(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
Texto I
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela, 161,6 x 156,2 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 18 maio 2013.
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989.
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.
Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.