Segredos do ENEM: Escolhas. Quando decidir é a sua única alternativa!

As escolhas fazem parte do nosso cotidiano. Aparecem sempre na hora de decidir o sabor da pizza, que roupa vestir ou qual sobremesa pedir. Mas as coisas se complicam um pouquinho mais quando sabemos que a escolha é determinante para o nosso futuro.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Se você é estudante, provavelmente deve saber que o Enem é a porta de entrada para o ensino superior em diversas universidades do Brasil. São vagas muito concorridas, principalmente em instituições públicas, mas embora essas vagas sejam bastante disputadas, já fizemos alguns textos te passando orientações de como começar a estudar. Você se dedica diariamente em seu horário de estudo, faz revisões, assiste videoaulas e busca se preparar cada vez mais para enfrentar as provas que virão. Você já sabe o quanto a preparação é importante, mas agora queremos falar de algo que é tão relevante quanto a preparação: a escolha do curso.

CURSOR ESCOLHAS ENEM ATIVADO DESATIVADO

É mais fácil se preparar para o Enem já sabendo qual curso irá escolher, mas a definição do que cursar é um desafio e tanto para quem está saindo do Ensino Médio. Imagine ter de tomar uma decisão que vai mudar a sua vida em pouco tempo, é pressão, né? Possivelmente, tal momento exigirá de você muita responsabilidade, personalidade e coragem. Por isso, é importante pensar bastante antes de chegar ao ponto final, entender se é isso mesmo que você quer buscar, quais são as suas reais motivações, pesquisar universidades e seus cursos, e fazer esse caminho sem perder foco.

Não é bom que você defina qual curso fazer na universidade por causa de interferências externas, esse momento é só seu. Você até pode consultar alguém, pedir a ajuda de um profissional para fazer um teste vocacional, ou conversar com alguém que já esteja na área profissional que você pretende seguir. Mas o que não é legal que você se incline a cursar algo só porque a maioria dos seus amigos também vão. Tenha em mente que chegar a essa decisão não é como preferir fazer parte turma A ao invés da B. Escolher para qual universidade ir vai muuuuuito além disso!

MORANGO ESCOLHA VESTIBULAR

Também é muito comum que os pais queiram interferir na decisão dos filhos de alguma maneira. Talvez isso ainda aconteça como expressão da vontade de protege-lo um pouco mais, ou até mesmo porque algumas áreas profissionais têm “status” melhor do que outros, e claro, seus pais vão querer sempre o melhor para você. Mas lembre-se, quem tem que escolher isso é você, afinal, só você é quem vai colher as consequências maiores pela decisão final. É você quem vai assistir as aulas, estudar para as avaliações, tirar boas notas ou não, e ao final disso tudo, é você quem vai precisar desemprenhar uma função ao entrar no mercado de trabalho. Então, mesmo que seja algo difícil, tenha firmeza.

Para ingressar em uma universidade após o resultado das notas do Enem, você vai precisar se inscrever através do Sistema de Seleção Unificado. É possível fazer duas escolhas de curso na mesma universidade, ou em universidades diferentes, e modifica-las até o encerramento das inscrições. A nossa dica é que você escolha dois cursos que goste bastante, afinal, as chances de abandono caem quando existe mais afinidade.

Qualquer momento de decisão será sempre um desafio, mas a gente tem certeza que você vai conseguir fazer isso muito bem!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post