Questão Enem 2010 2ª Aplicação | Física Energia "Potencial do Cristal”

Paaaa, cheguei com mais um EXP RESOLVE hein! Lápis e papel na mão pra resolvermos juntes mais uma questão do Enem, belê? Convidei o profe Thyago pra resolver uma questão de física da 2ª aplicação do ENEM 2010, vamos falar sobre Energia Potencial do Cristal.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Convidei o profe Thyago pra resolver uma questão de física da 2ª aplicação do ENEM 2010 um pouco mais teórica, que fala sobre a quantidade de energia armazenada em um novo cristal criado pelos cientistas.

Assista ao vídeo e relembre conceitos importantes:

 

(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Usando pressões extremamente altas, equivalentes às encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio (CeF2) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.

Inovação Tecnológica. http://www.inovacaotecnologica.com.br.

 

Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia:

  1. a) armazenada em um carrinho de montanha russa durante o trajeto.
  2. b) gerada nos reatores das usinas nucleares.
  3. c) armazenada na água do reservatório de uma usina hidrelétrica.
  4. d) acumulada em uma mola comprimida.
  5. e) liberada na queima de um palito de fósforo

Resolução da questão de Energia

 

Compartilhe esse post