Só quem está na reta final do ENEM sabe o quanto os últimos dias do ano podem ser cansativos, tanto para o corpo quanto para a mente. Foram meses e meses cheios de estudos, pressão da escola, dos pais, dos amigos e a pior pressão de todas: a que a você coloca em si próprio! HAJA CABEÇA! Então, antes de falar as dicas, vou deixar aqui essa outra matéria que a gente fez pra te ajudar com a tal da ansiedade que vem atormentando muitos vestibulandos. Agora sigamos…
Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.
Estar preparado pro ENEM vai muito além de apenas estudar. Claro que tem que estudar as matérias e estar atento aos assuntos atuais que podem virar tema de redação. Mas é muito importante que, além disso, você pense na sua estratégia na hora da prova e no controle emocional. Até porque não adianta estudar pra caramba e deixar as emoções te dominarem, né? Então segura essa cabecinha e vem comigo para a terra do equilíbrio emocional!
É o momento de repensar
Muita gente tem mania de reconhecer em si mesmo apenas as falhas, o que é péssimo. Não se maltrate assim! Se você foi um aluno razoavelmente regular, que participou das aulas, fez as tarefas, participou dos simulados, ou seja, se envolveu com o processo natural do curso, você está mais preparado do que imagina! Faça uma retrospectiva de tudo que você passou nesse ano: exercícios resolvidos, assuntos estudados e aulas assistidas. Olha quantas conquistas você conseguiu até aqui! Desanima não, bb!
Últimos preparativos
A reta final dos vestibulares e do Enem não é momento de querer estudar todo o conteúdo das provas. Agora é a hora de focar nas revisões! É importante valorizar a objetividade, analisando quais conteúdos mais caem na prova e quais matérias e assuntos você deve priorizar na hora de rever tudo de novo. Ainda bem que lá na plataforma tem o Guia do Estudante e o Plano de Estudos Intensivo que vão servir maravilhosamente bem pra você se organizar!
A partir de hoje, tente consumir comidas mais saudáveis. Escolha de alimentos de fácil digestão para que o sangue vá para o cérebro e não para o intestino. Isso pode te proporcionar a tranquilidade e foco necessários para a prova.
Não perca noites! Imagina como deve ser péssimo passar horas fazendo o ENEM morrendo de sono? Não dá, né?
Por último, organize os documentos que você vai precisar, veja como é o trajeto até a escola que você vai fazer a prova para tentar evitar imprevistos no dia e separe as canetas e lanches que você vai levar.
Controle Emocional na hora H
Muitas vezes pode até parecer, mas o ENEM NÃO É UM BICHO DE 7 CABEÇAS!!! Chega me exaltei hahah Lá na hora H, ao se deparar com uma questão complexa, muitos alunos se desesperam e acabam travando, consequentemente, perdem tempo, que no ENEM vale ouro, e o nervosismo vira uma bola de neve. Não caia nessa!
Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.
Talvez não seja o momento certo para respondê-la, então dê um tempo, pule para outra questão e retorne para as mais difíceis depois. Em último caso, chute. Você não perde ponto ao errar a questão do ENEM, só deixa de ganhar. Então, deixar em branco jamais! Pronto, vamos manter a calma e arrasar no ENEM? Vamos sim!