Olha a Física batendo na porta de sua tela aee! “Ô abre alas que eu quero passar.. Ô abre alas que eu quero passar… uhullll!! hehehe

 

E não é para menos meu bem, afinal eletrodinâmica cai no Enem com frequência e precisa de uma atenção especial!

 

Só para você pensar, atualmente é impossível pensarmos uma vida sem tecnologia e uma hora ou outra aparece aquele reparo nos dispositivos eletrônicos.  

 

E claro, só um profissional que manda muito bem no assunto de eletrodinâmica pode nos ajudar. E sabe por quê? É que estes dispositivos estão nitidamente conectados com as correntes elétricas. 

 

E é daqui que começamos o assunto! 😉

 

O que é Eletrodinâmica?

o que é eletrodinâmica

A eletrodinâmica é a vertente da eletricidade que trata das cargas elétricas  em movimentos ordenado, constituindo o que chamamos de corrente elétrica.

 

E é neste cenário que o Enem mostra sua face, relacionando os conhecimentos básicos dos circuitos e aparelhos elétricos com suas regras e grandezas.

 

Uma dica show de bola é conhecer a distribuição de corrente elétrica e ddp ao longo do circuito elétrico, relacionar essas grandezas com a potência usada e com a energia elétrica consumida e pronto! Fechou o Enem! ahaha

 

O que são correntes elétricas?

 correntes elétricas

As correntes elétricas se formam a partir de um movimento ordenado de cargas elétricas (sendo elétrons ou íons) através de um condutor. 

 

Vale lembrar que no circuito a corrente elétrica sempre sai do polo de maior potencial (polo positivo) e vai em direção ao polo de menor potencial (polo negativo)…..!!!! (grava bem!)


Isso é possível a partir de uma tensão entre dois pontos (negativos e positivos), o qual chamamos de diferença de potencial (d.p.p), também representada pela unidade de medida  Volt(V) (já ouviu falar? aquele mesmo das lâmpadas, chuveiros e tals)

Um exemplinho para salvar:

movimento ordenado
A unidade de medida da corrente elétrica é o ampère (A), responsável por medir a carga conduzida por segundo. Ela também é escrita como coulombs por segundo (C/s). 

 

Um das primeiras questões que você precisa se ligar ao estudar em casa é na equação que mede a intensidade da corrente elétrica, olha só:

fórmula de intensidade


Isso significa que a intensidade da corrente elétrica é medida pela quantidade da carga que passou no condutor em um intervalinho de tempo. (fácil de entender?, qualquer dúvida grita a gente aqui!) 🙂

 

Os Efeitos da corrente elétrica

 

Ei, também quero que vocês anotem no seu plano de estudos, os efeitos que surgem através da corrente elétrica.

Let’s go babyyy:

efeito luminoso

Efeito Luminoso – Provoca a emissão de luz no material percorrido pela corrente, podendo ser observado em vários materiais.

 

 

 

efeito químico

 

Efeito Químico –  Muito utilizado no recobrimento de metais. E ocorre em soluções eletrolíticas quando são percorridas por uma corrente elétrica.

 

 

 

efeito joule

 

Efeito Joule – Decorrente dos inúmeros choques dos elétrons livres contra os átomos de um condutor quando este é percorrido por uma corrente elétrica, produzindo aquecimento no mesmo. (a famosa churrasqueira elétrica haahh)

 

 

efeito mecânico

 

Efeito Mecânico – se manifesta pelo aparecimento de um campo magnético na região próxima de onde se aplica a corrente elétrica. Os eletroímãs são aplicações interessantes deste efeito.

 

 

 

Tudo anotado meu bem?? É, mas claro que este assunto jamais acabaria por aqui. Além destes pontos, você precisa se ligar em outros assuntos sobre o tema ao estudar para o Enem:

  • Geradores e Receptores
  • Resistores e Lei de OHn
  • Aparelhos de medidas elétricas
  • Capacitores

Segue um exercício para fechar com chave de ouro:

(UEL) Pela secção reta de um condutor de eletricidade passam 12,0 C a cada minuto. Nesse condutor a intensidade da corrente elétrica, em ampéres, é igual a 

(A) 0,08 

(B) 0,20

(C) 5,0 739

(D) 7,2

(E) 12  


Gabarito no final my friend!

E tome assunto importante! Afinal, eletrodinâmica é um dos assuntos que mais cai no Enem!

E olha só, na plataforma online do Explicaê, o professor Otoni tem aulas maravilhosas sobre o tema. Que tal dar um pulo lá e ver nosso Combo Topster 2020, com 68% OFF.

E se já quiser começar com o pé direito, é só participar do curso grátis para o Enem com aulas semanais pelo nosso canal do Youtube.

Aproveita e se inscreva no botão ali embaixo para receber o Guia Completo dos assuntos mais cobrados do Enem. 

 

Só tá faltando você bb! :**

guia vestibular arquivo
Gabarito: B

Comentários