O que mais cai em Física no Enem 

Física é aquela ciência exata cheia de cálculos e teorias que quando a gente vê, já bate um nervoso né? (É cada dorzinha de barriga, hahhah). Principalmente no Enem, ela costuma ser uma matéria que define o destino de muita gente.

 

Mas ouso dizer que fiquei mexida quando, através das aulas de física, que as estrelas que estão brilhando no céu já morreram há um bom tempo. (Será um sinal clássico, que mesmo após a morte, mantemos nosso brilho aqui na Terra? #AquiTemProfundidade hahaha)

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Enfim, bom dia, boa tarde e boa noite.   

 

Eu separei aqui os assuntos que mais caem no Enem, para você já se preparar e não deixar sua barriga te atrapalhar durante a prova. Estes assunto eu separei junto com o querido professor, Thyago Otoni, que passou umas dicazinhas bem legais para te ajudar na hora de estudar em casa.

 

Dá só uma olhada: 

 

Aprenda a estudar Física 

mulher matematica confusa

Oh meu anjo, infelizmente ficar só na decoreba não rola :/. É necessário aprender de verdade; lendo as teorias, aprender as fórmulas e saber como aplicá-las nas questões. 

 

Principalmente para o Enem, pois como é uma prova longa, você pode acabar esquecendo aquilo que decorou, devido a ansiedade, por exemplo. 

 

Mas relaxa, a gente também tem um monte de conteúdo bem legal sobre este assunto, você pode começar descobrindo como a terapia pode te ajudar na preparação para o Enem, que tal? Coloca ele na aba ao lado e depois dá uma conferida 😉

 

Então, sobre Física, já quero te dar um conselho show de bola: Aprenda a Teoria. Parece óbvio, não é mesmo? Mas muita gente acredita que só ficar martelando os exercícios já vai salvar. (Abre o olho… hum. ehhehe).

 

Portanto, antes de partir para as resoluções de questões, assiste aquela videoaula mara do Explicaê, anote as informações, dá aquela revisada nos materiais de apoio, compreenda bem o conteúdo e aí sim você se joga nos exercícios. (Ufa, parece muita coisa né? Mas né não, é só praticar que tudo dá certo ;)).

 

Para facilitar sua vida, faça um checklist do coração roxo:

  • Estude utilizando sempre seu material de apoio. (ele será seu maior aliado na hora de revisar os assuntos).
  • Grife o que for mais importante.
  • Use palavras-chave para fixar a matéria.
  • Escreva aquele resuminho do coração.
  • Crie um mapa mental.

 

Com um arsenal desses filhe, você vai é dar aula de física meu bem (Otoni, fica esperto em hahaha). Mas óh, sem neura, é apenas um checklist básico para te situar na hora de estudar em casa. 😉

 

Agora, let’s go baby!!! 

 

Os Assuntos que mais caem em Física

 

  • O que são Ondas Sonoras

bart fones musica

Tutsss… Thutsss… Tutsss… (Óh beleza, ouvir um som é bom demaissss!! hahah)


Na Física som, som nada mais é do que toda forma de onda que tem a capacidade de sensibilizar nosso sistema auditivo, permitindo que o cérebro decodifique a pressão recebida em algo que a gente entenda.  


As ondas sonoras possuem algumas características básicas, dá só uma olhada:

Mecânicas, pois precisam de um meio para se propagar, estes  podem ser líquidos, gasosos ou sólidos. O bacana é saber que a velocidade do som está ligada pelas moléculas de cada meio, e portanto, quanto maior for a união de molécula em um material, maior sua velocidade. 

 

Por isso, elas se propagam muito mais rápidas nos meios sólidos. Olha só este exemplo:

meios propagação onda sonora
Ondas Sonoras também são  Tridimensionais, ou seja, se propaga em 3 dimensões, que são largura, altura e comprimento. Portanto, você pode até fechar os olhos quando sua mãe tá reclamando daquele copo em cima da pia, mas você vai ouvir eu qualquer canto da sua casa. (mãe né? sempre igual ahahah)

 

E sua terceira característica, é ser uma onda longitudinal, vibrando na mesma direção em que ele se propaga. Massa né, então já deixa anotado ai no seu caderno de estudos.

 

Aí você me pergunta, e o vácuo? Então grave bem meu bem: Ondas Sonoras não se propagam no vácuo! 😉

 

Nossa, que massa, é só isso?

 

Um pouco mais (hahaah):

 

Uma informação bacana que o professor passou, foi que é possível também realizar o cancelamento de ruído de uma onda sonora, isso pode ser feito de uma forma simples.

 

 Basta posicionar uma segunda onda sonora com a mesma amplitude e fase invertido do som original, assim ambas se anulam e ocorre o cancelamento de ruído, este efeito é chamado de interferência.

 

Agora uma questão de Ondas Sonoras, básica, só para ver se você está mandando bem no assunto:. 😉

 

1.(UNIT-MED) O ultrassom é bastante utilizado no diagnóstico por imagem e em terapia. Considerando-se a velocidade do ultrassom em tecidos humanos em torno de 1500,0m/s, com uma frequência de 5,0 MHz, qual o seu comprimento de onda? 

(A) 0,03 mm 

(B) 0,3 mm 

(C) 3 mm

(D) 30 mm 

E 300 mm

 

Como você deve percebido, o assunto não acaba por aqui, tem muito, muito mais.

Estude um pouco sobre o famoso número de Mach e sua relação com as ondas supersônicas e ultrassônicas. Uma dica inicial, vale muita a pena dar um pulo na plataforma online do Explicaê e conferir esse assunto. 

 

 

  • O que é Eletrodinâmicade volta pro futuro

 

 Claro, para dar aquela eletrizada na prova, é óbvio que este seria um dos assuntos que mais caem no Enem. Mas é bem tranquilo, relaxa. 

 

Para te situar, a eletrodinâmica é a vertente da eletricidade que trata das cargas de movimentos que conhecemos de corrente elétrica.

Já as correntes elétricas são formadas a partir de um movimento ordenado de cargas elétricas (sendo elétrons ou íons) através de um condutor. 

 

Para isso ocorrer, é preciso que exista uma tensão entre os dois pontos (negativos e positivos), conhecido também como diferença de potencial (d.p.p), essa diferença é representada pela unidade Voltz(V) (Sabe aquelas voltz das lâmpadas que você compra na mercearia? Então, é bem isso bb).

 

Olha um exemplinho do 💜:

movimento ordenado eletrodinâmica

E fique sabendo que as correntes elétricas também possuem alguns efeitos. dá uma olhada e depois confere na hora de estudar em casa em:

  • Luminoso
  • Químico
  • Joule
  • Mecânico

 

Tudo anotado? Então vamos de questão de Eletrodinâmica para aprofundar o conteúdo?

 

2.(UTFPR) Assinale a alternativa correta.
A grandeza intensidade de corrente elétrica tem como unidade de medida ampère e essa unidade é definida pela razão (divisão) entre duas outras unidades, que são, respectivamente,

(A) coulomb e segundo.

(B) volt e segundo.

(C) coulomb e volt.

(D) joule e volt.

(E) volt e ohm.

Hummmm, e aí? É, o assunto não acaba por aqui, por isso continue estudando para aprender outros termos desta matéria.


Ah, acrescente também essas curiosidades na hora de estudar para o Enem:

– As cargas da bateria podem ser transformadas de MAH (MILIAMPEREHORA) para C (COULOMB), multiplicando o valor por 3,6.
-Resistores em série são percorridos pela mesma corrente, enquanto dividem a DDP.

– O brilho das lâmpadas está relacionado a sua potência.

 

  •  O que é Cinemáticasimpsom esteira preguiça

A cinemática é um clássico nas provas do Enem, literalmente. Esse assunto sempre cai no Enem (e dá aquela famosinha dorzinha de cabeça de leves haha), e está sempre explorando situações reais ocorridas no trânsito e no movimento dos corpos em geral.

 

Seu objeto estão as propriedades do movimento como: posição, velocidade, aceleração, entre outras. Estes movimentos podem ser tanto lineares ou circulares, que se dividem em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V).

 

Vamos testar como você está sobre o assunto?

 

3.(UNIT) Um veículo com 7,5m de comprimento entra em um túnel com velocidade de 54,0km/h e, depois de cinco segundos, observa-se que o veículo sai do túnel com velocidade de 72,0km/h. A partir dessas informações, é correto afirmar que o comprimento do túnel, em metros, é igual a:

(A) 78,0 

(B) 80,0 

(C) 87,5 

(D) 90,0 

(E) 95,7


Tá fácil? Difícil? Marromeno? hahahah 

 

Para o estudo de cinemática é bom ficar a par sobre conceitos da matéria como: corpo extenso,  trajetória, posição, movimento e repouso, entre outros assuntos. 

 

Vale a ressaltar que a cinemática divide-se entre vetorial e escalar, enquanto a vetorial precisa de módulo, direção e sentido, como exemplo: trajetória; a escalar precisa apenas de valores, como temperatura e peso.

 

Ao estudar para o Enem levem em consideração que a gravidade é uma aceleração, portanto, indica quanto a velocidade varia em um tempo determinado. 

 

Entendendo melhor: sabendo que a gravidade da Terra é 10M/S², podemos notar que, durante uma queda, um corpo tem sua velocidade aumentada 10 M/S a cada segundo.

 

E aí, tudo na paz até aqui?? Espero que sim, mas qualquer coisa é só gritar! 

 

  • Como funciona a energia

gatp boate djA energia é uma propriedade que determinado corpo possui que lhe permite realizar trabalho. Assim, um corpo ou sistema qualquer que realiza ou é capaz de realizar trabalho possui energia. 

 

E olha só, se tem um outro assunto que sempre cai no Enem, é este. então se liga (entendeu? entendeu? ahah). 

 

A Energia é uma propriedade bem interessante, pois é a partir dela que conseguimos realizar nosso trabalho. (Hummm, sabe quando tu resolveu levantar para lavar o copo, depois de ouvir sua mãe por meia hora? Então, esse movimento é energia meu bemm!)


Portanto, na física ela é trabalhado como energia mecânica, e  se divide em energia Cinética e Energia Potencial.

 

A Energia Cinética é aquela que depende do movimento, da velocidade e da massa do objeto, e se calcula assim:

cálculo energia cinética

Em sumo, outra forma de energia que se manifesta, é a Energia potencial, esta se divide em gravitacional e elástica. A gravitacional utiliza a gravidade como um dos seus vetores. Sua equação é bem simples e leva em consideração a massa (m) do objeto, gravidade (g) e altura (h) que o objeto se encontra. 

 

Olha só que fórmula lindemais:

energia potencial gravitacional

 

Já a energia potencial elástica, depende de um elástico ou uma mola, sua equação se dá por K, que é a Constante elástica da mola (interessante que ela normalmente aparece como Newton/M que define se a mola é maleável ou rígida). Depois multiplica por sua deformação (x) ao quadrado, dividido por 2. Olha só a fórmula:

energia potencial elástica

 

Bem parecida com a primeira né? 

 

A Física pode até ser difícil no começo, mas depois que você pegar o gosto, você vai voarrrr. Segue este exercício só pra se divertir um pouco,

 

 Ah, lá embaixo vai ter o gabarito para você conferir. E qualquer dúvida, só correr lá no Tira dúvidas do Explicaê!

 

4.(CFT-MG) Uma força horizontal de módulo constante F = 100 N é aplicada sobre um carrinho de massa M = 10 Kg que se move inicialmente a uma velocidade V0 = 18 km/h. Sabendo-se que a força atua ao longo de um deslocamento retilíneo d = 2 m, determine a velocidade fi nal do carrinho, após esse percurso.

(A) 5 m/s 

(B) 8,1 m/s 

(C) 19,1 m/s 

(D) 65,0 m/s

 

É isso meus bbs, esse foi apenas uma pincelada para a gente se divertir um pouco sobre os assuntos que mais em Física no Enem. Espero que vocês tenham gostado. 

 

Ah depois conta ali nos comentários se você gabaritou os exercícios do texto. 😉 E quero ver todo mundo inspirado para arrebentar nos estudos e tirar aquele notão.

 

Aproveita e já coloca no seu plano de estudos, junto com os demais assuntos  que mais caem no Enem.

GABARITO

1) B – 2) A – 3) B – 4)B

 

Compartilhe esse post