Helo, vestibulande!!! Você tá lembrado de 1ª Lei de Mendel?? Se SIM, pode prosseguir com sua leitura. Agora, se a resposta é NÃO, acho melhor você dar uma olhada no blog que preparemos sobre este assunto antes para que você possa compreender sobre a 2ª Lei de Mendel. Combinado?!
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Você já deve saber que Gregor Mendel fez diversos experimentos relacionados à reprodução em plantas, mais especificamente nas ervilhas e que ele descreveu duas leis importantíssimas sobre genética.
A 1ª Lei se refere ao monoibridismo, que é a herança de caracteres isolados. Nesse blog, vamos aprender sobre a Segunda Lei de Mendel, que também recebe o nome de Lei da Segregação Independente dos Genes ou di-hibridismo.
A segunda envolve a herança simultânea de duas ou mais características independentes, ou seja, caracteres cujos genes estão situados em cromossomos não-homólogos. Veja a figura a seguir para entender melhor quando a 2ª Lei é válida.
Na célula da figura representada à esquerda, observe que os genes A e B (ou a e b) encontram-se situados no mesmo cromossomo. Portanto, eles se encontram LIGADOS. Sendo assim, a 2ª Lei não é válida para essa situação. Aqui temos um outro tipo de herança genética que é chamada de LINKAGE (herança dos genes ligados). Tema que será abordado em outro momento…all right??!!
Agora “bote seus olhinhos” na imagem à direita. Consegue perceber que nessa figura os genes A e B (ou a e b) encontram-se segregados??? Então, nesse caso, temos uma situação típica de 2ª Lei.
Leia o seguinte texto:
Quando ele cita “…se separam (se segregam) de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam ao acaso..”, está fazendo referência ao processo de MEIOSE.
Para entender melhor o que isso significa, veja a imagem abaixo:
Na meiose I (também chamada reducional), ocorrerá a separação dos cromossomos homólogos e é justamente aí que os pares de alelos se segregam (se separam). Portanto, ao final da meiose II (equacional), serão formados quatro tipos de gametas com constituições genéticas diferentes.
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Sendo assim, um indivíduo, que possui genótipo AaBb, poderá formar 4 tipos de gametas distintos com as seguintes combinações: AB, Ab, aB e ab.
Cada gameta só pode ter uma letrinha (um alelo) de cada par. Nunca coloque as duas letras do mesmo par no mesmo gameta.
Ex: AaBb ➡ gameta Aa = ERRADO; gameta Bb = ERRADO.
DETERMINANDO OS GAMETAS
Você pode descobrir o número de gametas diferentes formados por indivíduo usando a seguinte fórmula:
n = representa o número de pares de genes em situação de heterozigose.
Por exemplo: No genótipo AaBb, temos dois pares em heterozigose (Aa e Bb), logo:
ou seja, 4 tipos diferentes de gametas formados.
Observe a tabela seguinte:
Agora vamos resolver esse exemplo…
Solução:
Item A) ERRADO. Um indivíduo AaBb produzirá 4 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição ➡ AB, Ab, aB ou ab
Item B) CORRETO. Um indivíduo AaBB produzirá 2 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição ➡ AB ou aB.
Item C) ERRADO. Um indivíduo Aa produzirá 2 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição ➡ A ou a.
Item D) ERRADO. Um indivíduo AA somente produzirá gametas com a constituição A.
Item E) ERRADO. Um indivíduo AABB somente produzirá gametas com a constituição AB.
CRUZAMENTOS e 2ª LEI
Agora que você aprendeu como se determinam os gametas de um indivíduo, vamos agora aprender a parte que mais é cobrada nas questões de genética sobre 2ª Lei de Mendel – CRUZAMENTOS!!!
Normalmente os problemas seguem dois modelos de questões: o enunciado vai te dar o genótipo de um dado casal (ou o fenótipo para que descubra o genótipo dos genitores) e, em seguida, pedirá para determinar a prole possível gerada do tal cruzamento ou vai solicitar a probabilidade de um descendente em particular.
Bora dar uma olhadinha nos modelos para aprender como se faz???
Solução:
– Listando os gametas:
AaBB ➡ AB, aB
aaBb ➡ aB, ab
– Cruzando os gametas:
– Determinando a PG (proporção genotípica):
PG: 25% AaBB: 25% AaBb: 25% aaBB; 25% aaBb
Solução:
– Separando os pares de genes para cada caráter e fazendo os cruzamentos:
I) Aa x Aa = 1/4 AA, 2/4 Aa, 1/4 aa
II) Bb x Bb = 1/4 BB, 2/4 Bb, 1/4 bb
– Aplicando a regra do “e” (multiplicação):
2/4 (Aa) x 2/4 (Bb) = 4/16 = 1/4
– Portanto, a chance de um casal duplo-heterozigoto gerar um descendente AaBb será de 1/4.
2ª LEI e a PROPORÇÃO FENOTÍPICA 9:3:3:1
Em seus experimentos com ervilha-de-cheiro (Pisum sativum), considerando apenas uma única característica, Mendel sempre utilizava como geração parental genitores puros (homozigotos). Desse cruzamento, ele obtinha na geração F1 (primeira descendência), 100% de ervilhas híbridas (heterozigotas). Ao realizar autofecundação da F1, era produzida uma F2 com a proporção fenotípica (PF) equivalente a 3:1 (3/4 de dominantes:1/4 recessivo).
Mendel então decidiu realizar cruzamentos envolvendo mais de uma característica, seguindo o mesmo roteiro de procedimento que ele fez na sua primeira lei.
Observe então o esquema a seguir para você compreender melhor:
Verifique que a autofecundação das plantas da F1 gerou uma F2 com a seguinte proporção fenotípica (PF):
9 V_R_ (VVRR, VVRr, VvRR, VvRr)
3 V_rr (VVrr, Vvrr)
3 vvR_ (vvRR, vvRr)
1 vvrr
Portanto, a partir do exemplo acima demonstrado, fica comprovado que os alelos se distribuem de maneira independente e na fecundação combinam-se ao acaso.
E aí, chuchu, aprendeu direitinho a Segunda Lei de Mendel?? Então bora praticar e gabaritar as questões de genética dos Enem e vestibulares tradicionais! Haha
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