TUDO SOBRE A SEGUNDA LEI DE MENDEL PARA O ENEM

Helo, vestibulande!!! Você tá lembrado de 1ª Lei de Mendel?? Se SIM, pode prosseguir com sua leitura. Agora, se a resposta é NÃO, acho melhor você dar uma olhada no blog que preparemos sobre este assunto antes para que você possa compreender sobre a 2ª Lei de Mendel. Combinado?!

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Você já deve saber que Gregor Mendel fez diversos experimentos relacionados à reprodução em plantas, mais especificamente nas ervilhas e que ele descreveu duas leis importantíssimas sobre genética.

A 1ª Lei se refere ao monoibridismo, que é a herança de caracteres isolados. Nesse blog, vamos aprender sobre a Segunda Lei de Mendel, que também recebe o nome de Lei da Segregação Independente dos Genes ou di-hibridismo.

A segunda envolve a herança simultânea de duas ou mais características independentes, ou seja, caracteres cujos genes estão situados em cromossomos não-homólogos. Veja a figura a seguir para entender melhor quando a 2ª Lei é válida.

 

aa-valida-segunda

 

Na célula da figura representada à esquerda, observe que os genes A e B (ou a e b) encontram-se situados no mesmo cromossomo. Portanto, eles se encontram LIGADOS. Sendo assim, a 2ª Lei não é válida para essa situação. Aqui temos um outro tipo de herança genética que é chamada de LINKAGE (herança dos genes ligados). Tema que será abordado em outro momento…all right??!!

 

certo-tudo-certo

 

Agora “bote seus olhinhos” na imagem à direita. Consegue perceber que nessa figura os genes A e B (ou a e b) encontram-se segregados??? Então, nesse caso, temos uma situação típica de 2ª Lei.

 

Leia o seguinte texto:

 

cruzamento

 

Quando ele cita “…se separam (se segregam) de forma independente durante a formação dos gametas e se recombinam ao acaso..”, está fazendo referência ao processo de MEIOSE.

 

Para entender melhor o que isso significa, veja a imagem abaixo:

 

separacao-cromossomos

 

Na meiose I (também chamada reducional), ocorrerá a separação dos cromossomos homólogos e é justamente aí que os pares de alelos se segregam (se separam). Portanto, ao final da meiose II (equacional), serão formados quatro tipos de gametas com constituições genéticas diferentes.

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Sendo assim, um indivíduo, que possui genótipo AaBb, poderá formar 4 tipos de gametas distintos com as seguintes combinações: AB, Ab, aB e ab.

 

atencao

 

Cada gameta só pode ter uma letrinha (um alelo) de cada par. Nunca coloque as duas letras do mesmo par no mesmo gameta.

Ex: AaBb  ➡  gameta Aa = ERRADO; gameta Bb = ERRADO.

 

DETERMINANDO OS GAMETAS

 

Você pode descobrir o número de gametas diferentes formados por indivíduo usando a seguinte fórmula:

 

dois-n

 

n = representa o número de pares de genes em situação de heterozigose.

Por exemplo: No genótipo AaBb, temos dois pares em heterozigose (Aa e Bb), logo:

 

dois-igual-dois

 

ou seja, 4 tipos diferentes de gametas formados.

 

Observe a tabela seguinte:

 

heterozigose

 

Agora vamos resolver esse exemplo…

 

gametas-produzem

 

Solução:

Item A) ERRADO. Um indivíduo AaBb produzirá 4 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição  ➡ AB, Ab, aB ou ab

Item B) CORRETO. Um indivíduo AaBB produzirá 2 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição  ➡ AB ou aB.

Item C) ERRADO. Um indivíduo Aa produzirá 2 tipos de gametas diferentes com a seguinte constituição  ➡ A ou a.

Item D) ERRADO. Um indivíduo AA somente produzirá gametas com a constituição A.

Item E) ERRADO. Um indivíduo AABB somente produzirá gametas com a constituição AB.

  

CRUZAMENTOS e 2ª LEI

 

Agora que você aprendeu como se determinam os gametas de um indivíduo, vamos agora aprender a parte que mais é cobrada nas questões de genética sobre 2ª Lei de Mendel – CRUZAMENTOS!!!

 

Normalmente os problemas seguem dois modelos de questões: o enunciado vai te dar o genótipo de um dado casal (ou o fenótipo para que descubra o genótipo dos genitores) e, em seguida, pedirá para determinar a prole possível gerada do tal cruzamento ou vai solicitar a probabilidade de um descendente em particular.

 

Bora dar uma olhadinha nos modelos para aprender como se faz???

 

cruze

 

Solução:

 

– Listando os gametas:

 

    AaBB  ➡ AB, aB

    aaBb  ➡ aB, ab

 

– Cruzando os gametas:

 

cruzando-gametas

 

– Determinando a PG (proporção genotípica):

 PG: 25% AaBB: 25% AaBb: 25% aaBB; 25% aaBb

 

genitor

 

Solução:

– Separando os pares de genes para cada caráter e fazendo os cruzamentos:

I) Aa x Aa = 1/4 AA, 2/4 Aa, 1/4 aa

II) Bb x Bb = 1/4 BB, 2/4 Bb, 1/4 bb

 

– Aplicando a regra do “e” (multiplicação):

                                        

                     2/4 (Aa) x 2/4 (Bb) = 4/16 = 1/4

 

– Portanto, a chance de um casal duplo-heterozigoto gerar um descendente AaBb será de 1/4.

 

2ª LEI e a PROPORÇÃO FENOTÍPICA 9:3:3:1

 

Em seus experimentos com ervilha-de-cheiro (Pisum sativum), considerando apenas uma única característica, Mendel sempre utilizava como geração parental genitores puros (homozigotos). Desse cruzamento, ele obtinha na geração F1 (primeira descendência), 100% de ervilhas híbridas (heterozigotas). Ao realizar autofecundação da F1, era produzida uma F2 com a proporção fenotípica (PF) equivalente a 3:1 (3/4 de dominantes:1/4 recessivo).

Mendel então decidiu realizar cruzamentos envolvendo mais de uma característica, seguindo o mesmo roteiro de procedimento que ele fez na sua primeira lei.

Observe então o esquema a seguir para você compreender melhor:

 

geracao-p

 

Verifique que a autofecundação das plantas da F1 gerou uma F2 com a seguinte proporção fenotípica (PF):

 

9 V_R_ (VVRR, VVRr, VvRR, VvRr)

3 V_rr  (VVrr, Vvrr)

3 vvR_ (vvRR, vvRr)

1 vvrr

 

Portanto, a partir do exemplo acima demonstrado, fica comprovado que os alelos se distribuem de maneira independente e na fecundação combinam-se ao acaso.

 

E aí, chuchu, aprendeu direitinho a Segunda Lei de Mendel?? Então bora praticar e gabaritar as questões de genética dos Enem e vestibulares tradicionais! Haha

 

netflix

 

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