(ENEM 2015 2ª APLICAÇÃO) Num sistema de freio convencional, as rodas do carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem. O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale µe=1,0 e o coeficiente de atrito cinético para o mesmo par de materiais é µc=0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem; já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s².
As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam a frenagem, que os carros 1 (d1) e 2 (d2) percorrem até parar são, respectivamente,
d1= 7,8×102 m e d2= 5,8×102 m.
d1= 5,8×102 m e d2= 7,8×102 m.
d1= 90 m e d2= 120 m.
d1= 60 m e d2= 45 m.
d1= 45 m e d2= 60 m.