(ENEM 2014 3º APLICAÇÃO)
Um medidor de velocidade funciona com dois sensores instalados sob o asfalto. Um microprocessador recebe os sinais elétricos emitidos pelos sensores, calculando a velocidade v em função da distãncia fixa entre os sensores e o tempo gasto durante a passagem distãncia do veículo, assim,
tempo Se a velocidade for maior do que a máxima permitida para a via, um sistema de vídeo é acionado para capturar a imagem do veículo infrator. Dois destes medidores estão instalados em uma avenida, onde a velocidade máxima permitida é de 60 km/h e a distãncia entre os sensores é de meio metro (0,5 m).
Um motorista dirige um carro, nessa avenida, com o velocímetro descalibrado. Ao passar pelo primeiro medidor ele se lembra da existência dos medidores, reduzindo em 10 km/h a velocidade do seu veículo, e passa pelo segundo medidor. Sabe-se que o microprocessador do primeiro medidor registrou que o veículo passou entre os sensores em 0,024 segundos e, pela legislação vigente, a multa é classificada em:
Média: se a velocidade do veículo é maior do que 60 km/h e menor ou igual a 72 km/h;
Grave: se a velocidade do veículo é maior do que 72 km/h e menor ou igual a 90 km/h;
Gravíssima: se a velocidade do veículo é maior do que 90 km/h. (Para transformar a velocidade de m/s para km/h multiplica-se por 3,6).
Qual(ais) multa(s) esse infrator recebeu?
Duas multas gravíssimas.
Somente uma gravíssima.
Uma grave e uma média.
Somente uma grave.
Somente uma média