assinatura

 

Oi, Gente!!!!! Tudo bem com vocês? Espero, de verdade, que sim! Nos últimos blogs, nós falamos sobre a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e conseguimos finalizar essa parte tão importante para a REDAÇÃO. Chegou a hora de ampliarmos nosso conhecimento de mundo com repertórios das mais diversas áreas do saber. No blog de hoje nós vamos falar do eixo SAÚDE. Let’s go, baby!

 

vamos-la

 

 

Você devem estar se perguntando: “Por que estudar por eixos temáticos?” Vamos à resposta! O tema da Redação é surpresa, não devemos tentar adivinhar qual será, o assunto também não é revelado, por isso nós temos que traçar estratégias para nos preparar para fazer um texto e não um tema ou um assunto. Para começar, o eixo engloba vários assuntos e temas. O assunto é mais específico, mas ainda é mais amplo que a temática. Observem:

 

automedicacao

 

 

Entenderam? Desse modo, ao trabalharmos com eixos temáticos, a gente se prepara para um conjunto de assuntos e temas do mesmo grupo e percebe, com isso, o que há de comum e como eles dialogam entre si. Além disso, podemos ampliar o nosso repertório sociocultural de maneira mais estratégica, já que muito do que estudaremos no assunto automedicação, por exemplo, será aproveitado no assunto doenças mentais, ambos pertencentes ao eixo em análise.

Por falar nisso, no último ENEM o eixo foi saúde, com o assunto doenças mentais, abordando como temática “O estigma associado às doenças mentais no Brasil”, lembram? Quem trabalhou com esse eixo, com esse assunto e produziu algum texto sobre depressão, um dos transtornos mais comuns dentro desse grupo, com certeza, teve mais facilidade de fazer a redação do ENEM 2020 que alguém sem essa prática de estudo. Agora que vocês entenderam a importância de estudar por eixos temáticos, vamos começar a trabalhar o primeiro deles, o escolhido para hoje!

Vocês sabem o que é saúde? Como definir corretamente esse termo? Vejam uma definição da OMS que, além de esclarecer essa pergunta, já pode ser usada como um repertório para começar a sua redação sobre temáticas relacionadas ao eixo em estudo!

 

organizacao

 

bem-estar

 

 

Agora vamos falar sobre alguns assuntos do eixo saúde e destacar o que é preciso para que vocês estejam prontos para arrasar na redação caso eles sejam os norteadores da sua temática.

Saber a definição do assunto tratado, selecionar as causas para problematização do tema, pensar nas consequências, que ajudarão a fundamentar a argumentação, e ampliar o repertório sociocultural são os principais quesitos para fazer uma boa preparação para cada assunto estudado. Desse modo, vocês estarão prontos para desenvolver e defender bem o texto e a tese em qualquer tema!

 

1- AUTOMEDICAÇÃO

 

remedios

 

 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a automedicação é “a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo) ”.

 

Causas? Por que a população brasileira tem essa prática?

▪ Influência da mídia/Falta de filtros críticos/ Propagandas

▪ Herança cultural

▪ Falta de informação/ Fake News

▪ Deficiência no sistema de saúde, falta de credibilidade nos profissionais da área

▪ Associação: remédio=cura, melhora, alívio da dor… (Imediatismo)

▪ Falta de fiscalização na venda de medicamentos e facilidade de compra

 

Consequências?

▪ Atraso no diagnóstico

▪ Reações anafiláticas

▪ Interferência no tratamento de doenças já existentes

▪ Dependência

▪ Morte

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

► Emplasto Brás Cubas – Literatura

►Ervas Indígenas e Boticários – Período Colonial

►Animação Happiness – Steve Cutts

►Tic Tac – Balas como remédios

►”A diferença entre o remédio e o veneno é a dose” – Paracelso

 

2- GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 

gravidez

 

 

►A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém-nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

 

Causas?

▪ Falta de educação sexual

▪ Negligência familiar

▪ Herança cultural

▪ Desinformação da sociedade

▪ Condições de vulnerabilidade social

 

Consequências?

▪ Riscos à saúde – tanto par a mãe quanto para o bebê (mortalidade, nascimento prematuro, aborto natural…)

▪ Evasão escolar

 

 AUTORIA + REPERTÓRIO

►”Depois de nove meses você vê o resultado” – Música

►ECA – 13.798 – Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência – 2019

►”Jovens que mais engravidam são de baixa renda e possuem baixa escolaridade” – Ministério da Saúde

►Artigo 6º – Constituição – Direito à proteção à infância como direito de todos

►Série Sex Education

 

3 – CULTO AO CORPO

►Entendida como consumo cultural, a prática do “culto ao corpo” coloca-se hoje como preocupação geral, que atravessa todas os setores, classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética e ora da preocupação com a saúde.

 

Causas? Por que o culto ao corpo está cada vez mais presente na sociedade atual?

 

passarela

 

▪Influência da mídia/ Photoshop/ Filtros

▪Aceitação da sociedade/ Medo da exclusão

▪Consumismo/ Anúncios

▪Falta de senso crítico/ Comportamento de manada

 

Consequências da busca exagerada?

 

anorexia

 

▪Transtornos alimentares

▪Depressão

▪Ansiedade

▪Morte

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

►Padrões diferentes – Vênus de Willendorf/ Mulheres girafa/ Gisele Bündchen

►Mitologia – Narciso

►O patinho feio – Conto

►O retrato de Dorian Gray – Romance e filme

 

4 – OBESIDADE

 

simpsons

 

 

►Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que causa prejuízos à saúde do indivíduo. Devido ao grande número de crianças e adultos obesos, tanto em países pobres quanto ricos, a Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como um problema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição.

 

Causas?

▪Falta de tempo

▪Facilidade de comprar alimentos práticos e menos saudáveis

▪ Falta de atividades físicas, de incentivo ao esporte e à alimentação saudável

▪Falta de conscientização sobre as consequências dessa obesidade

▪Influência da mídia na compra de alimentos industrializados e calóricos

 

Consequências?

▪Preconceito (gordofobia) / exclusão

▪Problemas de saúde (diabetes, lesões ortopédicas e musculares, alto nível de colesterol, hipertensão…)

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

►A dieta do palhaço – Documentário

►Muito além do peso – documentário

►Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (Constituição Federal)

►32,3% das meninas e meninos brasileiros menores de 2 anos tomam refrigerante e suco de caixinha e 60,2% deles comem bolacha recheada, biscoitos e bolos prontos – Ministério da Saúde.

 

É isso, pessoal, espero que vocês tenham entendido tudo direitinho, tenham ampliado bastante o conhecimento de vocês e tenham aprendido como traçar estratégias eficientes para estudar redação e para lidar com a saúde de forma completa, algo fundamental para que se saiam bem no ENEM e na vida! Beijo grande e até o próximo blog!

 

mente-sa

 

Ah, galerinha, eu já ia esquecendo de avisar que você pode experimentar a nossa plataforma por 7 dias grátis! E caso você queira entrar para o exquad, a gente dá pra você 20% off para o plano que você deseja. Use o cupom VIMDOBLOG e se junte a nós, bb!

cupom-desconto-20-porcento

Comentários