Olá, vestibulande! No nosso blog de hoje, abordaremos o conteúdo de Química que a maioria dos alunes considera a mais complicada: Reação Inorgânica haha! Então, que tal compreender essa joça de uma vez por todas, de forma leve e divertida, para numa mais errar uma questão de química inorgânica? Vamo ou bora??? Hehe

Mas o que é, de fato, reação química?

Então, bb, reação é fenômeno mais fantástico que existe (sou refém para dizer isso hehe). Mas já parou para pensar que agora, neste momento, no seu corpo, enquanto você lê este blog, algumas reações estão sendo realizadas dentro do seu organismo?

 

surpreso-com-as-provas

 

Por isso que digo que a reação química é o fenômeno mais lindo que há? Haha A exemplo disso temos a respiração celular que é um conjunto de reações. Se as células deixarem de existir, você não terá energia para manter o seu funcionamento perfeito. Aí então vai a óbito.

E o que pode ocasionar a parada dessa reação?

Pode ser a falta de alguma enzima ou falta de um dos reagentes, como, por exemplo o gás oxigênio, que pode não chegar à célula por obstrução dos vasos sanguíneos que são responsáveis por transportar esse gás até os tecidos. Veja, é mais ou menos assim: sem ingredientes, não há como fazer um bolo, sem reagentes não reação.

Os reagentes são as substâncias que se transformam em novas substâncias denominadas de produtos. Para uma reação acontecer, é necessário que existam entre os reagentes colisões com energia suficiente para que haja a quebra das ligações antigas existentes nos reagentes e, assim, novas ligações possam ser construídas formando os produtos.

Na situação onde não há energia suficiente para iniciar a reação, é necessário acrescentar energia ao sistema para que a reação aconteça. Esta é conhecida como energia de ativação.

Algumas reações são bem pertinentes no nosso cotidiano e, por isso, são bastante cobradas em vestibulares e no ENEM, entre as quais podemos citar:

Reação de neutralização ácido base

Reação entre um ácido e uma base em meio aquoso: é importante saber que, nessa reação, os hidrogênios ionizados do ácido acabam reagindo com as hidroxilas dissociadas da base, tendo como produtos um composto neutro chamado de água, daí o nome neutralização.

Além disso, também é importante saber que os outros íons formam o sal. Sobre isso, veremos em um exemplo a seguir. O nosso estômago possui ácido clorídrico de fórmula HCl e o excesso dessa substância no estômago causa um desconforto chamado azia que, momentaneamente, pode ser resolvido pela ingestão de uma base que é o Mg(OH)2. O encontro desse dois compostos ocorre segundo a reação:

 

reacao-neutralizada

 

Note que, nessa reação, cada Mg(OH)2 carrega 2 hidroxilas que, se estiverem totalmente dissociadas, irão neutralizar 2 moléculas de HCl. Isso porque cada uma carrega 1H+e, por isso, a proporção de 2HCl para cada 1 Mg(OH)2, o sal formado é o MgCl2. Essa reação é classificada como sendo uma reação de dupla troca.

Então, agora vamos classificar as reações inorgânicas e exemplificar com os principias exemplos de cada tipo reacional. Preparade? Hehe

 

gatinho-estiloso

 

  • REAÇÃO DE SÍNTESE

Essa é a reação na qual dois os mais reagentes se transforma em um único produto e os principias exemplos desse tipo são:

 

basico-agua-base

 

  • REAÇÃO DE  DE COMPOSIÇÃO OU ANÁLISE OU DESDOBRAMENTO

É a reação em que um único reagente se transforma em dois ou mais produtos e os principias exemplos desse tipo são:

 

unico-reagente

 

  • REAÇÃO DE SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO:

É nessa reação que uma substância simples desloca um elemento de uma substância composta, formando uma substância, uma outra substância simples e outra substância composta. Além disso, o elemento deslocado deve ser menos reativo que o elemento deslocador (substância simples) e os principias exemplos desse tipo são:

 

substancia-simples

 

  • REAÇÃO DE DUPLA TROCA:

É a reação na qual duas substâncias compostas se transformam em outras duas substâncias compostas e os principias exemplos desse tipo são:

 

substancia-composta

 

E aí, beloved? Gostou desse conteúdo? Espero que sim! Haha

Então, se gostou, acompanhe os nossos próximos blogs. Tenho certeza que você vai amar! hehe

 

feliz-dia

Comentários