A ESTRUTURA DOS TEXTO NA PROVA DE LINGUAGENS

assinatura

 

Olá, vestibulanda(o)! Tudo bem? Hoje vamos falar de uma das abordagens das provas de Linguagens: A estrutura dos textos. E aí, você quer arrasar no Enem e em vestibulares tradicionais? Então, cole com a gente que é sucesso! Vamos lá!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Como já sabemos, um escritor deve adotar uma estrutura para organizar as ideias, para descrever algo ou para contar um fato ou uma história, de modo que o leitor entenda o que foi dito no texto. Obviamente existem milhares de estruturas comuns e outras milhares de possibilidades de criar estruturas diferentes, e você, que vai fazer uma questão que apresenta esse foco, deve se tornar um expert em observar as palavras, as sequências, os elementos coesivos que o escritor escolheu.

 

acredite-em-mim

 

Vamos de análise? Olha só essas três formas de organizar uma mesma ideia: pesquisei no mais famosos site de buscas da rede mundial de computadores “o que é cringe” e selecionei três delas para a gente analisar.

Acho que vc já se ligou no que é uma “estrutura” de texto. Um mesmo assunto foi apresentado de diferentes formas. E a análise da estrutura do texto pode ser apresentada em níveis diferentes: pode ser a estrutura do texto, como um todo; a estrutura dos parágrafos, um a um; a estrutura das frases, dos períodos. Por isso, é legal a gente entender que estrutura de texto pode partir de modelos comuns, tradicionais, fáceis de se perceber… Ou podemos considerar que cada texto é uma descoberta, uma nova possibilidade.

 

analise-cringe

 

O autor usa a estrutura no texto para que o leitor acompanhe seu pensamento e o do avaliador também. E o professor de Linguagens? Ah, esse parece que não tem o que fazer, né?! Fica analisando a estrutura dos textos e inventando questões pra gente endoidar…rsrsrs Brincadeiras à parte, essas questões, na verdade, buscam compreender quão bom leitor você  é!

 

estudando

 

É isso! A questão é pra provar que você entendeu o que o autor usou. Só isso… SÓ ISSO! Portanto, nada de ficar discutindo ideia se a questão é de estrutura, uai! E nada de ficar chovendo no molhado, repetindo que você já sabe que a estrutura de um texto dissertativo envolve “introdução no início, desenvolvimento no meio e conclusão no final”… pelamordedeus! Nem o Papa Francisco aguenta mais…

 

por-favor

 

E olha que ele nem vai fazer Enem…

 

enem

 

Se você prestar atenção no comando, vai perceber que a solicitação é a de atenção à estrutura: “o ambiente virtual descrito no texto exemplifica”. No popular, o pedido é “presta atenção ao exemplo empregado no texto” e na funcionalidade desse uso.

 

enem

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

No comando, olha só o que se deve analisar: o argumento em que se apoia uma posição. De novo, observar a estrutura. Nesse caso, já “entregaram” no comando que há uma posição crítica e estão pedindo que vc localize o argumento que reforça esse posicionamento. E aí, entendeu como é importante compreender a estrutura dos textos? Então é isso… mergulhar de cabeça nessa abordagem, que, além de ir direto ao ponto nas questões de estrutura, ainda dão “show de bola” na hora de a gente ler as questões das outras disciplinas…

Compartilhe esse post