O avanço da tecnologia tem colaborado para que o ensino superior deixe de ser uma oportunidade para poucos. Atualmente, existem inúmeras universidades de qualidade e com baixo custo, o que torna mais democrático o acesso à tão sonhada graduação.

No entanto, após terminar o ensino médio, os alunos entram em um conflito: “Qual faculdade escolher?” Essa é uma dúvida de grande parte dos vestibulandos e as perguntas que eles se fazem são:

  • será que esse curso vai realizar os meus sonhos no futuro?
  • como será minha vida após o diploma?
  • terei um bom emprego com essa profissão?

A escolha é muito importante e ela não pode ser feita no escuro. Levando em consideração essas e outras dúvidas, preparamos 8 dicas que devem ser consideradas antes de escolher o curso ideal. Confira quais são elas:

1. Considere seus objetivos e priorize suas vontades

Esse é um passo muito significativo para seu futuro. A escolha de uma profissão vai definir o que você fará durante uma boa parte da sua vida. Portanto, não pense apenas na faculdade, mas também no que vai fazer no dia a dia após a formação.

Para escolher uma profissão é essencial ir além das matérias. É preciso, então, pensar sobre as seguintes questões:

  • o que eu gostaria de fazer 8 horas por dia durante grande parte da minha vida?
  • o que as pessoas reconhecem em mim?
  • qual é o meu maior prazer nas horas vagas?

Isso é autoconhecimento e essa parte é com você! Alguns testes vocacionais podem ser úteis nessa etapa.

2. Pesquise sobre o mercado de trabalho

Antes de tudo, é preciso olhar para o lado interior e analisar seus gostos, habilidades e objetivos. Depois de fazer isso, vai ser o momento de observar o lado de fora. Sendo assim, pesquise sobre as carreiras e obtenha o máximo de informação sobre cada uma. 

Ao analisar as tendências de mercado, atente-se para as vagas de emprego, qualidade de vida, dificuldade para passar no Enem ou vestibular e a média salarial.

Outro fator essencial para ser investigado é o futuro da profissão. Lembra que o curso de jornalismo era extremamente disputado nas melhores universidades do Brasil? Atualmente isso não é mais uma realidade. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal decidiu, em 2009, suspender a necessidade de um diploma para trabalhar como jornalista.

Então, pesquise sobre qual vai ser a realidade da profissão em longa data. O mundo está em constante mudança e as profissões, consequentemente, as acompanham.

3. Conheça todas as possibilidades de cursos

Faça uma pesquisa e anote todos os cursos. Em seguida, acesse a grade curricular de todos eles. Agora é o momento de considerar seus gostos pelas disciplinas. Existem três grandes áreas: exatas, humanas e biológicas.

É péssimo em números? Talvez cursos como economia, engenharia ou ciências da computação não sejam boas opções. Tem facilidade para escrever e gosta de ler? Direito ou letras podem ser cursos atraentes. Se é apaixonado, por exemplo, em praticar exercícios físicos, pode vir a ser um personal trainer. Enfim: anote o que você gosta e comece a fazer a sua lista de opções.

4. Opte por uma modalidade que se adapte às suas necessidades

Há duas opções: ensino à distância (EAD) e ensino presencial. A escolha vai depender do seu perfil. Veja as características e decida qual é a melhor modalidade para você:

Ensino presencial

  • aulas presenciais;
  • horários fixos (grade de horário da faculdade);
  • gasto com alimentação e com transporte.

Ensino à distância

  • aulas online;
  • horários flexíveis (o aluno decide o horário que vai estudar);
  • economia (não precisa gastar com alimentação e transporte, além de a mensalidade ser inferior à do curso presencial).

A avaliação é realizada na instituição em ambas as modalidades, pois é uma exigência do Ministério da Educação. Também é importante lembrar que não existe uma melhor que a outra. Quanto ao diploma, não há diferença, pois não especifica qual foi a modalidade do curso. Ambas as modalidades têm a mesma importância para comprovação de título. 

5. Converse com profissionais da área

Após ter decidido quais cursos gostaria de estudar, procure bater um papo descontraído com pessoas que já estão trabalhando na profissão. Não ouça a opinião apenas de um grupo bem-sucedido, ouça de vários níveis, ok?

Desse modo, você pode tirar sua própria conclusão, pesando os dois lados da moeda. Essa conversa será muito relevante para conhecer a rotina de trabalho de determinada profissão.

6. Conheça a faculdade e assista aulas como estudante especial

Essa é uma dica muito valiosa. Participar das atividades do curso vai ser muito importante para sua decisão. Algumas instituições privadas oferecem essa oportunidade, basta conversar com o coordenador do curso.

Já as públicas possuem editais para selecionar candidatos à vaga de aluno especial, então é só ler e seguir as regras. Vale muito a pena ter esse contato com o curso para ter certeza da escolha antes de fazê-la!

7. Não siga o desejo dos seus pais

Siga o seu coração. A profissão será realizada por você, portanto, optar por um curso que é o sonho de outra pessoa será um grande erro. Afinal, quem enfrentará uma rotina de trabalhos? Quem precisa ter afinidade com o curso? Realize o sonho deles sendo feliz na profissão que você escolher!

8. Esteja tranquilo e permita-se errar

Lembrar que o erro é permito é fundamental para ter tranquilidade nessa etapa tão decisiva na vida do adolescente. A escolha do curso superior pode ser decisiva, mas pode não ser.

Entrou em um curso, mas não gostou? Fique tranquilo. A maioria das instituições oferece formas de transferência de cursos, então não é preciso se desesperar e/ou frustrar. Nunca será tarde para buscar o que realmente gosta.

Lembre-se que fazer uma escolha como essa não deve ser de uma hora para outra. Decidir o seu futuro profissional vai demandar tempo e muito autoconhecimento. Leve essas dicas sobre qual faculdade escolher em consideração, tenha paciência e busque sempre por algo que lhe trará felicidade.

E aí, gostou desse post sobre 8 dicas para escolher a melhor faculdade? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber as nossas novidades na sua caixa de entrada!

Comentários