ama, mas também te causa muita dispersão.

As milhares de notificações de aplicativos e o desejo de a toda hora dar uma olhada para no feed do seu Facebook e Instagram pode ser irresistível. Então, o melhor é deixar o celular silenciado e longe de você.

Durante aquela pausa que falamos, dê uma rápida conferida nas suas redes, coisa de 5 minutos, só pra tirar a ansiedade. No resto do tempo, esvazie a mente e vai comer alguma coisa, beleza?

6. Ouça música: só as que você não entende

Não manja nada de inglês? Ou até manja, mas aquela música é complicada de entender? Então, essas músicas são ótimas pra escutar enquanto estuda! Monte uma playlist assim: você conhece, mas não entende nada.

A música é ótima para relaxar e manter o seu cérebro concentrado e funcionando. Só que, se for a sua preferida, vai te dispersar com facilidade!

O mesmo acontece se você escutar uma música nova. Nesse caso, o seu cérebro vai naturalmente tentar avaliar aquela canção que ele nunca escutou antes.

7. Não adie: os 5 minutinhos a mais são fatais

Você sabe o quanto é comum querer adiar a hora para estudar. Mais 5 minutos, mais 10, mais 20 e, quando você vê, já está totalmente sem vontade de começar! Com certeza, você já ouviu ou leu uma palavra bem complicadinha: procrastinação.

Procrastinar é esse ato de ficar adiando os compromissos e deixando pra depois o que tem de ser feito logo. Defina a hora em que vai começar a estudar e, sem enrolar, cai pra dentro!

8. Estude só: preze pela concentração máxima

A ideia de um grupo de estudos é ótima: estar com a galera e cumprindo com as obrigações. Porém, no fundo você sabe que não é assim que funciona. Estudar em grupo é bastante complicado, porque há uma série de fatores que podem tirar a sua concentração.

A não ser que você seja a pessoa que explica a matéria para os amigos, isso não é muito vantajoso. Não estamos querendo cortar a sua onda, beleza? Essa é apenas uma dica de concentração valiosa, principalmente se você se distrai muito facilmente.

9. Monte um cronograma: organização é importante

Quando vemos a quantidade de conteúdo para estudar chega até a dar nervoso, não é mesmo? Também não dá para sofrer por antecipação. Essa preocupação e ansiedade podem acabar tirando a sua concentração.

É fundamental montar um cronograma semanal, planejando os seus horários e quanto tempo você vai usar para estudar cada matéria. Desse jeito, você não vai ter mais motivos pra se desesperar. Então, relaxa e foca no conteúdo do momento!

Você precisa estar consciente da importância dos estudos pra sua vida. Lembre-se: o mais importante para não perder o foco é querer! Para isso, mostre sempre disposição e saiba que existe hora para tudo. Calma, você não vai precisar deixar de fazer nada, desde que tenha concentração e comprometimento.

Compartilhe nossas dicas de concentração nas suas redes sociais e ajude os avoados dos seus amigos!

Aproveite para dar um pulo na nossa plataforma e testar por 7 dias grátis! Além disso, com o cupom VIMDOBLOG, você garante 20% de desconto em todos os planos. Não vai deixar passar essa oportunidade em? Clique no botão abaixo!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários