Questão “Densímetro e Dilatação” | Enem 2010 2ª Aplicação Física

Faaaaala meu anjo! Chegou a hora de destravar naqueeeela questão com a explicação do reizinho da física. Vem comigo 😉  Thyago trouxe uma questão da 2ª aplicação do ENEM 2010 que fala sobre Física – Densímetro e Dilatação.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Hoje, o profe Thyago trouxe uma questão de física da 2ª aplicação do ENEM 2010 que fala sobre como funciona um densímetro para a verificação da qualidade do combustível, algo que está bastante presente em nosso dia a dia. Desce a tela e confere!

 

(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Com a frequente adulteração de combustíveis, além de fiscalização, há necessidade de prover meios para que o consumidor verifique a qualidade do combustível. Para isso, nas bombas de combustível existe um densímetro, semelhante ao ilustrado na figura. Um tubo de vidro fechado fica imerso no combustível, devido ao peso das bolinhas de chumbo colocadas no seu interior. Uma coluna vertical central marca a altura de referência, que deve ficar abaixo ou no nível do combustível para indicar que sua densidade está adequada. Como o volume do líquido varia com a temperatura mais que o do vidro, a coluna vertical é preenchida com mercúrio para compensar variações de temperatura.

mercurio chumbo volume

De acordo com o texto, a coluna vertical de mercúrio, quando aquecida,

a) mede a temperatura ambiente no momento do abastecimento.

b) corrige a altura de referência de acordo com a densidade do líquido.

c) indica a variação da densidade do combustível com a temperatura.

d) mostra a diferença de altura da coluna a ser corrigida.

e) regula a temperatura do densímetro de acordo com a do ambiente.

 

Resolução da questão de Evolução das Aves

 

Compartilhe esse post