Segredos do ENEM: Desvendando as competências da Redação

Quando a gente para pra pensar o quanto a redação faz diferença na nota final do ENEM, dá uma medinho, né? Afinal, pode estar ali a sua chance de entrar na universidade que deseja. Mas peraí, ficar nervoser não vai te ajudar. Sabe o que vai? Primeiramente, esse link que fala sobre como você pode lidar melhor com a ansiedade e estar por dentro das 5 competências da redação pra chegar à tão sonhada nota mil!

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Esse sistema de competências existe para que os professores sigam o mesmo padrão de correção e assim possam diminuir cortes injustos. Deixa eu te explicar melhor: Cada texto é corrigido por dois professores e, se a diferença de nota entre eles dois for maior que 80 pontos numa determinada competência, a redação é passada para um terceiro professor fazer a correção. Nas cinco competências, se a soma ultrapassar 100 pontos de diferença, novamente entra em cena um terceiro avaliador para fazer a revisão. Sua nota final é determinada pela média entre as avaliações que mais se aproximarem das duas notas totais destes três avaliadores. Se mesmo assim houver uma diferença considerável, a equipe de corretores monta uma Banca de avaliadores para refazer a correção. Esse último caso não acontece com tanta frequência assim, mas é sempre bom saber, né?

Cada competência que eu vou mostrar pra você custa 200 pontos e somadas fecham a nota mil (jure!). Vamos lá pro que importa:

  • Competência 1 – Domínio da norma padrão da língua portuguesa

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Aqui, os corretores identificam erros gramaticais. Então, muita atenção às regras de acentuação, ortografia, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, pois esses são os erros mais comuns cometidos pelos vestibulandos.  Vale também dar aquela boa revisada nas regras de crase, um ponto sempre problemático nas produções de textos.

  • Competência 2 – Compreensão da proposta de redação

Ryan Reynolds sorriso proposta

Basicamente, trata-se da tipologia do texto e se houve, ou não, tangenciamento do tema. Primeiro, o Enem só dá nota máxima aos textos argumentativos, ou seja, àqueles em que há uma defesa de ideias. Muitos alunos perdem ponto, porque citam fatos e dão exemplos, mas não há explicações da ideia proposta na introdução (ponto de vista/tese). Por exemplo, vamos supor que o tema era banalização da violência e, ao ler, o corretor percebe que o texto está tratando apenas sobre violência, ou seja, aborda o assunto, no entanto, deixa de lado o foco da redação.

  • Competência 3 – Seleção e organização das informações

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Aqui será avaliada a qualidade dos argumentos. Para isso, é necessário explicar a sua tese, a fim de comprovar que sua ideia/argumento é relevante. Para facilitar o entendimento, precisamos diferenciar a argumentação entre senso comum e senso crítico. Quanto mais senso crítico, maior será a sua nota. Para isso, devemos observar a explicação diferenciada, os exemplos bem contextualizados e as referências a textos de autoridades sobre determinado tema. Tudo bem explicadinho! Assim, o corretor dirá: Esse aluno sabe do que está falando!

  • Competência 4 – Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto

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Nesta competência, é observada organização das ideias, das frases, das explicações. Em palavras simples, é a costura do texto. Se estiver tudo bem costuradinho, a pessoa que lerá seu texto entenderá tudo que você escreveu, sem ter que parar para deduzir qual a ideia tratada. Por isso, o texto deve ser claro e bem organizado para que haja a progressão das ideias.

  • Competência 5 – Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais

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Agora é sua hora de propor soluções. Sua conclusão/solução deve, obrigatoriamente, trazer agente + ação + meio/modo + efeito + detalhamento. Cada elemento desse vale 40 pontos para juntos somarem os 200 pontos da competência.

Os elementos da solução são:

A =O que deve ser feito? = ação interventiva

B = Quem executa? = Agente

C = Como se executa? Por meio do quê? = Meio/modo

D =  Para quê? = efeito

E =  O detalhamento que deve sempre acrescentar informações à ação interventiva e/ou ao modo/meio de execução.

Pronto, tá com as 5 competências dominadas? Agora é correr atrás de conhecimento. Você já deve ter ouvido muito de seus professores da escola: repertório é importantíssimo! Leia muito, assista a bons filmes com contextos históricos, ouça músicas de qualidade e leia poesias para treinar a mente a interpretar textos diversos. Ah, não esqueça de praticar também, viu? Pratique muitão e mande pra gente. Você vai receber sua redação corrigida em até 48h. Nossa equipe de corretores é babado! É isto, meus queridos e minhas queridas. Até a próxima e bons textos pra você <3

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