Entenda a importância do plano de estudos individualizado

Ei, você! Está se sentindo #tenso para o Enem e para os vestibulares? Quando o objetivo é grande, o esforço deve seguir a mesma intensidade. Mas você já pensou que um plano de estudos individualizado pode te ajudar a conquistar os seus objetivos sem sofrer tanto?

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Cada um de nós tem as suas individualidades, e isso se reflete na maneira como absorvemos o conteúdo dos estudos. Por isso, ter uma estratégia própria é uma forma coerente de superar os seus próprios desafios.

Pronto para saber mais sobre esse plano de estudos voltado às suas necessidades? Este post vai falar tudo sobre o assunto! Continue lendo, você vai gostar!

 

A flexibilidade para a adaptação à rotina do aluno

Conciliar o tempo é uma das grandes questões que desafiam a galera que está estudando para o Enem! Às vezes, é necessário se dividir em vários para poder atender a tanto compromisso sério, principalmente na escola (afinal, de nada adianta focar no futuro sem mandar bem no presente).

Nem sempre as escolas oferecem flexibilidade para os alunos. Então, é bom que isso venha dos cursinhos ou do conteúdo de estudos em si. O estudante costuma ser muito cobrado, mas o que acontece é que nem mesmo na adolescência é fácil ter pique para dar conta de tudo.

A base do planejamento é o horário do aluno

O plano de estudos individualizado é organizado de acordo com os horários do aluno, levando em consideração principalmente as escolas, pois ela sempre será a prioridade, até por motivos lógicos: cobrarão nestas provas conteúdo que você aprende no 3º ano do ensino médio.

Mas fique tranquilo, porque dá tempo de tirar aquele cochilo! O plano de estudos individualizado é feito em cima das necessidades fisiológicas do aluno. Dormir é fundamental para ter um bom rendimento (a não ser que você queira virar um zumbi!).

A possibilidade de realizar os estudos on-line

Se o mundo se encontra on-line, os estudos também precisam estar conectados. Você concorda? Você já passa bastante tempo dentro da sala de aula, e ter que se deslocar para outro lugar que não seja a sua casa vai ser cansativo demais.

O plano de estudos personalizados também entende essa dificuldade dos alunos e oferece todo o conteúdo na tela do seu computador, no conforto do seu lar e sempre com um atendimento pronto para tirar as suas dúvidas. Fala sério… é muita mordomia!

Este método não é só para trazer molezinha para você! O cansaço pode realmente diminuir a sua capacidade de absorver conteúdo, prejudicando diretamente o desempenho nos estudos. Além disso, você pode acessar o conteúdo quando quiser, por onde quiser e da maneira que quiser.

Mesmo de casa, dá para assistir algumas aulas ao vivo. Geralmente os sites que oferecem plano de estudos personalizados permitem que você faça isso. Alguns até disponibilizam campos de comentários nos vídeos para que os alunos tirem as suas dúvidas em tempo real!

O conteúdo voltado às dificuldades de cada um

Um dos principais pontos de discussão da educação atual é como o conteúdo é ensinado ao aluno. Geralmente, ele é feito de uma forma geral, sem levar em conta fatores de individualidade. Ruim isso, né?

Os planos de estudos personalizados vão na contramão da educação tradicional das escolas, focando nas dificuldades de cada aluno em relação aos estudos e preparando estratégias focadas em atender a essas dificuldades.

O calcanhar de Aquiles de cada pessoa

Você pensa que é ruim em Matemática ou acha que é difícil escrever uma redação? O plano individual vai saber exatamente como te ajudar a conseguir superar as disciplinas que você não tem tanta facilidade a fim de conquistar a tão sonhada aprovação.

O conteúdo focado nas dificuldades do aluno também tem um importante papel motivacional. É ruim sentir dificuldade em algumas coisas, né? Às vezes bate até um desânimo por conta disso. Tendo esse suporte especializado, você vai sempre se sentir amparado e pronto para superar seus limites. Vá em frente!

Tire todas as suas dúvidas com a equipe de professores do explicaê, nós te respondemos em no máximo 24h. Você pediu resposta rápida, @? Nunca deixe para depois o que você não está entendendo ou sentindo dificuldade. Isso pode ser crucial para os seus planos de aprovação.

O plano de estudos individualizado visa metas

O progresso nos estudos é muito importante, e observar esses resultados faz parte de todo o processo. As metas ajudam o aluno, e pessoa que orienta o planejamento analisa como está sendo a resposta do estudante ao conteúdo que foi preparado para ele.

Os planos de estudo individualizados do explica definem essas metas a curto e a longo prazo, tudo dentro de um cronograma e levando em conta a data dos exames da escola, das provas do Enem, dos vestibulares e da necessidade de desenvolver a absorção dos conteúdos.

As metas podem ser mudadas

O planejamento inicial nem sempre vai até o final, e geralmente isso é bom. Quando o aluno tem um desempenho acima do esperado, é sinal de que as metas devem ser redefinidas e o plano, readaptado.

Agora, não há motivo pra se descabelar se você não está conseguindo seguir bem o plano de estudos e, consequentemente, bater as metas. Sabe por quê? O planejamento é feito de acordo com informações colhidas a seu respeito.

Quem fornece essas informações é você. Por exemplo: os seus horários podem mudar, você pode ter se enganado ou simplesmente tem sentido dificuldades que achou que não teria. Portanto, muita calma! O plano vai conseguir atendê-lo da melhor forma, mesmo que precise ser reformulado.

Mesmo com todos os recursos disponíveis para aumentar o seu desempenho nos estudos, há um fator humano indispensável: a dedicação. Força, foco (em doses altas!) e fé para conquistar a vaga em uma faculdade de primeira!

Agora que você sabe mais sobre a importância do plano de estudos individualizado, que tal conhecer uma plataforma maravilhosa e divertida que vai te ajudar a alcançar seus objetivos sem precisar arrancar os cabelos? Vem com a gente! Visite o nosso site e confira!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post