Olá, vestibulande! Vamos de química orgânica? Hehe. Daremos inicia à parte introdutória da química orgânica, os grandes nomes dos estudiosos do carbono, como também as propriedades dele. Elemento esse que é essencial à vida. Só de saber disso se percebe a importância do assunto de hoje, não é mesmo? Então para tudo que estiver fazendo e venha conferir! Haha
Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.
- Histórico:
a) Torben Olof BERGMANN: Em torno de 1777, observou muitas diferenças nas propriedades de substâncias extraídas da natureza e, influenciado por outros químicos da época, como Lemery, usou a seguinte divisão: Inorgânica (reino mineral) e Orgânica (reino animal e vegetal).
b) Antoine Laurent LAVOISIER: Constatou, entre 1772 e 1777, que a combustão dos compostos orgânicos fornecia invariavelmente CO2 e H2O e que ureia e outros compostos (proteínas) continham ainda o nitrogênio. Com isso, concluiu que a maior parte dos compostos orgânicos é formada do pelos elementos C, H, O e N que ficaram conhecidos como elementos ORGANÓGENOS.
- ORGANO ➡ Orgânicos
- GENOS ➡ Geradores
c) Jons Jacob Freiherr Von BERZELIUS – Havia percebido, em torno de 1807, que os compostos inorgânicos eram facilmente obtidos em laboratório, enquanto que os orgânicos, ao contrário, eram somente sintetizados a partir de organismos vivos. Para explicar tal fato, Berzelius propôs a TEORIA DA FORÇA VITAL, segundo a qual era necessária uma força especial desconhecida, somente presente nos seres vivos para se obter compostos orgânicos.
d) Frieddrick WHÖLER(1828): Obteve, acidentalmente, uma substância orgânica a partir de um sal, composto mineral, contrariando totalmente a Teoria da Força Vital. Ele próprio teve que repetir algumas vezes a experiência para acreditar no seu resultado.
A síntese da Ureia teve, portanto, importância histórica para o desenvolvimento da Química Orgânica, pois a partir daí diversos químicos obtiveram outros compostos orgânicos na ausência de quaisquer organismos vivos.
Hoje em dia, o número de compostos orgânicos conhecidos (quase 9.000.000 ) ultrapassa em muito o de inorgânicos (quase 400.000).
Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.
Obs.: Compostos de Transição: São aqueles que, apesar de conterem em sua estrutura carbono, NÃO são considerados orgânicos.
Ex.: Carbonatos (CO3-2), diamante, grafite, CO, HCN, CO2, etc.
e) Friedrich August KEKULÉ:
TEORIA ESTRUTURAL DO CARBONO (1858-1861 )
– 1º Postulado: O carbono é sempre TETRAVALENTE.
* Faz quatro ligações covalentes.
– 2º Postulado: As quatro valências do carbono são totalmente iguais entre si.
Ex.:
– 3º Postulado: O carbono é um dos elementos com capacidade de formar cadeias.
Ex.:
- TEORIA DO CARBONO TETRAÉDRICO (1874)
Proposta independentemente por Le Bel e Van’t Hoff serviu de base para a montagem de fórmulas estruturais espaciais dos compostos orgânicos. Segundo essa teoria, o carbono situa-se no centro de um tetraedro regular, com as suas valências dirigidas para os seus vértices.
2) HIBRIDIZAÇÃO, GEOMETRIA e ÂNGULO:
a) TETRAÉDRICA ( sp3 ):
b) Trigonal (sp2):
c) LINEAR (sp):
R E S U M O
* O átomo de carbono que apresenta somente ligações simples é chamado de Saturado. Aqueles que apresentam ligações duplas e/ou tripla são denominados de Insaturados.
3) Prefixos:
O prefixo indica o número de átomos de carbono presentes na cadeia principal.
4 ) CLASSIFICAÇÃO DOS ÁTOMOS DE CARBONO:
a) Primário: Quando o átomo de carbono encontra-se diretamente ligado a um outro carbono ou a nenhum.
b) Secundário: Quando o átomo de carbono encontra-se ligado a dois outros átomos de carbono.
c) Terciário: Quando o átomo de carbono encontra-se ligado a três átomos de carbono.
d) Quaternário: Quando o átomo de carbono encontra-se ligado a quatro átomos de carbono.
Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.
E isso é tudo, bb? Se gostou desse conteúdo, tenho uma ótima notícia. Há muito mais de onde veio este!