assinatura

 

Hello everybody!! Bora conversar um pouquinho hoje sobre a importância do Inglês na sua vida? Então, todo mundo já sabe da importância da Língua Inglesa, né? Quem não gosta de ouvir aquele seu artista internacional favorito e cantar junto com ele?! Ou assistir aquela série com a linguagem original?! E ler aquele seu livro favorito na língua original? Fala sério, a Língua Inglesa é linda demais, né? Então … é sobre isso…

 

e-sobre-isso

 

Mais especificamente, vamos conversar hoje é da importância do Inglês na nossa vida profissional. Isso mesmo, vou mostrar como essa língua é capaz de abrir muitas portas nesse mercado de trabalho cada vez mais concorrido, então, let’s go né!

 

Antes de tudo, vamos ver uns fatos e curiosidades dessa língua?!

  • Atualmente, dentre ospaíses que falam inglês, há aproximadamente 1.3 bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo que falam o idioma, sendo cerca de 400 milhões como língua materna e outros 900 milhões como segundo idioma. É muita gente!
  • O inglês é uma mistura de alemão antigo, nórdico antigo e da língua anglo-normanda.
  • O inglês nativo tem muitos sotaques e endereços. Ele pode ser britânico, escocês, irlandês, americano, canadense, caribenho, asiático, australiano, etc..
  • Não existe um sotaque correto ou errado, existem variações de linguagem, então fica tranquilo se você acha o seu Inglês “feio”, ele só é diferente. =D
  • A língua inglesa é o idioma que possui mais vocabulário em todo o mundo.
  • Mais de 80 países falam a língua Inglesa.
  • Inglês é o idioma oficial do céu: não importa o país que você está sobrevoando, todo piloto deve falar inglês em voos internacionais.

 

E aí? Deu pra sentir a potência dessa língua, não é verdade? Não tem como gente… Em pleno século XXI, precisamos MUITO do Inglês, não tem jeito.

 

A Língua Inglesa é conhecida por ser a língua universal! Como assim, teacher? Com o Inglês, você poderá viajar para qualquer lugar desse mundão, porque as informações sempre estarão na língua oficial do país e em Inglês, por exemplo, em aeroportos, hotéis, atrações turísticas… Não tem pra onde correr, o Inglês é FUNDAMENTAL.

 

estelle-friends

 

No mercado de trabalho, saber Inglês já está se tornando algo essencial. Mas você sabia que somente cerca de 5% da população brasileira sabe se comunicar em Inglês? Tá passada?! Pois é bb, pouquíssimo, né?! É importante ressaltar uma coisa: há uma diferença entre se comunicar em inglês e ser fluente em Inglês.

 

Comunicar-se em Inglês já é um grande passo para o seu futuro no mercado de trabalho e na sua vida profissional, pois você terá habilidade de compreender e usar a Língua Inglesa em situações variadas. Já ser fluente em Inglês exige muito mais estudo e prática. Fica tranquilo, vestibulande, só de você ter a habilidade de se comunicar já é o suficiente.

 

E falando em habilidades, você sabia que existem 4 dessas para você ser fluente? Olhe só: temos o speaking, que representa a fala, o listening, que representa o ouvir, writing, que seria o escrever e o Reading, que representa a leitura, me conta aí, qual dessas habilidades você demonstra mais facilidade? E qual a mais difícil na sua opinião?

 

E cá pra nós, Inglês é muito mais fácil que o português, concordam? Hahaha

 

Não tem tantas regras, não tem milhares de tempos verbais, nem palavras acentuadas… Garanto a você, é muito mais fácil um brasileiro falar inglês do que um americano falar português. hahahah

 

Voltando a falar sobre o Inglês na vida profissional, imagine esta cena: você tem uma entrevista de emprego numa multinacional e, entre 10 candidatos, apenas você e mais 1 tem o domínio da Língua Inglesa, já sabe o que acontece com os outros 8 candidatos, né? Isso mesmo, de cara, você já eliminou 80% da sua concorrência. Dominar a Língua Inglesa é requisito mínimo na maioria das empresas atualmente, que já solicitam um outro idioma como diferencial.

 

why-tell-you

 

E não pense que o inglês só será necessário em determinadas áreas, essa língua vai ser bastante utilizada em diversas profissões, como, por exemplo, a área de tecnologia e engenharia, muitos dos termos utilizados são provenientes do Inglês, áreas estas em que é essencial o uso desta língua.

 

Para quem pretende seguir a área da administração, o Inglês também é super necessário, principalmente caso a empresa seja uma multinacional ou precise ser expandida, já imaginou ser enviado para uma reunião em outro país? Mesmo que não seja um país de língua Inglesa, a reunião será ministrada em inglês.

 

E nosso próprio país tem recebido diversas empresas estrangeiras que necessitam de mão de obra qualificada, ou seja, pessoas que falem a língua universal.

 

Precisamos entender que moramos em um país onde não temos uma segunda língua, diferente de países como o Canadá e África do Sul, por exemplo. Mas temos acesso a informações, cursos e tudo tipo de aprendizagem que pode auxiliar nessa caminhada rumo ao tão sonhado “Inglês avançado” no currículo.

 

E quais as vantagens em dominar essa língua, teacher? Vamos lá, primeiramente, tem a vantagem pessoal, esta envolve viagens, músicas, séries, filmes, livros, conversar com pessoas de outros países, conhecer outras culturas e por aí vai, além de ser um hobby para muita gente, acho tão chique dizer: eu falo Inglês, sabia? hahahhah

 

Temos a vantagem acadêmica também, até porque logo, logo você vai estar numa universidade e o domínio dessa língua possibilita uma vasta leitura em textos acadêmicos e projetos. Além disso, pode possibilitar participar de eventos internacionais como intercâmbios, seminários, congressos e várias outras coisinhas. Já pensou apresentar seu projeto em outro país? Demais, né *—*

 

clareando

 

E por último, temos a vantagem profissional, que é o que estamos batendo na tecla em relação ao upgrade no seu currículo e a possibilidade de crescer em um cargo.

Então, meu/minha vestibulando(a), nunca ache que é tarde para começar algo, não se aprende Inglês do dia pra noite ou se acorda bilingue do nada (seria incrível, né?), assim como tudo, exige muita dedicação que será recompensada futuramente.

Me conta aí, qual o seu nível de Inglês? Você acha uma língua difícil? Qual a importância do Inglês na área que você quer seguir? Espero ter ajudado você com essas dicas e conselhos.  

Comentários