Os estudantes sabem que o período de se preparar para o vestibular não é nada fácil. Assim, deixar tudo para a última hora pode não ser uma boa ideia. O início do ensino médio é o momento ideal para começar a preparação, já que as provas exigem um conhecimento bastante amplo dos conteúdos.

Instituições conceituadas como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras, são muito disputadas e, para garantir a aprovação, é necessário organizar um bom plano de estudos.

Preparar-se com antecedência, ter comprometimento e dedicar um bom tempo do seu dia aos estudos são atitudes essenciais para conquistar uma vaga no ensino superior.

A fim de dar uma mãozinha e facilitar a sua preparação para o vestibular, apresentamos 10 dicas simples para que você não perca o foco. Confira!

 

Aproveite para dar um pulo na nossa plataforma e testar por 7 dias grátis! Além disso, com o cupom VIMDOBLOG, você garante 20% de desconto em todos os planos. Não vai deixar passar essa oportunidade em? Clique no botão abaixo!

cupom-desconto-20-porcento

 

 

1. Conheça os conteúdos e a estrutura das provas

Antes de tudo, é importante explorar o formato que o Enem e demais vestibulares possuem. Semanas antes da abertura das inscrições, as instituições de ensino liberam os editais. Portanto, fique atento para fazer o download e ficar por dentro das orientações, conteúdo programático, cronograma e lista de livros que compõem a leitura obrigatória para os exames.

Conhecer a estrutura da prova vai facilitar na organização dos seus estudos. Você vai saber, por exemplo, qual matéria terá maior peso na avaliação e, assim, dedicar mais tempo para ela.

2. Faça um planejamento de estudos

Depois de conhecer o modelo da prova, chegou a hora de criar o seu cronograma. Para ter um bom desempenho, você vai precisar de uma rotina organizada de estudos.

Separe um período do dia para esse objetivo. Lembre-se que você também tem as provas da escola. Por isso, faça um bom controle do seu tempo.

Uma dica: divida as matérias por dia. Por exemplo, na segunda-feira estude Português, na terça, Matemática, e assim por diante. Um método eficiente é relacionar as disciplinas, pois estimula o cérebro a lembrar dos conteúdos que já foram estudados, e isso ajuda na fixação.

Use os finais de semana e as férias para estudar. Não perca tempo, mas também não exagere. Descansar o cérebro é necessário para ter um bom rendimento nos estudos.

3. Encontre o método mais adequado para você

Experimente diversas formas de estudo até encontrar a ideal para você. Não existe uma fórmula mágica. Cada pessoa tem o seu perfil de aprendizado. Portanto, não tente estudar da mesma forma que o seu amigo, pois pode não dar certo. 

A organização do seu plano de estudo precisa ser adaptada de acordo com as suas necessidades, certo?

Comece escolhendo o seu local de estudos. É essencial optar por um espaço calmo, onde não haja interferências de sons ou pessoas. Seja na sala, no quarto, na biblioteca ou, até mesmo, em uma cafeteria, o importante é que seja um ambiente tranquilo, bem iluminado e no qual você consiga manter a concentração. 

Depois, decida se vai estudar com colegas, sozinho, em um cursinho ou online. Por fim, priorize as matérias com as quais você tem mais dificuldade e dedique um bom tempo a elas.

4. Mantenha o foco e o compromisso

Sem uma rotina planejada é bem comum que os estudantes percam o foco. Muitos não se organizam e acabam deixando tudo para a última hora.

De nada adianta fazer um cronograma de estudos e não cumpri-lo. Então, empenhe-se ao máximo nessa missão. Concentre-se e siga a rotina planejada.

Uma dica muito valiosa é desligar todos os aparelhos eletrônicos e deixar o seu celular em outro cômodo da casa para não atrapalhar sua concentração. As notificações do WhatsApp parecem que gritam “dê-nos atenção”, não é? E é claro que a gente sai correndo para saber quem está chamando. Não permita que isso aconteça!

5. Explore outras possibilidades de estudo

Participe de grupos de estudo nas redes sociais, assista filmes, documentários, videoaulas etc. Ficar apenas nos livros pode se tornar tedioso.

A internet tem várias alternativas para ajudar você a se preparar para o vestibular. Assim, busque empresas que, como a plataforma, auxiliem os estudantes de um jeito descolado e divertido, com planos de estudos, conteúdos básicos, videoaulas, exercícios e muitas outras ferramentas.

Afinal de contas, os tempos estão mudando, e as formas de aprendizado também!

6. Mantenha-se atualizado

Os vestibulares estão sempre abordando temas atuais. Portanto, é de suma importância que os estudantes estejam atentos às últimas notícias.

Lembrando que a redação tem um peso muito significativo no Enem e nos demais vestibulares. É por meio dela que o seu conhecimento sobre as atualidades será testado. 

7. Treine o seu aprendizado

A melhor forma de saber se você está realmente aprendendo os conteúdos estudados é treinando. Como assim?

Teste seus conhecimentos: faça provas de vestibulares anteriores, redações, simulados, exercícios, enfim, tudo o que for útil para verificar o seu aprendizado e ajudar na fixação das matérias.

8. Faça revisões após cada sessão de estudos

A memorização acontece por meio de repetições. Não temos espaço no nosso cérebro para todas as informações que recebemos no dia a dia. Ainda bem, né?! Imagina que loucura seria!

Então, para que fixemos uma informação em nossa memória, precisamos nos valer das revisões.

Por isso, a cada uma hora de estudo, procure dedicar pelo menos dez minutos para revisar o conteúdo que foi visto até ali. 

9. Não se esqueça da lista de leitura obrigatória

A lista dos livros que serão cobrados no vestibular deve receber atenção especial. Além de ser uma lista extensa, cada instituição tem a sua.

São várias obras literárias. Portanto, é importante iniciar a leitura ainda no primeiro ano do ensino médio, caso contrário, você terá dificuldades para ler todos os livros até o dia da prova.

10. Priorize a sua saúde

Descanso é essencial para ter um bom desempenho nos estudos. Afinal, ninguém consegue se concentrar estando cansado, certo?

Cuidar da saúde é prioridade. Por isso, alimente-se bem, pratique atividades físicas, relaxe e tenha momentos de lazer. 

A preparação para o vestibular costuma causar muita tensão nos estudantes. Portanto, tome cuidado com a ansiedade. Esqueça a rotina de estudos na véspera do vestibular, pois esse é um dia para relaxar. Até lá, dedique-se ao máximo e boa sorte!

Você gostou desse texto sobre dicas para se preparar para o vestibular? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada.

 

Ahh, clicando neste botão aqui embaixo, você garante 20% de desconto em todos os planos do Explicaê.

cupom-desconto-20-porcento

 

 

 

Comentários