PRINCIPAIS PONTOS SOBRE HERANÇA SEXUAL

assinatura

 

Olá, vestibulande! Abordaremos no blog de hoje um assunto muito legal da Biologia: principais pontos sobre herança sexual. É curioso saber a origem de certas características que herdamos dos nosso genitores, não é mesmo? Vamos nessa nos entender melhor! Hehe

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Você sabia que…

 

– o daltonismo e a hemofilia são mais comuns em homens do que mulheres?

– nas galinhas quem define o sexo dos filhotes é a mãe?

– nas tartarugas marinhas é a temperatura de incubação dos ovos que define o sexo da prole?

– o zangão não possui pai?

– um gene pode ser dominante em um sexo e recessivo em outro?

 

As explicações para todas essas perguntas se encontram nessa publicação. Então, vamos entender como funciona a herança dos cromossomos sexuais?

 

Então vamos nessa…

 

Nas células somáticas da espécie humana, existem 46 cromossomos (23 pares de cromossomos), dos quais 22 pares não apresentam diferenças entre machos e fêmeas – e são chamados de autossomos.

Os dois outros cromossomos, chamados de heterossomos ou cromossomos sexuais, apresentam diferenças. Estas são elas: enquanto as mulheres apresentam dois cromossomos sexuais perfeitamente homólogos, que foram denominados XX, os homens possuem um cromossomo X e um outro, não totalmente homólogo a X, e que foi denominado Y.

 

sexuais

 

homologos

 

gametas

 

Todos os gametas (óvulos) formados por meiose em uma mulher possuem o cromossomo X, enquanto os homens podem formar gametas (espermatozoides) que apresentam o cromossomo X e outros que apresentam o cromossomo Y.  Por isso, dizemos que as mulheres são o sexo homogamético e os homens são o sexo heterogamético.

Sendo assim, no sistema de determinação sexual da espécie humana – SISTEMA XY – é homem quem define o sexo dos filhos.

 

definicao-sexo

 

Por exemplo:

 

exemplo 

 

  • Herança ligada ao sexo

 

É aquela determinada por genes localizados na região heteróloga do cromossomo sexual X.

Dessa forma, indivíduos do sexo biológico feminino apresentam dois alelos (um em cada cromossomo), enquanto que indivíduos do sexo biológico masculino apresentam apenas um alelo (presente apenas no cromossomo X).

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Por essa razão, as mulheres poderão apresentar três tipos de genótipos (homozigoto dominantes, homozigoto recessivo ou heterozigoto) e os homens podem apresentar apenas dois tipos de genótipos sendo designados como hemizigóticos.

Thomas Hunt Morgan, em 1909, ao estudar a mosca da fruta (Drosophila melanogaster), observou que a frequência da cor dos olhos deste inseto era diferente em machos e fêmeas, evidenciando a presença de uma herança ligada ao sexo.

Nessa espécie de mosca, há dois alelos que condicionam a cor dos olhos (B e b) e os genótipos e fenótipos possíveis são:

 

genotipo-fenotipo

 

Observe que o macho assume os genótipos XBY ou XbY. Note que não podemos colocar um alelo sobrescrito na letra Y, Isso porque esses genes só estão presentes em X. Desse modo, o macho é hemizigoto. Agora verifique que, para a fêmea, existem três genótipos possíveis: XBXB, XbXb e XBXb. Logo, ela pode ser homozigota ou heterozigota.

 

  • Herança Ligada ao Sexo e Espécie Humana

 

Exemplo: 1) Daltonismo

A incapacidade de distinguir cores é chamada de daltonismo e é determinado por um alelo recessivo (d) presente no cromossomo X e a visão normal correspondendo ao alelo dominante (D). Dessa forma, os genótipos e fenótipos possíveis a respeito desses alelos são:

 

genotipo-fenotipo

 

Então, para um indivíduo do sexo biológico masculino apresentar o daltonismo, basta apenas apresentar o alelo Xd em dose simples (XdY). Por outro lado, os indivíduos do sexo biológico feminino precisam apresentar dois alelos recessivos para o daltonismo (XdXd).

Mulheres normais, porém portadoras (XDXd) podem, assim, transmitir a característica do daltonismo para seus descendentes.

 

Agora observe o cruzamento a seguir e a descendência possível formada a partir dele:

 

descendencia

 

teste

 

Exemplo: 2) Hemofilia

É uma patologia caracterizada pela dificuldade de coagulação sanguínea e o tipo A desta patologia é devido a uma herança genética ligada ao sexo que apresenta incapacidade genética de produzir o fator VIII, necessário para síntese de protrombina que converte o fibrinogênio em fibrina, produto final da coagulação.

A hemofilia do tipo A é condicionada pelo alelo recessivo h presente no cromossomo X, enquanto o alelo dominante H condiciona a coagulação normal do sangue.

 

genotipo-fenotipo

 

Observe os cruzamentos a seguir:

 

hemofilico

 

Qual a descendência possivelmente gerada no cruzamento 1? E no cruzamento 2?

 

  • Herança restrita/limitada ao sexo

 

Abrange os casos de herança correspondentes aos alelos localizados no cromossomo Y. Portanto, nesse caso, os genes só podem ser passados de pai para filho. Tais genes são denominados HOLÂNDRICOS.

 

mamiferos

 

  • Herança influenciada pelo sexo

 

Esse tipo de herança ocorre nos genes localizados em cromossomos autossômicos, ou seja, podem ser expressos em ambos os sexos, mas podem se comportar de modo diferente, dependendo do sexo biológico, podendo apresentar caráter recessivo ou dominante.

Um exemplo desse tipo de herança é a calvície que é condicionada por gene autossômico que se comporta como dominante em indivíduos do sexo biológico masculino e recessivo em indivíduos do sexo biológico feminino.

É por isso que é mais comum a incidência de homens calvos que mulheres calvas, já que o homem, caso apresente um único alelo da calvície, por este ser dominante, será calvo. Já a mulher precisa apresentar ambos os alelos recessivos para poder expressar o fenótipo da calvície.

 

autossonico

 

  • Cromatina sexual

 

Também denominada corpúsculo de Barr, corresponde a um dos cromossomos X que se mantém altamente condensado e inativo, mesmo na fase de interfase do ciclo celular.

Considerando que ambos os cromossomos X apresentam o mesmo conjunto de genes, não é necessário que ambos fiquem ativos para a síntese proteica e, portanto, um se mantém inativo formando a cromatina sexual.

Indivíduos do sexo biológico masculino, por apresentarem apenas um cromossomo X e outro Y e por possuírem diferentes genes em sua estrutura, precisam ambos se manterem ativos, não formando o corpúsculo de Barr  ➡  BARR NEGATIVO.

Indivíduos do sexo biológico feminino, por apresentarem apenas dois cromossomos X, inativa um dos cromossomos permanecendo apenas com um X ativo,  formando o corpúsculo de Barr  ➡  BARR POSITIVO.

 

positivo-negativo

 

O fato curioso é que, nas diferentes células, nem sempre é o mesmo cromossomo X que se torna inativo, em algumas é o de origem paterna e em outras o de origem materna. Logo, as fêmeas de mamíferos, incluindo as mulheres, são “mosaicos genéticos”.

 

mosaico

 

Esse padrão de mosaicismo é mais evidente na pelagem de gatos malhados, onde a expressão das cores da pelagem é determinada com base em dois alelos (E e F):

 

– Alelo E: determina pelo malhado branco e amarelo;

– Alelo F: determina pelo malhado branco e preto.

 

Os genótipos e fenótipos possíveis podem determinar gatos com até três cores:

 

– XEY: Gato macho amarelo e branco;

– XFY: Gato macho preto e branco;

– XEXE: Gato fêmea amarelo e branco;

– XFXF: Gato fêmea preto e branco;

– XEXF: Gato fêmea amarelo, preto e branco.

 

Com isso, é possível analisar que para um gato malhado apresentar três cores ele, consequentemente, vai ser uma GATA!!!

 

gatinha-mesclada

 

  • Outros sistemas de determinação sexual

 

sistema

sistema

sistema

sistema

sistema

 

abelhas

 

A produção dos ovos é feita pela abelha-rainha. Estes ovos podem ou não ser fertilizados.

Quando fertilizados  ➡ nascem as abelhas diploides fêmeas, que podem ser operárias ou abelhas-rainhas.

Quando não fertilizados  ➡  nascem abelhas haploides machos, conhecidos como zangões.

Compartilhe esse post