Questão Enem 2014 | Física "Gases e Calor"

Toc toc! Quem é? O quadro que responde a todas as questões da história do Enem. Ahhhh é o EXP RESOLVE! Vamos ao vídeo de hoje, vestibulande? Convoquei o profe Thyago pra explicar uma questão de física do Enem 2014, que traz uma situação sobre Física “Gases e Calor”.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Convoquei o profe Thyago pra explicar uma questão de física do Enem 2014, que traz uma situação bem interessante sobre a influência da temperatura no volume de dois gases diferentes. Qual será a grandeza responsável por essa diferença de comportamento entre eles?

 

(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Δh, como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.

A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresenta

  1. menor massa molecular.
  2. menor capacidade calorífica.
  3. maior compressibilidade.
  4. menor energia de ativação.
  5. maior pressão a vapor

 

Resolução da questão sobre Gases e Calor

Compartilhe esse post