Os patrimônios culturais são considerados heranças deixadas pela humanidade, para todos os cidadãos!
Esse é uma assunto que envolve tanto as áreas de humanas, como história e geografia, quanto as de ciências da natureza, como física, química e biologia.
Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.
Enquanto as de humana buscam o reconhecimento histórico destes patrimônios, as de ciências da natureza se responsabilizam pela sua conservação!
Em história, é um dos assuntos que mais caem no Enem, por isso vamos falar um pouquinho sobre o assunto!
Vem aprender com a gente!
O que é Patrimônio Cultural?
Como já foi falado, são heranças da humanidade, normalmente trata-se de prédios, monumentos, entre outros.
No entanto, manifestações culturais, como alimentos, danças, entre outros, também são considerados patrimônios culturais.
A palavra patrimônio vem do latim pater, que significa pai, fazendo referência às heranças deixadas para os filhos.
Foi apenas após a Revolução Francesa que o termo patrimônio cultural foi designado a ser uma herança dos povos para suas futuras gerações!
Para você ter uma ideia exata sobre o que é patrimônio cultural, faz-se importante entender que existem duas classificações, sendo:
Patrimônio Material: Refere-se ao conjunto de bens, móveis e imóveis de uma nação ou região específica. Sua preservação é realizada pelo seu valor histórico, etnográfico ou artístico.
Além disso, costumam preservar a memória cultural e histórica de uma nação ou região, por exemplo, as igrejas barrocas de Minas Gerais.
Patrimônio Imaterial: Refere-se às técnicas, às representações, às práticas e demais conhecimentos que possuem uma representação sobre as expressões culturais de uma região.
Por exemplo, o bolo de rolo é considerado patrimônio cultural imaterial do Estado de Pernambuco.
Como se desenvolveu a política patrimonial
Política Patrimonial são legislações que buscam tanto preservar os bens materiais já existentes quanto definir novos patrimônios culturais.
Além disso, elas buscam gerir os lugares de memória e possíveis danos aos patrimônios, como é o caso do Brasil com o decreto-lei número 25, de 30 de novembro de 1937.
Por exemplo, contra os danos de patrimoniais, o art. 17 deste decreto prevê:
“As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cinquenta por cento do dano causado.”
Vale ressaltar que a política de preservação patrimonial foi formalizado durante o primeiro governo de Getúlio Vargas, através da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), no ano de 1937.
O órgão teve como característica a urgência em restaurar e tombar bens artísticos e arquitetônicos coloniais, considerados como testemunhas simbólicas das raízes do povo brasileiro.
Além disso, definiu-se uma nova perspectiva ao urbanismo, na busca de desenvolver novas paisagens, que se tornaram um instrumento de propaganda para alimentar o sentimento de unidade no Brasil.
Entretanto, durante a ditadura militar, ocorreram diversas alterações no órgão responsável, o qual, neste momento, já havia trocado de nome, para Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Em vez de pregar um tratamento nacionalista no desenvolvimento de um país moderno na era Vargas, a ditadura passou a designar que as edificações históricas assumiriam um papel de alicerces na superação do atraso econômico e social.
Até os dias atuais, seguem-se as mudanças sobre essas políticas, levando em consideração que o conhecimento e alterações legislativas caminham junto à mudança de governos e épocas.
Principais Orgãos
No Brasil, o IPHAN continua sendo o órgão responsável pela gestão dos patrimônios culturais, sendo vinculada ao Ministério da Cultura.
Já no Mundo, considera-se a Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) o órgão responsável por definir regras e proteger o patrimônio histórico e cultural da humanidade.
A UNESCO, ao longo dos anos, tombou diversos patrimônios culturais pelo mundo, conheça alguns a seguir:
Principais patrimônios culturais do Brasil
- Centro Histórico de Ouro Preto – MG
- Ruínas de São Miguel das Missões – RS
- Centro Histórico de Salvador – BA
- Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – Congonhas do Campo MG
- Centro Histórica de Olinda – PE
- Brasília- DF
- Parque Nacional Serra da Capivara -PI
- Centro Histórico de Diamantina – MG
- Praça de São Francisco – São Cristóvão/SE
- Paisagens Cariocas – RJ
- Centro Histórico de Goiás – GO
- Pampulha – Belo Horizonte/MG
- Centro Histórico São Luís- MA
- Cais do Valongo- RJ
Principais Patrimônios Culturais do Mundo
- Taj Mahal – Índia
- Barreira de Corais – Austrália
- Grand Canyon – EUA
- Ilha de Páscoa – Chile
- Petra – Jordânia
- São Petersburgo – Rússia
- Machu Picchu – Peru
- Cataratas do Iguaçu – Brasil/ Argentina
- Havana – Cuba
- Pirâmides de Gizé – Egito
Mapa Mental sobre Patrimônio Cultural
Bora de exercício para aprender mais um pouquinho e já estudar para o Enem! Gabarito lá no final! 😉
1 – A Constituição brasileira estabelece que o poder público deve promover e proteger a cultura nacional através daquilo que se convencionou designar como “patrimônio cultural brasileiro”.
Esse “patrimônio” é formado por bens materiais e bens imateriais que configuram uma identidade à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
O órgão responsável pelo tombamento das culturas é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que reconhece, atualmente, 15 patrimônios imateriais, dentre eles:
(A) samba, capoeira e o acarajé.
(B) frevo, Ouro Preto e a música caipira.
(C) viola artesanal, cinema nacional e o samba.
(D) Brasília, Pantanal mato-grossense e Amazônia.
(E) judô, cancioneiro popular e a festa do Círio de Nazaré.
É isso, pessoal! Espero que este conteúdo tenha ajudado a iniciar os estudos sobre patrimônio cultural para o Enem!
Não deixe de conferir também os assuntos que mais caem em história. Abre o link e se jogaaaa!!!
Espero vocês na próxima!
GABARITO: A