Exemplos de funções da linguagem

As funções de linguagens são definidas a partir da intenção do emissor, ou seja, aquele que está falando, isso acontece por que estamos imersos em um meio social onde a comunicação é fundamental para se estabelecer algum tipo de interação entre nossos semelhantes.

 

Agora que você já sabe que é vamos fazer uma brincadeira superdivertida para explicar as 6 principais funções de linguagem, vamos lá?

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

De acordo com cada emoji qual função de linguagem você está hoje?

 

Função Emotiva ou expressiva 😍😍 

 

Nessa função o destaque principal é o envolvimento pessoal das emoções do emissor, a figura do “eu” fala sobre seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões. Desse modo, os pronomes e verbos em 1ª pessoa são bastante usados, geralmente seguidos de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação, além do uso de onomatopeias e interjeições.

 

Sendo usada principalmente em textos carregadores de muitos sentimentos, como cartas de amor, poesias e descrições em primeira pessoa, a função emotiva desempenha o papel de emocionar.

 

exemplo funcao emotiva

Função apelativa 🙏🏻🙏🏻

 

Nessa função a atenção será diretamente voltada para o receptor da mensagem, o discurso do emissor tentará convence-lo de algo, persuadi-lo. É muito comum encontrar esse tipo de linguagem em anúncios publicitários onde o principal intuito é vender alguma coisa. Normalmente os verbos na função estarão empregados no modo imperativo.

 

A será mensagem será direcionado ao receptor através do uso da 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso, privilegiando o uso do ‘tu” e você”. Os vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação também são usados para enfatizar o discurso e incitar uma participação do interlocutor.

exemplo funcao apelativa

 

Função denotativa ou informativa 👇🏻👇🏻

 

Como o próprio nome já diz, essa função é conhecida por informar, referenciar, indicar ou anunciar, o principal objetivo de o emissor passar a realidade, buscando sempre informar algo.

 

A linguagem é objetiva, desse modo, o verbo será usado na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor. É uma das funções mais usadas no cotidiano, sendo uma das mais populares entre as 6 funções de linguagem, com predominância de linguagem denotativa.

 

exemplo funcao informativa

Função Metalinguística 🕵🏽‍♀️🕵🏽‍♀️

 

Essa função faz uso de um código para explicar próprio código, o emissor estará mais preocupado com a própria mensagem.

 

Quando o código usado pelo próprio emissor se torna a mensagem que ele deseja passar para o receptor, teria como principal função a explicação com ênfase em uma mensagem.

 

A função metalinguística está presente em dicionários, gramáticas e aulas de línguas, mas também em qualquer conversa em que haja a explicação de um conceito, em qualquer assunto que seja explicado pelas próprias palavras do emissor.

 

metalinguagem exemplo

 

Função Fática 🙋🏼‍♂️🙋🏼‍♂️

 

Nessa função o emissor buscar estabelecer um contato direto com o receptor, é necessário verificar se receptor estará recebendo a mensagem de forma autêntica. Além de promover uma resposta do emissor, essa função de linguem sugere estabelecer um diálogo.

 

Enfatiza o canal ou veículo pelo qual a mensagem está sendo emitida, afim de prolongar o ato comunicativo, ou seja, busca estratégias de interação. Bastante marcada por expressões de cumprimento e despedidas, o uso de vocativos é bastante usado nesse tipo de linguagem.

 

exemplo linguagem fatica

 

 Função Poética  ✍🏼 ✍🏼

 

Como o próprio nome já sugere, essa função está relacionada com as preocupações literárias do emissor, o jeito como ele escreve, a forma do discurso ou modo de transmitir a mensagem.É bastante encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva.

 

Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si. Já o principal objetivo da função emotiva é emocionar, normalmente as palavras serão usadas no sentido conotativo, ou figurado juntamente com o uso de figuras de linguagem.

 

funcao poetica exemplo

 

Agora que você já sabe quais as funções de linguagem e para que cada uma serve, comenta qual emoji linguístico representa você. Haha

Compartilhe esse post