Atualizado em 23/11/2020.
A matemática é uma das matérias com mais peso nos vestibulares; e como essa danadinha não anda só, hoje ela estará acompanhada da sua amiga Função.
Afinal, quem nunca se deparou com aquela função afim ou quadrática nas provas, que atire a primeira pedra. ahhaha. E já pode anotar aí no grupinho de matérias que mais caem no Enem (Alô, Enem), (aiai, essa velha “amiguinha” dos estudantes arrepia o coração).
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.
Mas não basta ser amiguinha não, tem que participar, né bebê? Por isso, preparei este artigo para deixar tudo explicadinho para vocês, simbora?
O que é relação?
Pera lá! Estava tudo certo para falar sobre função? Então, quem é essa Relação entre nós?
Calma, fofuxee! Para entender função, antes você vai precisar entender a relação, e não estou falando daquela do Tinder não, viu? FICA ESPERTEEE
Estou falando sobre o conjunto se relacionando com outro, cada elemento por par ordenado formando dois desses conjuntos. Esses camaradas são chamados de subconjuntos, seria um conjunto maior.
O nosso querido professor de matemática, Marcel Melo, pode explicar para vocês: O plano cartesiano trata-se de um plano constituído por duas retas numéricas perpendiculares nas quais é possível marcar localizações (pares ordenados). Veja aí no exemplo:
Esses pares ordenados são formados por meio de uma RELAÇÃO, ou seja, mediante uma regra.
Pares ordenados = {(0,2), (1,3), (2,4)}
E quando uma relação entre A e B satisfaz duas condições, chamamos de FUNÇÃO (finalmente chegamos nessa danadinhaaa).
Agora que vocês já estão relacionades com o tema (adoro uma piadocaaa), podemos falar sobre essa linda, cheia de afins e quadráticas. 😉
Afinal, o que é função?
A Função é uma relação de cada elemento de A com um ÚNICO elemento de B. Essa danadinha é uma regrinha matemática que relaciona cada elemento de x de um conjunto A, a um elemento único de y, de um conjunto de B. Meu Deus, haja conjunto, ein?
O que estou querendo falar, amorecos, é que a danadinha da Função possui os conjuntos que foram carinhosamente chamados de A e B. Essa dupla sertaneja aparece como domínio e contradomínio, entendeu?
Agora essa outra dupla de brega funk aqui, chamados de x e y, vão aparecer como variável independente e variável dependente. Sabe por quê? Porque o valor de y sempre dependerá do valor de x; tchanraaam!
Veja o exemplo que o nosso professor separou para vocês:
1) Para todo elemento de A existe um elemento de B.
2) Cada elemento de A só existe um único elemento de B.
Agora o babado começa a esquentar, ein? Liguem o ventilador e vamosss lá!
Função afim ou de primeiro grau
Essa Função possui regrinhas que relacionam cada elemento de UM ÚNICO conjunto a UM ÚNICO elemento de outro conjunto. Na função afim, a variável independente é chamada de potência (não estou falando que ela já pode viajar sozinha só porque é independente, estou falando que é uma variável independente de uma potência de expoente no valor de 1).
Dica de como resolver: O maior expoente da variável das funções de primeiro grau será o 1.
Agora se liguem nesse exemplinho aqui:
Para estudar funções, seja ela função afim ou quadrática (também conhecida como função de 1º grau e de 2º grau), função exponencial e logarítmica, é necessário entender o plano, fofuxonhes. Para isso, pedi que nosso professor Marcelo preparasse essa explicação mara para vocês, vejam só que gracinha:
Identificando por meio de gráfico de função.
Dica: Sempre trace retas paralelas ao eixo y. Somente será função quando a reta interceptar uma única vez o gráfico.
Fala sério, com uma explicação dessas, as Funções que terão medo de vocês na prova do ENEM 2020 e nada de errar afins e quadráticas, ein meu anjo?
Suas funções aqui serão duas: estudar bastante e comentar sobre suas dúvidas, para que eu possa Explicaê para você (hoje estou de bom humor haha).
Fácil, né? Então a gente se esbarra por aí!