Eixo temático de Redação: Educação

Oi, pessoal!!!! Como vocês estão? Espero que bem! No último blog nós trabalhamos com o eixo Cidadania e Direitos Humanos, lembram? De uma maneira mais ampla, a Educação está dentro desse eixo, mas por ser um assunto gigante, separaremos a Educação em um eixo só dela e abordaremos vários assuntos dentro desse universo. Vamos lá?

Observem a importância de estudar por eixos, assuntos e temas, para termos uma visão completa do todo e, assim, entendermos melhor suas partes. Desse modo, ao trabalharmos com eixos temáticos, a gente se prepara para um conjunto de assuntos e temas do mesmo grupo e percebe, com isso, o que há de comum e como eles dialogam entre si para que ampliemos nosso repertório sociocultural de maneira mais estratégica, já que muito do que estudaremos no assunto evasão escolar, por exemplo, será aproveitado em assuntos dentro desse universo, como bullying, exclusão digital e leitura, ambos pertencentes ao eixo em análise.

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Vocês sabem o que significa educação? Observem esta definição do dicionário Michaelis.

 

educação

e·du·ca·ção

sf

1 Ato ou processo de educar (-se).

2 Processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano, através da aplicação de métodos próprios, com o intuito de assegurar-lhe a integração social e a formação da cidadania.

3 Conjunto de métodos próprios a fim de assegurar a instrução e a formação do indivíduo; ensino.

4 Conhecimento, aptidão e desenvolvimento em consequência desse processo; formação, preparo.

5 Nível ou tipo específico de ensino.

6 Desenvolvimento sistemático de uma faculdade, um sentido ou um órgão.

7 Conhecimento e prática de boas maneiras no convívio social; civilidade, polidez.

8 Adestramento de animais.

9 Prática de cultivar e aclimatar plantas.

 

EXPRESSÕES:

Educação a distância, EDUC: educação que se realiza através da televisão ou da internet.

Educação ambiental, ECOL: educação que visa a desenvolver atividades e ideias ligadas ao conhecimento do meio ambiente e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Educação continuada, EDUC: educação permanente.

Educação especial, EDUC: educação oferecida a pessoas com algum tipo de deficiência e a indivíduos superdotados.

Educação infantil, EDUC: educação que se ocupa de crianças de zero a seis anos de idade; pré-escola.

Educação permanente, EDUC: educação contínua que tem por objetivo promover a atualização de conhecimentos; educação continuada.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ANTÔNIMO: deseducação.

ETIMOLOGIA: lat educatĭo.

https://michaelis.uol.com.br/busca?id=QX0y

Além de educação ser um eixo importantíssimo, ela é a base para grande parte dos temas trabalhados no formato ENEM, já que um problema enfrentado pelo Brasil é geralmente o foco da prova de redação. Assim, independente do assunto, a falta de educação é um fator relevante para o crescimento da maioria dos problemas, por isso a importância de estudar com bastante cuidado esse aspecto. Agora vamos falar sobre alguns assuntos desse eixo e destacar o que é preciso para que vocês estejam prontos para arrasar na redação caso eles sejam os norteadores da sua temática.

Saber a definição do assunto tratado, selecionar as causas para problematização do tema, pensar nas consequências, que ajudarão a fundamentar a argumentação, e ampliar o repertório sociocultural são os principais quesitos para fazer uma boa preparação para cada assunto estudado. Desse modo, vocês estarão prontos para desenvolver e defender bem o texto e a tese em qualquer tema!

 

Assunto 1 – A necessidade de reduzir a evasão escolar no Brasil

 

► Entende-se por evasão escolar a situação do aluno que abandou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos. Diversos fatores podem fazer com que um aluno deixe de estudar. Necessidade de trabalhar, falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado, doenças crônicas, problemas com transporte escolar, falta de incentivo dos pais são alguns deles.

 

https://academia.qedu.org.br/censo-escolar/evasao-escolar/

 

Por que tantos alunos evadem no Brasil?

 

Causas?

▪ Negligência governamental – falta de investimento adequado na educação, que não é valorizada

▪ Falha na disseminação de informações sobre o assunto – importância da educação

▪ Falta de investimento para realizar medidas que evitem o abandono

▪ Necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família

▪ Gravidez precoce

 

Consequências?

▪ Aumento da pobreza

▪ Aumento das desigualdades

▪ Falta de capacitação e de profissionalização

▪ Desemprego

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

► Artigo 6º – Direitos sociais

► “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. ” (Nelson Mandela)

►Um relatório da Câmara dos Deputados sobre os trabalhos do Ministério da Educação identificou uma redução nos investimentos durante a pandemia. Exatamente quando aumentou a dificuldade de acesso dos estudantes mais pobres – G1

►Gilberto Dimenstein – Cidadão de Papel

 

Assunto 2 – Bullying

Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.

As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.

 

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm

Já que essa prática é tão prejudicial, por que ainda é frequento no Brasil, principalmente nas escolas do país?

 

Causas?

▪ Falta de informação sobre o assunto

▪ Banalização do problema por parte de toda a sociedade

▪ Falta de preparo e de capacitação dos profissionais do corpo escolar para prevenir as agressões

▪ Falta de cumprimento da Lei de Combate à Intimidação Sistemática no Brasil

 

Consequências?

▪ Dificuldade de aprendizagem

▪ Problemas psicológicos

▪ Evasão escolar

▪ Mutilações e tentativas de suicídio

▪ Aumento da violência no ambiente escolar e virtual – Cyberbullying

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

► “Os 13 porquês” – Série

► “Todo mundo odeia o Chris”

► Quaden Bayles, menino australiano que sofreu bullying por ter nanismo, tenta suicídio, mas depois recebe apoio mundial.

► Banalidade do Mal – Hannah Arendt

►No dia 09 de novembro de 2015 foi publicada a Lei nº 13.185/15 que instituiu o programa de combate à intimidação sistemática (Bullying)

 

Assunto 3 – Exclusão digital

►Condição em que as pessoas ficam à margem da evolução tecnológica e, consequentemente, formam uma massa de analfabetos tecnológicos. Estes caracterizam-se pela incapacidade em “ler” o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna. A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais.

https://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

 

Causas? Por que isso acontece?

▪ Falta de acesso à ferramenta tecnológica

▪ Falta de acesso ao serviço

▪ Falta de letramento digital – alfabetização digital

▪Falta de cumprimento dos direitos do cidadão

 

Consequências?

▪ Marginalização dos indivíduos que não têm seus direitos garantidos (Invisibilidade social)

▪ Preconceito

▪ Aumento das desigualdades

▪ Exclusão

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

►“Toda nova tecnologia cria seus excluídos”. (Pierre Lévy)

► No Brasil, 51% da população é excluída digitalmente (FGV)

► Refugo Humano – Bauman (Tudo é descartável diante da globalização – excludente)

► “Um Senhor Estagiário” – Filme

 

Assunto 4 – Leitura

► Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim “lectura“, originalmente com o significado de “eleição, escolha, leitura”. Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê.

A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal.

O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

https://www.significados.com.br/leitura/

 

Causas? Por que a leitura, fundamental na vida de todos, não é uma prática comum no Brasil?

▪ Falta de incentivo

▪ Alto custo dos livros

▪ Falta de valorização da educação e de investimento nesse quesito

▪ Falta de cumprimento da lei

 

Consequências?

▪ Aumenta o número de evadidos e de analfabetos

▪ Marginalização dos indivíduos que não têm seus direitos garantidos (Invisibilidade social)

▪ Exclusão e preconceito

▪ Sensação de não pertencimento

▪Violência simbólica

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

Art São direitos sociais a educação…

Livros não mudam o mundo, /quem muda o mundo são as pessoas. /Os livros só mudam as pessoas. ” (Mario Quintana)

► “Uma criança, um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo. ” (Malala Yousafzai)

►Atualmente 11 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever. (Fonte: Agência Senado)

 

Por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham entendido tudo direitinho, tenham ampliado bastante o conhecimento de vocês e tenham aprendido como traçar estratégias eficientes para estudar redação e para fazer com que nossos direitos e deveres saiam do papel, algo fundamental para todos nós! Beijo grande e até a próxima!

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