Exemplos de funções da linguagem

As funções de linguagens são definidas a partir da intenção do emissor, ou seja, aquele que está falando, isso acontece por que estamos imersos em um meio social onde a comunicação é fundamental para se estabelecer algum tipo de interação entre nossos semelhantes.

 

Agora que você já sabe que é vamos fazer uma brincadeira superdivertida para explicar as 6 principais funções de linguagem, vamos lá?

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

De acordo com cada emoji qual função de linguagem você está hoje?

 

Função Emotiva ou expressiva 😍😍 

 

Nessa função o destaque principal é o envolvimento pessoal das emoções do emissor, a figura do “eu” fala sobre seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões. Desse modo, os pronomes e verbos em 1ª pessoa são bastante usados, geralmente seguidos de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação, além do uso de onomatopeias e interjeições.

 

Sendo usada principalmente em textos carregadores de muitos sentimentos, como cartas de amor, poesias e descrições em primeira pessoa, a função emotiva desempenha o papel de emocionar.

 

exemplo funcao emotiva

Função apelativa 🙏🏻🙏🏻

 

Nessa função a atenção será diretamente voltada para o receptor da mensagem, o discurso do emissor tentará convence-lo de algo, persuadi-lo. É muito comum encontrar esse tipo de linguagem em anúncios publicitários onde o principal intuito é vender alguma coisa. Normalmente os verbos na função estarão empregados no modo imperativo.

 

A será mensagem será direcionado ao receptor através do uso da 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso, privilegiando o uso do ‘tu” e você”. Os vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação também são usados para enfatizar o discurso e incitar uma participação do interlocutor.

exemplo funcao apelativa

 

Função denotativa ou informativa 👇🏻👇🏻

 

Como o próprio nome já diz, essa função é conhecida por informar, referenciar, indicar ou anunciar, o principal objetivo de o emissor passar a realidade, buscando sempre informar algo.

 

A linguagem é objetiva, desse modo, o verbo será usado na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor. É uma das funções mais usadas no cotidiano, sendo uma das mais populares entre as 6 funções de linguagem, com predominância de linguagem denotativa.

 

exemplo funcao informativa

Função Metalinguística 🕵🏽‍♀️🕵🏽‍♀️

 

Essa função faz uso de um código para explicar próprio código, o emissor estará mais preocupado com a própria mensagem.

 

Quando o código usado pelo próprio emissor se torna a mensagem que ele deseja passar para o receptor, teria como principal função a explicação com ênfase em uma mensagem.

 

A função metalinguística está presente em dicionários, gramáticas e aulas de línguas, mas também em qualquer conversa em que haja a explicação de um conceito, em qualquer assunto que seja explicado pelas próprias palavras do emissor.

 

metalinguagem exemplo

 

Função Fática 🙋🏼‍♂️🙋🏼‍♂️

 

Nessa função o emissor buscar estabelecer um contato direto com o receptor, é necessário verificar se receptor estará recebendo a mensagem de forma autêntica. Além de promover uma resposta do emissor, essa função de linguem sugere estabelecer um diálogo.

 

Enfatiza o canal ou veículo pelo qual a mensagem está sendo emitida, afim de prolongar o ato comunicativo, ou seja, busca estratégias de interação. Bastante marcada por expressões de cumprimento e despedidas, o uso de vocativos é bastante usado nesse tipo de linguagem.

 

exemplo linguagem fatica

 

 Função Poética  ✍🏼 ✍🏼

 

Como o próprio nome já sugere, essa função está relacionada com as preocupações literárias do emissor, o jeito como ele escreve, a forma do discurso ou modo de transmitir a mensagem.É bastante encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva.

 

Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si. Já o principal objetivo da função emotiva é emocionar, normalmente as palavras serão usadas no sentido conotativo, ou figurado juntamente com o uso de figuras de linguagem.

 

funcao poetica exemplo

 

Agora que você já sabe quais as funções de linguagem e para que cada uma serve, comenta qual emoji linguístico representa você. Haha

Compartilhe esse post