assinatura

 

Olá, vestibulanda(o)! Tudo bem? Hoje vamos falar de uma das abordagens das provas de Linguagens: A estrutura dos textos. E aí, você quer arrasar no Enem e em vestibulares tradicionais? Então, cole com a gente que é sucesso! Vamos lá!

 

Como já sabemos, um escritor deve adotar uma estrutura para organizar as ideias, para descrever algo ou para contar um fato ou uma história, de modo que o leitor entenda o que foi dito no texto. Obviamente existem milhares de estruturas comuns e outras milhares de possibilidades de criar estruturas diferentes, e você, que vai fazer uma questão que apresenta esse foco, deve se tornar um expert em observar as palavras, as sequências, os elementos coesivos que o escritor escolheu.

 

acredite-em-mim

 

Vamos de análise? Olha só essas três formas de organizar uma mesma ideia: pesquisei no mais famosos site de buscas da rede mundial de computadores “o que é cringe” e selecionei três delas para a gente analisar.

Acho que vc já se ligou no que é uma “estrutura” de texto. Um mesmo assunto foi apresentado de diferentes formas. E a análise da estrutura do texto pode ser apresentada em níveis diferentes: pode ser a estrutura do texto, como um todo; a estrutura dos parágrafos, um a um; a estrutura das frases, dos períodos. Por isso, é legal a gente entender que estrutura de texto pode partir de modelos comuns, tradicionais, fáceis de se perceber… Ou podemos considerar que cada texto é uma descoberta, uma nova possibilidade.

 

analise-cringe

 

O autor usa a estrutura no texto para que o leitor acompanhe seu pensamento e o do avaliador também. E o professor de Linguagens? Ah, esse parece que não tem o que fazer, né?! Fica analisando a estrutura dos textos e inventando questões pra gente endoidar…rsrsrs Brincadeiras à parte, essas questões, na verdade, buscam compreender quão bom leitor você  é!

 

estudando

 

É isso! A questão é pra provar que você entendeu o que o autor usou. Só isso… SÓ ISSO! Portanto, nada de ficar discutindo ideia se a questão é de estrutura, uai! E nada de ficar chovendo no molhado, repetindo que você já sabe que a estrutura de um texto dissertativo envolve “introdução no início, desenvolvimento no meio e conclusão no final”… pelamordedeus! Nem o Papa Francisco aguenta mais…

 

por-favor

 

E olha que ele nem vai fazer Enem…

 

enem

 

Se você prestar atenção no comando, vai perceber que a solicitação é a de atenção à estrutura: “o ambiente virtual descrito no texto exemplifica”. No popular, o pedido é “presta atenção ao exemplo empregado no texto” e na funcionalidade desse uso.

 

enem

 

No comando, olha só o que se deve analisar: o argumento em que se apoia uma posição. De novo, observar a estrutura. Nesse caso, já “entregaram” no comando que há uma posição crítica e estão pedindo que vc localize o argumento que reforça esse posicionamento. E aí, entendeu como é importante compreender a estrutura dos textos? Então é isso… mergulhar de cabeça nessa abordagem, que, além de ir direto ao ponto nas questões de estrutura, ainda dão “show de bola” na hora de a gente ler as questões das outras disciplinas…

 

É isso… recado dado com o coração cheio de felicidade… A gente se vê no próximo blog! Ah, aproveite para dar um pulo na nossa plataforma e testar por 7 dias grátis! Além disso, com o cupom VIMDOBLOG, você garante 20% de desconto em todos os planos. Não vai deixar passar essa oportunidade em? Clique no botão abaixo!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários