Vivemos em tempos cada vez mais tecnológicos, modernos e interativos. Temos muitas ferramentas de estudos ao nosso alcance e precisamos aproveitar todas elas.

Os estudantes que estão se preparando para prestar um vestibular têm a oportunidade de escolher a forma que vai estudar. Muitos acreditam que frequentar as aulas na escola é suficiente para conquistar uma vaga, porém não é bem assim. Na verdade, o candidato precisa conhecer outros recursos para ter um olhar diferente sobre cada conteúdo estudado.

Uma forma produtiva e descontraída de estudar é por meio de videoaulas, pois elas permitem que o estudante escolha o momento mais conveniente para se dedicar. No entanto, para que haja um bom aproveitamento nesse método de estudo, é preciso ter muita disciplina e seguir um roteiro, aliás, é bem fácil perder o foco estudando sozinho, concorda?

Pensando nisso, preparamos 9 dicas para que você aproveite ao máximo as videoaulas. Confira!

1. Deixe as distrações bem longe

Fica muito difícil manter a concentração nos estudos quando o seu celular está por perto, não é mesmo? Antes de tudo, entenda que as notificações existem para chamar a atenção e é praticamente impossível ignorá-las, por isso desligue ou coloque no modo avião quando iniciar os estudos. De preferência, deixe-o em outro cômodo.

Você estuda com as janelas do facebook, twitter ou skype abertas? Se a resposta for sim, não cometa esse erro novamente! Qualquer distração tirará o seu foco, então evite! Existem alguns programas de software que facilitam sua vida nesse momento, pois eles bloqueiam páginas que são distrações para você, como por exemplo, o freedom, o rescuetime, o dark room, entre outros.

Coloque um fone de ouvido, esteja em um lugar tranquilo e mantenha a sua concentração apenas nas videoaulas.

Ah e não tente se enganar dizendo que consegue prestar atenção em várias tarefas ao mesmo tempo. Você só vai prejudicar o seu desempenho nos estudos.

Lembre-se: estudo é comprometimento!

2. Faça um planejamento

Estabeleça um horário para se dedicar às videoaulas. Planejar o tempo de estudo faz você perceber que tem muito tempo livre no dia a dia, além de ajudar na sua organização, pois terá um controle sobre o que você já estudou e o que precisa estudar ainda.  Isso é ideal para não se perder nos estudos!

Dica: garanta uma boa internet. Você não vai querer que sua videoaula pare de minuto em minuto, certo? A internet é a peça-chave para estudar por meio de videoaulas.

3. Prepare um ambiente perfeito

O ideal é que seja um local tranquilo em que você tenha conforto, acesso à internet e uma escrivaninha para o seu computador. Lembrando que é importante que o monitor esteja no nível dos seus olhos para que você não tenha que inclinar a coluna.

Algumas dicas de locais tranquilos são: o escritório, o quarto, a sala, a biblioteca etc.

4. Assista várias vezes

Pensar que aprendeu tudo sobre o conteúdo após ter assistido a primeira vez é enganação. Todos precisam da repetição para gravar conhecimentos no cérebro. Caso você não veja novamente o conteúdo, você perderá cerca de 70% dele.

Entenda que a cada vez que você estuda o mesmo conteúdo, você adquire outros ensinamentos. Então, assista quantas vezes achar necessário.

5. Anote o que você aprendeu

Anotar o conteúdo também ajuda na memorização. Mas, cuidado: não anote ao mesmo tempo em que assiste ao vídeo. Pause o vídeo e faça as anotações, só depois continue assistindo, pois assim você não vai perder parte do conteúdo.

Tudo que você anotar você vai lembrar, mesmo sem precisar recorrer às anotações!

6. Coloque na prática

Assistiu e anotou? Calma que ainda não acabou! É preciso questionar, pensar sobre o que foi dito e pesquisar. Nada que fica apenas na teoria tem bons resultados. Então, pratique o que foi aprendido nas videoaulas.

Como?

Leia livros sobre o conteúdo, procure exercícios e resolva o máximo que puder. Seja curioso e busque aprender além do que foi dito na videoaula. Você vai aprender muito mais sobre o assunto e claro, vai poder compartilhar seu novo aprendizado com o professor.

7. Use outros materiais

Tenha apostilas, livros, sites e outros materiais de apoio sempre em mãos para complementar o conteúdo que foi aprendido na videoaula. Não assista só à aula em vídeo, use-a para auxiliar você nos estudos.

É essencial que você aproveite todas as alternativas de estudo possíveis.

8. Não tenha pressa

Há um provérbio que diz: “a pressa é inimiga da perfeição”, portanto tenha calma e assista  para aprender. Assistir por assistir não vai ser nada proveitoso.

Caso perceba que não entendeu alguma parte, volte e assista novamente até conseguir adquirir todo o conhecimento. As aulas em vídeo são bem didáticas para facilitar a compreensão, então não tenha pressa, vá com calma e aproveite todo o conteúdo!

9. Descanse

Não é legal ficar muito tempo ligado aos estudos, ok? Fazer pausas para um lanche ou para fazer algo que distraia você é muito recomendável. É preciso dar descanso para o corpo e para a mente.

Mantenha-se bem disposto para manter um ritmo de estudo tranquilo.

Uma boa técnica de estudar as videoaulas:

  • na primeira vez, apenas ASSISTA à videoaula. Não faça anotações, não pause, enfim, só assista;
  • após observar com bastante atenção tudo o que foi dito, assista pela segunda vez e faça anotações sobre tudo o que achar interessante;
  • chegou a hora de praticar o conteúdo! Faça exercícios, leia textos sobre o assunto e pesquise muito;
  • por fim, assista pela terceira vez, verifique se deixou alguma informação passar e anote.

Só procure o professor para tirar dúvidas depois de ter assistido pelo menos três vezes e perceber que não conseguiu entender.

As videoaulas são ferramentas muito importantes para os vestibulandos e para obter bons resultados é preciso manter o foco e a disciplina. Aproveite todos os benefícios que as videoaulas proporcionam, como a flexibilidade e a didática.

Agora você já tem várias dicas e já pode começar a se organizar e focar nos estudos. Boa sorte!

Gostou das dicas para ter um bom aproveitamento nos estudos assistindo videoaulas? Então entre em contato com a gente e saiba mais!

Comentários