Todo mundo que já fez alguma prova importante sabe como é difícil manter a calma. O nervosismo pré-prova é trabalhoso de se controlar, mas não é impossível. Então que tal tentar conter esse turbilhão de emoções com as dicas que separamos nesse textinho?

É comum que os estudantes se preparem durante muito tempo para passar por um exame. Eles apostam em coisas muito importantes como fazer um plano de estudo para as matérias, estudar todos os conteúdos e respeitar o melhor horário para estudar. Mas o que alguns esquecem é de dar a atenção devida ao aspecto emocional, que é um fator que conta muito na hora de passar por uma avaliação. Além de estudar, assistir videoaulas, fazer resumos e revisões, é essencial preparar o emocional para os momentos de tensão que serão enfrentados.

 A verdade é que ficamos nervosos porque, de maneira inconsciente, o nosso corpo identifica a prova como uma ameaça. Isso é potencializado quando pensamos na prova como um risco, por exemplo, o risco de não se sair bem em alguma matéria e se prejudicar de maneira geral. É algo suuuuper normal, pode acontecer até com a pessoa que mais estuda. Mas na verdade, no fundo você bem sabe que a prova é o seu momento de mostrar tudo o que aprendeu com todos os esforços, afinal, você se preparou muito para isso. Então fofinho, pare um instantinho e tente gerir o seu lado emocional que é um ponto essencial para manter o bom desempenho.  

E como deixar o nervosismo de lado?

Existem algumas maneiras de deixar o tal nervosismo de lado, uma delas é não estudando na véspera da prova. Sim, bebê! Veja bem, você já estudou durante vários meses, se preparou tanto, fez revisões, assistiu videoaulas, respondeu diversos exercícios e muitas outras coisas que buscou para se sair bem na prova, então não existe necessidade de sobrecarregar a sua mente um dia antes de uma avaliação tão importante. Você pode substituir essa última revisão por um passeio com os amigos, ou dormindo bastante, por exemplo. Vai fazer algo que você gosta, se divirta, sem sobrecarregar o corpo, claro! Certamente, isso vai trazer muito mais benefícios do que estudar qualquer conteúdo.

Por falar em corpo, queremos que o seu seja um grande aliado em busca da sua aprovação. Então, cuide bem dele, tá? Hidrate-se, coma bem, durma melhor ainda, faça uma caminhada leve para liberar endorfina, ou coma aquele brigadeiro que você tanto ama. O seu corpo precisa estar bem e alinhando com o seu emocional. Ah, vale lembrar também que você deve levar água e aquele lanchinho lindinho no dia do exame, porque vai ser uma treta enorme tentar controlar o seu estômago no meio de uma prova tão extensa, além daquela dor de cabeça chata que é um aviso típico da fome.

Outra coisa muito importante para manter a calma em qualquer momento é tentar controlar a respiração. Bem simples, né? Mas isso faz com que o seu corpo entenda que você não está em perigo. Então vamos lá, inspire pelo nariz, enchendo lentamente os pulmões de ar e expire pela boca, sem pressa, tá? Você só vai gastar um minutinho fazendo isso. Gastar não, investir!

Se você já estava bem, agora, depois dessas diquinhas, vai ficar ainda melhor!

E só porque você acessou o nosso Blog, pode assinar a minha plataforma com 20% off. Gostou? Então clique no botão abaixo e garanta esse descontão em todos os planos.

cupom-desconto-20-porcento

Comentários