DICAS PARA ARRASAR NA PROVA DE INGLÊS DO ENEM

What’s up vestibulande!! How you doin?

 

joey-friends

 

Bora fechar mais uma prova de Inglês? Hoje vou dar umas tips incríveis pra você arrasar na prova de língua inglesa, let’s go?!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Antes de tudo, CALM DOWN!

 

calma-mulher

 

Você não precisa ser fluente em Inglês para gabaritar uma prova do ENEM.

Como você sabe, interpretação de texto é uma competência INDISPENSÁVEL para você gabaritar a prova de língua estrangeira, e muita gente acha que, para fazer a leitura, é necessário conhecer TODAS as palavras, verbos e expressões no texto. Não é bem assim, my friend, mais importante que traduzir um texto é compreende-lo.

Se liga nessas dicas pra você deixar qualquer gringo no chinelo!

 

  • First, leia o enunciado da questão, o próprio enunciado vai deixar claro o que a questão está pedindo. NEVER, nunca comece a prova lendo o texto, você precisa entender o que a questão está pedindo e isso você só vai saber quando ler o enunciando, por isso é MUITO importante ler com atenção, ok? Afinal, o enunciado pede algo especifico em relação ao texto.

 

  • Then, faça a leitura do título, é através dele que conheceremos o tema do texto. Afinal de contas, o título faz parte do texto também e precisa da mesma atenção dada. Nunca esqueça de ler o título, blz? Ahhhh, e já aconteceu em provas anteriores de o próprio título já dar a resposta, então, já sabe né, foca no título!! Imagina ter a respostinha na palma da sua mão, quer dizer no título. HEHEHE

 

  • “Ahhh teacher, acredita que na questão nem tinha título?! Era uma tirinha. WHAT AM I GONNA DO? HELP ME PLEASE!!”

 

alguem-me-ajude

 

My dear student, don’t worry! É super comum na provinha de Inglês termos questões com imagens, tirinhas, gráficos e outras coisinhas. Faz o seguinte, observe toda a estrutura do texto, sendo verbal ou não! Ou seja, observe o autor, o ano, a fonte e tudo mais que tiver ao seu alcance. Muitas vezes esses detalhes nos ajudam a eliminar algum distrator ou até mesmo nos dão a própria resposta.

 

  • Next, faça a leitura completa do texto base e sublinhe as palavras que você já conhece. Isso faz com que você adquira um conhecimento prévio de vocabulário e traz segurança com o conteúdo do texto. Não tem coisa melhor do que ler um texto em Inglês e conhecer o significado das palavras, né? Então vamos combinar assim: Selecione as palavras que você já sabe e a partir daí você identifica o contexto do texto. Muito melhor que sair traduzindo palavra por palavra, né?

 

  • Encontre a palavra-chave do texto. Muitas vezes, essa palavra é aquela que se repete e traz consigo a ideia central do texto. Sabe aquela palavrinha que foi repetida várias vezes? Então se liga nela porque tem algo aí!! Ela pode ser a chave da questão.

 

  • Outra dica super importante serve não somente para a prova de Inglês, mas para qualquer disciplina: ESTEJA ATUALIZADO COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO BRASIL E NO MUNDO!! Todo vestibulande precisa estar atente com a situação econômica, social e cultural do mundo. Mas calma aê! Não precisa viver em site de fofocas pra saber de tudooooo, eu quero dizer o seguinte: a prova do Enem contém temas atuais, então, voltando pra nossa área de linguagens, você vai encontrar um vocabulário que talvez já tenha visto em alguma notícia ou algum site… Até os distratores podem conter alguma informação que você já sabia que era falsa, por ser um exemplo de estudante! HAHAHA =D

 

  • Mas teacher, e a gramática?! Vamos lá! O foco da nossa linda prova é compreensão de texto, mas, pra isso, claro que você precisa ter noções de conteúdos gramaticais, certo? Alguns conteúdos gramaticais aparecem com frequência nos textos, como, por exemplo, as conjunções. Afinal, são elas que ligam as ideias entre orações. Vou dar um exemplo: Dua Lipa was my favorite singer, but now I love Ed Sheeran. Perceba que a conjunção BUT mudou o sentido da frase. Dua Lipa não é mais minha cantora favorita, Ed Sheeran tomou o lugar dela. Além disso, temos a presença do verbo to be no passado: WAS, o que também indica que a pessoa não vê mais Dua Lipa como sua cantora favorita. Deu pra entender como a gramática é importante na compreensão de uma frase? Portanto, vamos dar uma atenção especial às aulas de gramática, ok?

 

  • Sabe uma dica super gostosinha? Ouvir músicas, ver séries, documentários e ler sites internacionais, mas, claro, tudo em Inglês né!! Isso ajuda demaaaaaais na aquisição de vocabulário, eu sei que, pra muita gente, o inglês ainda é um tabu, mas por que não começamos aos poucos? Uma série de comédia ou um podcast, um artigo sobre esportes em um site americano, uma música… são essas coisas simples que fazem uma diferença enorme. Te garanto, você vai adquirir um vocabulário imenso. Além de ser algo prazeroso, você vai ampliar seu domínio em língua inglesa e isso pode te ajudar na prova, afinal, estamos falando de compreender textos, nada melhor do que adquirir vocabulário! Já imaginou escutar Beyoncé e estudar Inglês ao mesmo tempo! Show, né?!

 

  • E por último, be careful!! Temos um inimigo à vista! Um falsiane!!! Atente-se aos falsos cognatos! WHAT??

 

oq-esta-acontecente

 

Os falso cognatos são aquelas palavras que pensamos que significa algo, porém, quando vemos é algo totalmente diferente, por exemplo: actually (na verdade), college (faculdade), lunch (almoço), parentes (pais)… e por aí vai…Existem vááárias palavrinhas dessas na língua Inglesa, então minha dica é conhecer as principais, porque, se alguma aparecer na prova, já sabe né!?

 

That’s it my friend!! Espero que essas tips possam te ajudar a fechar essa provinha tão beautiful!! Lembrem de mesclar os estudos de gramática com interpretação de texto, você precisa casar esses tópicos, um depende do outro.

 

E nem preciso dizer que tô torcendo por você, né?! haha Me conta aí o que achou dessas dicas e o que gostaria de ver sobre a língua inglesa aqui no blog.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

See you!! =D

Compartilhe esse post