assinatura

 

¡Hola! ¿Qué tal? Vamos conversar um pouco sobre o Espanhol para sua carreira profissional? Independentemente da sua escolha de Língua Estrangeira na prova do Enem, você poderá se deparar com a Língua Espanhola no curso de graduação que optar fazer, em um mestrado ou doutorado que você faça e na carreira profissional que escolher para sua vida. É vestibulanda(o), o Espanhol poderá estar presente em muitas fases da sua vida e, por isso, é válido o aprendizado.

 

simpsons

 

Já sabemos que é importantíssimo ter uma segunda Língua dominante para nos darmos bem profissionalmente e, quando se fala nisso, vem a ideia de aprender o Inglês, por ser uma das línguas mais faladas no mundo, mas o que muita gente não sabe é que o Espanhol também está incluído nesse ranking.

Após o Mandarim, o Espanhol e o Inglês estão coladinhos nesse segundo lugar. Depois da Língua Inglesa, a Língua Espanhola é a língua de comunicação mais falada no mundo, por isso não esqueça de dar a devida atenção a língua mais falada na América Latina.

Além do Espanhol ser o idioma oficial em 21 países, nos Estados Unidos cerca de 19 milhões de pessoas falam Espanhol. Dessa forma, mesmo que haja algumas variações regionais na maneira de falar, você poderá se comunicar com muitas pessoas ao redor do mundo.

Como eu disse anteriormente, o Espanhol é importante para a vida acadêmica, para desenvolver habilidades e investir em um intercâmbio, por exemplo, dependendo do país que você escolher, como a Espanha (um dos destinos preferidos para os intercambistas) será fundamental saber a Língua Espanhola.

Em algumas graduações, ou pós-graduações, como: Medicina, Direito, Economia ou Engenharia, há uma grande possibilidade da grade curricular apresentar uma vasta bibliografia em Língua Espanhola. Desta forma, você poderá se deparar com artigos e vídeos em Espanhol. Saber essa Língua será fundamental para seus estudos. Isso facilitará sua vida e fará você se destacar com toda certeza!!! Hehe

 

dancarino

 

Ao aprender Espanhol, você poderá visitar outros países, e esse tipo de experiência é muito valorizada pelas empresas daqui. Muitas pessoas pensam que, por causa da similaridade do Espanhol com o Português, é muito fácil se comunicar nesses países utilizando o “Portunhol”(oooh engano, viu?), essa forma de se comunicar não é suficiente. Caso real que vivi: Em 2019, eu fiz uma viagem ao Chile, antes de chegar lá, fechei uns passeios com uma agência que havia brasileiros como guias, porém eles não eram os únicos guias da agência.

Entrei na van que ia levar o meu grupo ao local de visita e percebi que só haviam turistas brasileiros dentro dela, mas o detalhe maior dessa experiência era que o motorista e guia daquele passeio só falava em Espanhol. Ouvi uma conversa um pouco calorosa que não estava dando em “nada” (era sobre o pagamento do passeio), eles não conseguiam se comunicar, tive que intervir e fiz a tradução para ambos.

Bom, eles me agradeceram bastante por essa intromissão, mas já imaginou em que daria aquele diálogo se eu não estivesse ali? Os brasileiros não entendiam nenhuma palavra que o chileno dizia e vice versa. Com essa experiência fica a dica: Toda vez que você pensar em fazer um intercambio cultural para algum país onde o Espanhol é sua Língua oficial aprenda a se comunicar na Língua deles. Então, vamos estudar essa Língua para não ficar assim:

 

porfavor

 

Um dos pontos primordiais na importância do Espanhol para sua carreira profissional é que o Brasil matem relações comerciais com a Amércica Latina, com os EUA e Europa. Nossos vizinhos latino-americanos têm se tornado uma grande aposta para negócios e parcerias. Importantentes organizações internacionais como a ONU, a UNESCO e o MERCOSUL adotaram o Espanhol como uma de suas Línguas oficiais.

O MERCOSUL é um dos principais motivos da valorização da Língua Espanhola, pois seus países-membros, com exceção do Brasil, têm o Espanhol como idioma oficial. Por causa desse bloco econômico, que representa várias empresas vinculadas ao Brasil, se você quiser participar de algum evento, trabalhar em uma franquia ou caso tenha intenção de se mudar para outro país do MERCOSUL, é necessário que você saiba Espanhol.

Uma curiosidade, ou melhor, um caso que ocorreu com uma amiga minha quando trabalhava em uma empresa aqui, em Aracaju-SE. Ela era Gerente de Qualidade e todos os dias recebia e-mails em Espanhol e com documentos em Espanhol, pois a empresa daqui era uma filial. Por diversas vezes, ela recorreu a mim para poder traduzir os e-mails e documentos, porque ela não tinha o mínimo de conhecimento da Língua Espanhola. Viu que independente da área que você escolha é necessário saber Espanhol? ¿Vale?

 

minions

 

Se você já sabe falar Inglês e acha que isso é bastante para se destacar na carreira que for escolher para sua vida, desculpe-me, vestibulanda(o), mas você está redondamentre enganado! hehe Hoje, as pessoas que vão além da Língua Inglesa têm muito mais oportunidades de emprego. Muitas empresas preferem os profissionais que agregam maior valor ao negócio delas. Dessa forma, sabendo Espanhol, você estará à frente de seus concorrentes ao oferecer um conhecimento a mais.

Então se você já arrasa no Inglês, está mais do que na hora de arrasar também na Língua Espanhola e garantor qualquer vaga de emprego que você queira. Até aqui só consegui visualizar vantagens nesse aprendizado, e você??

Por último e não menos importante, o Espanhol pode ser mais fácil de aprender por causa da familiaridade com a Língua Portuguesa, pois ambas são originadas a partir do Latim. Vocês verão muitas semelhanças em relação ao vocabulário, gramática e fonética.

Maaaas isso não quer dizer que você conseguirá se comunicar de maneira eficaz sem nunca ter estudado o Espanhol. Estudar a Língua Espanhola servirá de porta de entrada para aprender outras Línguas de origem latina, como Italiano e o Francês. Essa é uma ótima vantagem, não é mesmo? Imagina só, você passeando pela Europa e se comunicando na língua de cada país por lá, só sucesso!!

Depois do que mostrei aqui para você, ficou bem claro a importância de aprender o Espanhol para sua vida profissional e até mesmo pessoal. Não perca a oportunidade em deixar de valorizar seu currículo com “fluente em Espanhol”, tá combinado?!

Comentários