PLANEJAMENTO TEXTUAL: EIXO TEMÁTICO TECNOLOGIA

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Oi, pessoal!!!! Como vocês estão? Espero que bem! Hoje daremos sequência ao nosso estudo por eixos temáticos e trabalharemos com um novo eixo: TECNOLOGIA. Ele engloba vários assuntos, inclusive, alguns dos temas de redação do ENEM já tiveram como foco esse eixo, vocês lembram deles?

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  • Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado (2011);
  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018);
  • Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças (2019 – 2ª aplicação).

Isso mostra a importância do estudo por eixos, para que estejamos preparados ao receber o tema surpresa na prova e cheios de conhecimento de mundo para ser utilizado de acordo com o assunto/recorte temático de cada eixo. Vamos conhecer mais sobre esse universo?

Vejam um exemplo de como entender essa forma de estudo:

Eixo – Tecnologia

Assunto – NOMOFOBIA

Tema – Os impactos da Nomofobia no Brasil

Vocês sabem o que significa nomofobia? Observem a definição a seguir.

É o medo de ficar incomunicável de um jeito bem específico: sem acesso ao celular. Tecnicamente, há até quem não considere o distúrbio uma fobia de fato, mas apenas uma ansiedade comum associada à dependência do uso de celular. Os sintomas são os seguintes: incapacidade de desligar o aparelho, checar notificações repetidamente, ficar obcecado com a duração da bateria, sofrer se a rede estiver instável ou se não houver acesso à internet. A condição é tão atual que o nome nem vem do latim, como na maioria das outras fobias: o termo “nomo” é uma abreviação do inglês “no mobile” (sem telefone móvel). Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/o-que-e-nomofobia/.

Agora vamos falar sobre alguns assuntos do eixo TECNOLOGIA e destacar o que é preciso para que vocês estejam prontos para arrasar na redação caso eles sejam os norteadores da sua temática.

Saber a definição do assunto tratado, selecionar as causas para problematização do tema, pensar nas consequências, que ajudarão a fundamentar a argumentação, e ampliar o repertório sociocultural são os principais quesitos para fazer uma boa preparação para cada assunto estudado. Desse modo, vocês estarão prontos para desenvolver e defender bem o texto e a tese em qualquer tema!

 

Assunto 1 – NOMOFOBIA

Pensem em por que a população brasileira é tão nomofóbica! Isso ajudará a descobrir as causas, os problemas que serão desenvolvidos no seu texto! Observem:

 

Causas?

▪ Falta de educação digital

▪ Falta de informação/ de campanhas/ de debates sobre o tema – assunto

▪ Banalização do problema

▪ Falta de controle familiar

 

Consequências?

▪ Baixo rendimento nos estudos

▪ Falta de foco no trabalho

▪ Distanciamento das relações sociais e conflitos

▪ Prejuízos físicos

▪ Dependência de medicamentos e drogas

 

REPERTÓRIOS

►Finlândia – educação digital

►Poder disciplinar – Foucault

►Animação – Escravos da tecnologia – Steve Cutts

►Cibercultura e Ciberespaço – Pierre Lévy

 

Assunto 2 – LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DISCURSO DE ÓDIO

Recebe o nome de liberdade de expressão a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. O princípio da liberdade de expressão deve ser protegido pela constituição de uma democracia, impedindo os ramos legislativo e executivo do governo de impor a censura. Disponível em: https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/.

Discurso de Ódio é uma forma de pensamento, fala e posicionamento social que incita à violência contra diferentes grupos da sociedade. Pode ser verbalizado ou escrito e sua intenção é discriminar as pessoas devido a suas diferenças, sejam estas raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, deficiências, classe etc. O Discurso de Ódio tem por base o ódio em si ao diferente e todos os preconceitos e prejuízos que decorrem desse sentimento. É considerado crime no Brasil e também um atentado aos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/discurso-de-odio/.

 

Causas?

▪ Confusão entre liberdade de expressão e agressão

▪ Falta de fiscalização e de denúncias

▪ Impunidade

▪ Falso anonimato

▪ Falta de educação na área de informática – ética nos meios virtuais.

 

Consequências?

▪ Preconceito

▪ Problemas emocionais

 

REPERTÓRIOS

► Comportamento de Manada

►Artigo 5° – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…) IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

►Princípio do Dano – John Stuart Mill

►ONG – Safernet

 

 

Assunto 3 – INCLUSÃO DIGITAL

Pensem em por que no Brasil muitas pessoas são excluídas digitalmente! Assim vocês descobrirão as causas do problema em debate!

Causas?

▪ Falta de acesso à ferramenta

▪ Falta de acesso ao serviço

▪ Falta de acesso ao letramento digital

▪ Falta de cumprimento dos direitos do cidadão

 

Consequências?

▪ Exclusão

▪ Invisibilidade

▪ Preconceito

▪ Desigualdade educacional e social

 

REPERTÓRIOS

► “O futuro já chegou, só não está uniformemente distribuído” – Willian Gibson

►”Toda tecnologia cria seu excluídos” – Pierre Lévy

►”A globalização é perversa, porque beneficia poucas pessoas” – Milton Santos

►51% da população é excluída digitalmente – FGV

►Um Senhor Estagiário – Filme

 

Assunto 4 – NOTÍCIAS FALSAS

Pensem em por que no Brasil tantas notícias falsas são disseminadas, principalmente pela internet!

Causas?

▪ Falta de informação geral

▪ Falta de educação digital

▪ Falta de filtros críticos

▪ Influência da mídia

 

Consequências?

▪ Destruição de reputações

▪ Injustiças

▪ Mortes

 

REPERTÓRIOS

► A corrente do Bem – Filme

►Pinóquio – Filme/Livro

►Cognição Preguiçosa – Daniel Kahneman

►Caso Fabiene de Jesus – Guarujá – 2014

►Pós-verdade foi a expressão mais comentada em 2016 – Universidade de Oxford

 

Por hoje é só, pessoal! Espero que vocês tenham entendido tudo direitinho, tenham ampliado bastante o conhecimento de vocês e tenham aprendido como traçar estratégias eficientes para estudar redação e para usar adequadamente a tecnologia, ferramenta extremamente importante e útil, que pode facilitar as nossas vidas. Ela não deve, jamais, ser demonizada, mas bem utilizada para não se tornar uma arma nas mãos de muitos ou até atrapalhar as nossas vidas com o distanciamento social, o baixo rendimento nos estudos ou com a perda da produtividade no trabalho. Por isso, façam bom uso desse presente tecnológico que a nossa geração ganhou! Beijo grande e até o próximo eixo-blog!

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