Biologia >
Ideias Evolutivas

Experimentos realizados no século xx demonstraram que hormônios femininos...

(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorro, gatos e ratos, reduzindo o medo e ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.

VARELLA, D Borboletas da alma:  escritos sobre ciência e saúde.

Companhia das Letras, 2006 (adaptado)

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é:

  • transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características.

  • transmitindo em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração , apenas as fêmeas.

  • determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no periodo gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.

  • determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.

  • determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as caracteristicas para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.

Resolução em video

Compartilhe esse post