¡Hola! ¿Qué tal? Em nosso bate-papo de hoje, vamos falar sobre o Espanhol em um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, FUVEST ¿Listos?
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.
Para a nossa conversa de hoje resolvi trazer o professor Girafales para explicar um pouco sobre a Prova de vestibular da Fuvest e como poderá cair a Língua Espanhola, caso você opte por ela na prova.
A FUVEST é responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da Universidade de São Paulo (USP). O vestibular passou por muitas modificações em 2010, tornando a prova mais acessível aos alunos que são da Rede Pública de Ensino e a prova também passou a ser mais interdisciplinar, mantendo, mesmo assim, o seu nível de dificuldade.
A disciplina de Espanhol é optativa na prova, o candidato irá escolher entre o Inglês e o Espanhol, como acontece na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Você já está familiarizado com essa possibilidade, né?! As questões de Língua Estrangeira Moderna, no nosso caso, o Espanhol, estarão presentes na primeira fase do Vestibular, ele é dividido em duas fases.
Na primeira fase, temos um caderno com 90 questões, mas apenas 5 ou 6 serão de Espanhol, digo 6 porque já houve prova que apresentou esse número de questões. Então esteja preparado para isso! Maaas ¡no te pongas nervioso con eso!
Diferentemente da prova do Enem que tem um texto para cada questão, na prova da FUVEST você vai ver uma texto para 2 ou até mesmo três questões. Isso facilita na hora de responder, já que um dos problemas que enfrentamos no Enem é o cansaço. Por causa dos muitos textos, nossa mente fica cansada na hora de responder, mesmo que sejam somente cinco questões.
O que você vai encontrar na prova da FUVEST?
Vamos lá entender um pouco mais isso, quando se trata da prova de Espanhol. Encontrará textos, ou seja, terá questões de análise e interpretação de texto. Terá que identificar o tema central e as diferentes ideias contidas nele. Estabelecer relações entre as ideias diferentes. Identificar elementos que exprimam a ideia de lugar, tempo, modo, finalidade, causa, condição, consequência, comparação etc. Então atenção toda vez que se deparar com um texto, não esqueça daquela dica primordial do nosso primeiro bate papo (leia o enunciado da questão primeiro) busque saber o que as questões irão pedir em relação ao texto antes de ir lê-lo. ¡Cuídateeee! Jejeje
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.
Outra coisa importante para a prova da FUVEST é o estudo do vocabulário, eita, o que é isso?
É você saber o significado das palavras e expressões. Mas claaaro que nunca saberemos todas jejeje, não sabemos todas da nossa Língua Materna, a portuguesa, imagine de outra Língua.
A ideia aqui é que você saiba o máximo de palavras possíveis, por isso é muito importante que você leia textos (jornalisticos, literários etc), ouça músicas e assista a filmes ou a séries (voz e legenda) em Espanhol para você se familiarizar o máximo possível com a Língua. Claro que você não vai parar de estudar para fazer essas coisas, mas utilize essas coisas em seus estudos, entendeu?!
No seu momento de lazer, escolha sempre por algo referente à língua estrangeira de sua escolha. No seu momento de estudar o idioma, coloque algo que te estimule a buscar cada vez mais conhecimento daquele vocabulário. Isso tornará o seu estudo mais legal e cheio de aprendizado. É mais que comprovado que aprendemos muito quando somos interessados no assunto. É necessário que você saiba as semelhanças e diferenças dos significados das palavras e expressões.
Além da interpretação de texto e conhecimento máximo do vocabulário, é necessário entender alguns aspectos gramaticais. Assuntos como flexão dos substantivos (entra aqui as palavras heterogenéricas que mudam de gênero de acordo com a Língua), flexões dos pronomes e dos artigos (os artigos confundem muito quando estamos aprendendo a língua, principalmente o artigo neutro “lo”; cuidado com ele, se não estudamos pensamos que ele é artigo definido masculino, coisa que ele não é) ¡ATENCIÓN!
Precisamos entender sobre as concordâncias, seja ela nominal ou verbal. Os nexos (preposições e conjunções) são muito importantes nos textos, não damos a devida atenção a eles, mas estão presentes em todos os textos e, se não entendemos seus usos, podemos facilmente perder uma questão que peça o objetivo daquele texto ou daquela expressão.
Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.
As conjunções subordinadas em Espanhol são responsáveis pelo entendimento de causa, consequência, finalidade, tempo, condição, oposição, concessão e comparação. Isso poderá apararecer em alguma questão do vestibular, trazendo a expressão e perguntando qual o sentido dela. Então já corre pra aprender esse conteúdo gramatical. As preposições podem ser parecidas com as da Língua Portuguesa, mas algumas o seu uso é diferente. Exemplo disso é a preposição “en”, na Língua Espanhola utilizamo-nos quando vamos falar sobre qual meio de transporte foi utilizado, veja as orações a seguir:
Na primeira oração é utilizada a preposição “en” da Língua Espanhola para falar o meio de transporte que foi utilizado para se locomover de um lugar ao centro da cidade. Na Língua Portuguesa, utilizamos “de” se usarmos ela em Espanhol para esse contexto estará errado. Não caia nesse erro!! 😀
Na segunda frase, vemos que o uso da preposição nas duas Línguas foi o mesmo. Aí você deve estar se perguntando: “para que preciso saber disso se a questão não vai pedir para eu escrever preposições?”. A questão pode não pedir isso, mas ela pedirá o significado da expressão, você terá que saber que o “en” no texto não está errado, entende?! Se você nunca prestou atenção em algumas conjunções e preposições, essa é a hora de você correr atrás desses conteúdos, eles são importantíssimos para uma interpretação genuína do texto.
Então, se tem algo que eu digo para você que fará o vestibular da FUVEST, é que a gramatica é importante para essa prova, não vacile ao negligenciar seus estudos em relação a esses conteúdos, tá certo?! Vai pra cima que o mundo é seu, lindes!!
¡Hasta!