(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Hoje em dia, mesmo gente sem a menor idéia do que significa tecnologia da informação percebe que é nessa área que a Índia mais tem a ganhar e, efetivamente, tornar-se um país desenvolvido. O Dr. Abdul Kalam fala de uma Índia plenamente desenvolvida em torno de 2020, ao invés de continuar sendo classificada eternamente como ‘em desenvolvimento’. Para atingir essa meta, a tecnologia da informação é a rota. Isso acontece porque a tecnologia da informação é a mais importante do século e a Índia parece levar certa vantagem. A habilidade dos indianos para o pensamento abstrato, o domínio de linguagens e a eficiência geral do profissional indiano são também fatores a serem considerados.
Palestra de N. Vittal na Computer Society of India Programme,
06/09/2001, Nova Delhi (adaptado).
Uma análise possível na relação entre tecnologia da informação e países em desenvolvimento é a de que
os países em que o pensamento abstrato é uma característica da população são os que mais se destacam no setor de tecnologia da informação.
a Índia, tal como os demais países em desenvolvimento, tem-se destacado em tecnologia da informação, devido a investimentos realizados, e o treinamento de mão-de-obra qualificada.
os países em desenvolvimento investidores no setor de informática serão elevados à condição de plenamente desenvolvidos até 2020.
os países em desenvolvimento devem estar dispostos a arcar com os custos ambientais da tecnologia da informação, a fim de alcançarem maior desenvolvimento tecnológico.
a tecnologia da informação é propulsora do desenvolvimento econômico, levando-se em conta o cenário do mundo atual, em que o papel das redes de comunicação é fundamental.