CAPACIDADE DE ANÁLISE DE TEXTO NO ENEM

E aí, bb? Como andam os seus estudos de Linguagens? Hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre capacidade de análise de texto no Enem… Sim, é preciso observar que algumas questões do Enem exigem a nossa “capacidade de análise” em qualquer área, profissão ou disciplina.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

Vamos começar de maneira ampla: você já observou um predador em busca de sua presa? Ele analisa como capturará seu “lanchinho”… Observa, calcula corrida, salto… Claro que instintivamente, mas analisa, uai! E a experiência vai deixando essa análise cada vez melhor!

 

predador-presa

 

No dia a dia, também estamos o tempo todo analisando as coisas. Olhamos pro céu e somos capazes de fazer uma rápida previsão meteorológica (quase sempre infalível, né?!). Se vamos atravessar a rua entre veículos apressados, analisamos em que “brecha” vamos passar correndo…

 

atravesando-a-rua

 

No exercício de cada profissão também não é difícil observar a necessidade de se empregar a capacidade de análise. Se um policial está trabalhando em um caso de homicídio, por exemplo, deve observar o que está ali: o local do homicídio, a situação em que foi encontrado o corpo, as pistas encontradas, para chegar a determinadas conclusões… E vai usar os conhecimentos prévios para chegar a possibilidades e a conclusões de maneira mais rápida e assertiva.

 

analisar-capacidade

 

Essa capacidade de analisar é que vai permitir que se tomem algumas decisões ou que se chegue a alguma conclusão…

Mas… e no vestibular?! O que é essa tal capacidade de análise?

Ah, nas nossas provas, essa é uma habilidade que nos faz acertar aquelas questões em que colocamos a nossa massa cinzenta para funcionar juntando peças, como num quebra-cabeças, para chegar a um resultado.

 

pecas-juntas

 

Vamos ver isso na prática?

 

questao-enem-fisica

 

Nessa questão, são fornecidas informações sobre a percepção das cores pelos olhos. Também é fornecido um gráfico. Em seguida, apresenta-se uma proposta envolvendo dois indivíduos diferentes e o questionamento “Para qual cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?” precisa da sua capacidade de analisar as informações e a proposta para que se alcance o resultado. Ou seja, você não consegue memorizar uma informação e repeti-la para acertar a questão… É preciso juntar os dados necessários para isso, entende?!

 

esforco-diferente

 

Você recebe um poema e um comando que indica a abordagem geográfica para analisar o que Cora Coralina valora. E aí?! Dá pra trazer essa resposta pronta, de casa? Claro que não! A gente tem mesmo é que colocar a cuca pra funcionar…

E tem mais: quando uma questão nos apresenta alguns elementos para que nós possamos analisar, também podemos fazer uso do nosso conhecimento prévio para promover a análise e chegar a uma resposta. E essa capacidade precisa ser exercitada para que possamos ser mais eficientes na hora da prova.

Se você tem uma determinada bagagem, é capaz de analisar um fato, de analisar uma situação, de analisar um objeto juntando o que você tem de conhecimento com aquilo que você está vendo.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

Uma das questões mais comuns nesse caso é a utilização de conceitos de figuras de linguagens para que nós possamos encontrar uma frase que sirva de exemplo. Outra forma é apresentar um determinado viés ou uma abordagem e solicitar que nós localizemos o pedacinho do texto que serve para embasar a afirmação do comando.

 

pedacinho-texto

 

Para alcançar a resposta, é preciso reconhecer no texto a sequência de enunciados negativos e analisar a função desses enunciados no fragmento de texto apresentado. Vou perguntar novamente: tem como trazer essa resposta pronta, de casa? Claaaaro que não! Precisamos analisar!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Então é isso: precisamos exercitar a nossa capacidade de análise para que o resultado nas provas seja o melhor possível! Treinar, treinar e treinar com questões é o caminho mais seguro… mas você pode ampliar essa capacidade dando uma passeadinha em outros mundos, tá?! Cansou de estudar, abre sites diferentes, procura outras abordagens para conhecer. A sua mente com certeza vai fazer bom uso dessa bagagem na hora certa.

E eu vou ficando por aqui, mas lembrando que a gente vai se encontrar em breve para mais um pouquinho de Linguagens!

Compartilhe esse post