Você pediu organização nos estudos, @?

O vestibular é sempre um assunto em pauta para os estudantes. Quanto mais perto vai chegando, mais você pensa que não vai dar conta de fazer tudo o que tem que ser feito, né? Esse sentimento é normal. É uma época muito importante, e a maioria se sente bem pressionada.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Para facilitar a passagem por essa fase e o ingresso na faculdade, é importante ter organização nos estudos. Não adianta fazer tudo de qualquer jeito, pois o aprendizado não vai render, e isso pode desestimular.

Como sabemos das dificuldades desse momento, listamos nove dicas de como se organizar para estudar e focar no vestibular. Se liga:

Descubra quantas horas por dia você poderá estudar

O primeiro passo para se organizar nos estudos e se dedicar ao vestibular é descobrir quantas horas por dia você pode estudar. Anote a sua rotina da semana e veja os horários que sobram e que podem ser preenchidos com estudo.

Mas seja honesto: ficar rolando a timeline do Facebook ou postando no Stories não deve contar pra determinar essa disponibilidade! Após descobrir qual será esse tempo, é possível partir para os próximos passos.

Tenha horários bem definidos para se dedicar

Agora que você já sabe do seu tempo disponível, é preciso definir horários para estudar. Crie uma rotina, com hora pra iniciar e terminar os estudos e os intervalos. Isso ajudará na concentração, porque o cérebro vai se acostumar com essa programação.

Também é importante descobrir qual é o melhor horário do dia pra você se dedicar ao vestibular. Algumas pessoas rendem mais pela manhã, outras conseguem melhores resultados à tarde ou à noite. Saber o melhor horário ajudará a decidir como aproveitar seu tempo.

Crie um cronograma de estudos

Para uma boa organização, é preciso ter acesso ao edital e às matérias cobradas nos vestibulares que serão feitos e, a partir disso, criar um cronograma que inclua os assuntos necessários dentro do tempo diário disponível.

Com esse material, você poderá controlar as matérias que precisa estudar, as metas cumpridas e anotar, também, aqueles dias em que não foi possível cumprir o planejamento — acontece, né?

Por isso, no momento de criar esse cronograma, é fundamental deixar horários separados para revisão e reposição. Se o plano foi cumprido, você aproveita esse tempo para revisar as matérias e reforçar o aprendizado.

Se precisou “pular” algum horário de estudo, você pode utilizar esse horário para repor a matéria. Mas tenha disciplina, você não deve ficar atrasando o cronograma sem necessidade só porque pode repor depois, senão os conteúdos vão virando uma bola de neve.

Priorize as matérias conforme o peso e a dificuldade

Quando formular o cronograma, identifique as matérias com maior peso nas provas e as que são mais difíceis para você. Dê prioridade a essas.

Fazendo isso, você conseguirá equilibrar bem os estudos, dando atenção a todas as matérias conforme a real necessidade. Não adianta perder várias horas estudando biologia, que você já entende e se dá bem no colégio, e dedicar o mesmo tempo para as intermináveis fórmulas de física, que você tem dificuldade!

Ainda, as matérias com mais peso ou questões na prova merecem uma atenção especial.

Organize um espaço para estudar

Seja no quarto, na sala ou em outro lugar da casa, é importante ter um cantinho para os estudos. Uma mesa e uma cadeira confortável com boa iluminação são importantes. Evite lugares com muitos barulhos e objetos espalhados, principalmente se você já tiver dificuldade para se concentrar.

Tente deixar no lugar apenas o que é essencial para o estudo: o notebook ou computador (mas sem redes sociais abertas, tá?), caderno, livros, caneta, corretivo, lápis, borracha e outros materiais.

Portanto, antes de começar a estudar é preciso arrumar toda a bagunça! Com um espaço organizado, é mais fácil manter o foco e evitar as distrações que atrapalham o rendimento.

Quando não tiver como dispor de um local, vá estudar em bibliotecas, que oferecem um espaço silencioso e um clima de concentração, além de fornecer diversos livros para consulta.

Evite distrações enquanto estuda

Estudar costuma ser uma tarefa complicada, um pouco (ou muito) chata, dependendo da matéria e, por isso, é fácil acabar se distraindo com outras coisas e perder o foco.

Para evitar esse problema, na hora de estudar, evite tudo que possa causar distração: desligue ou silencie o celular, feche as redes sociais se estiver usando a internet, não fique perto da televisão ou outras coisas que possam tomar a sua atenção.

Fazendo isso, o tempo de concentração renderá muito mais e você perceberá o avanço nos estudos!

Revise o cronograma montado periodicamente

O cronograma é um dos primeiros itens que você vai preparar para se organizar para os estudos, então, provavelmente, vai precisar de alguns ajustes com o tempo para se adequar à experiência que você está tendo.

Pode ser para melhorar o aproveitamento do tempo, focar mais em determinadas matérias, aumentar ou diminuir o tempo dedicado ao vestibular, conforme os outros compromissos e necessidades.

Desse modo, você garante a melhor forma de aproveitar o tempo de preparação para a prova!

Tenha horas de lazer e descanso

Sim, descansar e se divertir também é preciso! Siga os seus horários e planejamentos, mas tire horas para descansar e relaxar. Ver televisão, jogar videogame, sair com os amigos, dormir, passear, ver o que o crush anda fazendo ou ler um livro.

Você tem que manter o foco no vestibular, mas também precisa ter momentos para descansar a mente e se preparar para uma nova rodada de estudos — muito cansaço atrapalha a concentração e prejudica o aprendizado!

Horas de lazer e relaxamento também são importantes para o estudo. Durante as horas de descanso, o cérebro continua aprendendo e consolidando as informações na memória.

Você só precisa ter moderação e não deixar que distrações atrapalhem o tempo de dedicação para o vestibular. Mas seguindo a sua rotina planejada, é possível — e necessário — que você também tenha um tempo para relaxar.

Cadastre-se em uma plataforma de estudo online

Uma boa alternativa para ajudar na organização é a plataforma de ensino mais maravilhosa do Brasil, o Explicaê. Assinando o explicaê você tem acesso a videoaulas, simulados, tira-dúvidas, exercícios online, material de estudo, correção de redação e muita coisa legal para te auxiliar a alcançar seu objetivo.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post