Atualizado em 26/11/2020.
Olá meus querides, estava eu aqui pensando com minhas conexões neurais. Como esse mundo é plural né?
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Cheia de gente diferente… Tem gente que gosta de morango, outro gosta de basquete (é, e não é para ter relação entre uma coisa e outra mesmo hehehe).
Mas enfim, será que é só eu que pensa isso? – só você, diferentona, pensadora vanguardista, filosofa da pluralidade hahahah).
Pensamentos a parte, o que quero te dizer é que não, não é só eu que penso sobre isso.
Tanto que essa galera de humanas criou dentro da sociologia uma área específica só pra colocar o tema em pauta e bater um bom papo sobre a diversidade no mundo.
Diversidade, do latim diversĭtas (lindemais), nada mais é do que uma forma de se referir à diferença, variedade e abundância de coisas distintas ou divergentes.
Aqui vou falar especificamente sobre diversidade cultural e espero que você fica atente, pois não só é tema de muita treta entre amigos, como também é assunto que cai no Enem..
Então, let’s go my friendsss!
Mas afinal, o que é Cultura?
Então, a primeira coisa que você precisa se ligar é sobre Cultura, uma palavra polissêmica que admite vários significados.
O termo vem da agronomia, do latim “colere” que significa cultivar, por isso falamos cultura da soja, cultura da laranja, etc e tals.
E pensando assim em sociologia, cultura tem a ver com aquilo que nós, enquanto sociedade, cultivamos e compartilhamos.
Portanto, quando falamos de cultura, falamos do conjunto de práticas ,crenças, costumes e ideologias, que são compartilhadas e cultivadas por um grupo social, por uma comunidade ou por um povo.
Como vivemos em um mundo plural, com diversos povos e pensamentos que se interagem, podemos finalizar que temos portanto uma Diversidade Cultural. Sacou?
A identidade cultural
Para o caderno de sociologia no Enem, vale estudar a cultura entendida a partir de três elementos:
- Cultura como herança
- a cultura como patrimônio
- Cultura como identidade
A identidade no termo sociológico é a personalidade coletiva. É o sentimento de pertencimento de uma pessoa referente ao seu grupo.
Desta forma, podemos dizer que existem vários tipos de identidade cultural, como o povo francês, as feministas, os headbangers, etc e tals.
Partindo do ponto da identidade, existe em cada sociedade duas visões importantes que podem despertar o sentimento de preconceito cultural nos determinados grupos, chamadas de:
- Etnocentrismo – Quando se julga uma outra cultura a partir dos critérios da minha própria cultura.
- Xenocentrismo – É o contrário de Etnocentrismo, muito comum no Brasil em que muitos admitem que o que é de fora é melhor, é soberano em relação a nossa cultura.
Esses preconceitos culturais se tornam a porta para muitos conflitos, pois eles não permitem olharmos para as demais culturas respeitando a sua história e pensamentos.
Relativismo cultural
A forma que temos para sair deste preconceito do Etnocentrismo e do Xenocentrismo, foi batizado por Franz Boas, um antropólogo alemão, como relativismo cultural.
Entender que todas as culturas são particulares, são singulares e devem ser observadas de acordo com sua própria história e particularidade.
Com esse olhar relativista,consideramos que as culturas não são melhores e nem piores, apenas distintas.
Porque toda cultura é uma representação humana no tempo e no espaço. É uma resposta dada por grupos, por comunidades às experiências que possuem. E por isso, precisam ser mais respeitadas do que julgadas. (lindemais hhaha)
E aí? Tema molezinha, molezinha?
Então bora refletir e aprender um pouco mais com estes dois exercícios de fixação para saber se já está craque no assunto. 😉 (O gabarito está no final, hehehe)
Gogo!
1.
Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa “… um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral…” WILLIAMS, Raymond, Palavras-chave – um vocabulário de cultura e sociedade, São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. p. 121.
A partir da definição de cultura apresentada, marque a alternativa INCORRETA.
(a) O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
(b) As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, sem que se possa estabelecer, portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
(c) As formas de interpretação da vida expressam-se em ritos; os mitos são o resultado de conhecimento acumulado nas tradições. Ambos possibilitam transformações em qualquer cultura.
(d) A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
2.
“As abordagens culturais e funcionais da socialização enfatizam uma característica da formação dos indivíduos: ela constitui uma incorporação das maneiras de ser (de sentir, de pensar e de agir) de um grupo, de sua visão de mundo e de sua relação com o futuro, de suas posturas corporais e de suas crenças íntimas. Quer se trate de seu grupo de origem, no seio do qual transcorreu sua primeira infância e ao qual pertence “objetivamente”, quer se trate de outro grupo, no qual quer se integrar e ao qual se refere “subjetivamente”, o indivíduo se socializa interiorizando valores, normas e disposições que fazem dele um ser socialmente identificável.” (Dubar; 2005:97)
Tomando como base o texto, assinale a alternativa correta.
(a) A objetivação das maneiras de pensar e agir torna o indivíduo sem identidade.
(b) A subjetivação das normas sociais exclui as posturas corporais.
(c) Durante a socialização não ocorrem subjetivação e interiorização das regras sociais.
(d) O indivíduo se socializa não interiorizando valores.
(e) A socialização implica objetivação e subjetivação das maneiras de agir e pensar.
Espero que você tenha curtido o tema e aprendido mais sobre o assunto. Fica sempre ligade que, como eu já disse, é um dos assuntos que mais caem no Enem em Sociologia.
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GABARITO: 1-e / 2-a