Oi! Tudo bem com você?

 

Todo mundo sabe que o Enem são 5 horas e meia de prova no primeiro dia e 5 horas de prova no segundo dia.

 

São muitas horas de prova, com muitas e longas questões e parece testar mais a paciência do que o conhecimento, né?!

 

Chega até um momento que fica difícil continuar concentrado e você não pode deixar a ansiedade tomar conta.

 

Existem estratégias para se dar bem no dia da prova, que vão de uma boa alimentação até meditação antes e durante a prova.

 

Cada dica pode fazer uma grande diferença no seu desempenho, por isso, abaixo segue uma lista de sugestões para fazer uma prova longa. 

 

1. Simule o momento da prova

 

Poucos dias antes da prova simule o momento da prova. Esteja preparado para qualquer situação: sala sem ar condicionado, talvez ficar sem usar o banheiro (para não perder tempo), ficar longe do celular. 

 

2. Tenha uma boa noite de sono

 

bebe sonolento sofá fofo

 

Por nenhuma hipótese passe a madrugada estudando nas semanas anteriores ao Enem. Não fique no celular ou vendo filmes (mesmo que tenham a ver com temas de possíveis redações) e muito menos vá para festas. Descanse seu corpo e mente nas noites anteriores. 

 

3. Simulados

 

Ao longo do ano, a gente oferece para nossos alunos alguns simulados. Eles são importantes, pois te dão uma noção de como você irá se portar ao longo dos dois dias de provas.

 

Nesta postagem tem quatro dicas de como aproveitar ao máximo os simulados antes do Enem.

 

4. Questões fáceis 

 

Durante a prova, comece pelas questões fáceis e garanta sua pontuação já no início. Assim, ao menos você garante foco total para aquelas em que tem menos dificuldade.

 

O mesmo vale para a redação. Fazendo o rascunho com a cabeça mais fresca você consegue elaborar melhor os argumentos e administrar o tempo para chegar na versão final.

 

5. Alimentação na hora da prova 

 

veado fofinho mastigando

 

Chocolates e amendoins são ótimas comidinhas para levar na hora da prova. Claro que não para levar um piquenique.

 

Escolha alimentos com digestão rápida, antes e durante a prova. Lanchar durante a prova ajuda a manter a glicemia estável. Assim, seu rendimento não vai cair.

 

6. Beba água 

 

Leve sua garrafinha (de um litro) para tomar água na hora da prova. A água leva oxigênio ao cérebro, ajudando na concentração e raciocínio.

 

Lembre-se de evitar excessos para não perder minutos preciosos indo ao banheiro várias vezes. Mas se bater a vontade de ir vá, caminhe um pouco e desvie a atenção para outra atividade – essa pausa pode ajudar a renovar suas energias.

 

7. Faça pausas 

 

homem colar cabelo grande

 

Evite responder tantas questões sem pausas para não desconcentrar e cansar a vista. Esvazie a mente, coma algo e beba água e depois volte para a prova.

 

8. Fique de olho na postura 

 

postura animação computador azul

 

Isso não é bobagem. Depois de muito tempo com o rosto grudado no caderno de provas, você pode começar a se desconcentrar e ler tudo errado.

 

Dê uma distância saudável da folha. Arrume sua postura e volte para a prova. Vale se espreguiçar, dar uma esticada nas pernas, alongar o pescoço e as costas.

 

9. Concorrentes 

 

Evite ficar olhando para os outros. Foque na sua prova. Eu sei que sempre tem aquela pessoa que acaba a prova muito antes, o que faz parecer que tudo está muito fácil.

 

A melhor estratégia para essas horas é imaginar que está fazendo a prova sozinho, se concentrando apenas em você.

 

 10 – Tenha paciência 

 

Esse será seu maior diferencial. Às vezes até não importando o quanto você tenha estudado. Se você ficar nervoso pode ser pior e você terá chances de não ser aprovado. Pode parecer piegas, mas a paciência é irmã do sucesso.

 

Beijos, 

Flávia 

 

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